Tenho uma ideia, ainda em fase de projeto, de construir uma máquina CNC que utilize uma mesma estrutura principal para ser usada como fresadora (madeira e aluminio), impressora 3D e gravação a laser, trocando apenas o módulo adequado conforme a necessidade (módulo 1: Dremel; módulo 2: cabeça para impressão 3D; módulo 3: cabeça para gravação laser).
Alguém saberia dizer quais as especificidades de cada um ou onde consigo as informações?
Opa! Obrigado Ludicon. Parece ser o caminho ideal esse então: de fresadora para impressora 3D.
Na verdade, assim que fiz o tópico os “gênios do Google” (tipo, uma “inteligência”…rs) me indicaram esse projeto (muito interessante):Converting a CNC Machine to a 3D Printer
Lá fora lançar máquinas com esse tipo de ideia é muito popular em sistemas de financiamento coletivos (crowdfund), porque atrai as pessoas pela expectativa e é nisso que basicamente se resume a questão “expectativa e realidade”.
Pense num animal capaz de andar, nadar e voar, a expectativa é de que seja uma criatura fantástica e muito versátil, certo? Mas na realidade o que temos é um “pato”, que anda, nada e voa, mas que não faz nenhuma dessas coisas direito.
Agora que o cerne da questão está mais clara vamos analisar a questão de construir uma máquina híbrida com sistema aditivo e abstrativo utilizando a mesma estrutura…
Uma Fresadora CNC é uma maquina “subtrativa”, ela precisa operar em baixa velocidade com torque elevado, ela produz grande quantidade de resíduos, poeira e cavacos oriundos do processo de usinagem, portando opera em ambiente naturalmente “sujo”. Observe que neste tipo de máquina a estrutura mecânica como correias, polias, guias lineares devem ser projetadas de tal forma que os detritos da usinagem não obstruam o sistema mecânico.
Uma impressora 3D é uma máquina “aditiva”, ela precisa operar em alta velocidade com um torque baixo, não produz resíduos e a sua operação depende de uma superfície (mesa de impressão) absolutamente “limpa”, livre de pó e outros resíduos que possam comprometer a adesão do material.
Creio que tenha ficado bem claro que os dois sistemas (Fresadora CNC e impressora 3D) não são compatíveis. Normalmente quem acha esse tipo de coisa uma boa ideia nunca teve experiência direta com os dois tipos de máquina ao mesmo tempo e não compreende bem a natureza distinta dos processos aditivos e subtrativos de fabricação digital.
Naturalmente que existem máquinas híbridas e não são poucas porai a fora… mas o que se observa é que na prática geralmente apenas uma das funções acaba sendo utilizada pela falta de praticidade ou problemas que não são relatados relacionados a operação… imagine o que acontece se uma lasca de material se alojar entre uma correia e uma polia durante um processo de usinagem numa maquina construida sem as devidas proteções…
Ótimas considerações, Bubolz. Tenho pensado exatamente nas “proteções” quando usada como fresadora, para manter a unidade tão limpa quanto possível. Minha linha atual procura resolver os seguintes pontos:
Proteger trilhos, guias e sistema de tração de resíduos, poeira e líquidos.
Sistema de cambiamento mais prático entre suporte da tupia, da microrretífica, do laser e da cabeça extrusora/hotend.
Sistema de cambiamento mais prático para a base, de modo que seja mais fácil retirar a mesa aquecida, quando não usada.
Estou bem ciente das dificuldades de um sistema híbrido, mas ainda estou longe de desistir.