Fresadora / Router CNC com Arduino

Ah me desculpe eu tava desligado :sweat_smile:
Fiz o teste e percebi o seguinte:

  • O motor nao funcionou nem deu sinal de ligado.
  • Os fios que vai pra o motor estão com uma tensão de 12v cada um.
  • O drive teve um aumento de temperatura.
  • Coloquei o multímetro pra medir a corrente e encontrei uma corrente de 0.0 A
  • Tentei regular a corrente do drive mas ao rodar o controle de corrente nada mudou.

Os motores estão ligados corretamente?
Se o driver está esquentando, provavelmente tem alguma ligação errado ou ele estragou.

Olá Jefferson, encontrei sua postagem através do Google em um momento até de certo desespero rs
Estou quase que no mesmo barco que o Leandro_Modesto_Rodr

Finalizei a montagem de minha CNC Router e estou fazendo testes com um lápis em um papel mas me perdi nessa questão das regulagens, segui um tutorial de um espanhol, mas nada feito rs

Depois seguindo sua dica ainda fiquei sem plena compreensão, solicito inclusive caso você puder faça um vídeo demonstrando o processo, por favor.

"No GcodeSender quanto você manda ela andar 100mm, ela está deslocando 100mm?"
Como faço para enviar um comando dizendo pra ele andar 100mm?

Verifique qual o passo do seu fuso¹, e qual micro passo está usando no drive². Os motores suponho que sejam de 200 passos/volta (1,8 graus) (sim)
Então faça o cálculo de quantos passos são necessários para cada mm³.

  1. Como eu verifico o “passo” do meu “fuso” ?
  2. Estou usando 3 jumpers = 1/16 step
  3. Como faço os cálculos? (Vídeo please?)

Minha configuração atual é uma pequena Router de aproximadamente 180mm x 180mm com motores Nema 23 de 4,6 kgf sendo controlados por um CNC Shield v3.0 e seus 4 Drivers A4988

Outra observação, acho que importante… Meus Drivers A4988 nunca foram alterados (o pequeno parafuso regulador de tensão) até por que eu não sei como exatamente medir a tensão de saída do mesmo

Me sinto na cada do gol, mas não sei chutar rs

Qualquer ajuda seria bem vinda!

Atenciosamente
Elvis Moraes

@Kinucris, não sei se ainda adianta, mas vou tentar responder:

  1. o passo do fuso é a distância que a porca avança com uma rotação completa (360º). Exemplo: http://www.krausmuller.com.br/produtos/rosca-metrica.gif.
    Isso vai depender do tipo de rosca (triangular, trapezoidal, esférica…) Se comprou um fuso específico para movimentação (esferas, por exemplo), esta é uma informação que deve estar disponível nas especificações do seu fuso ou no anúncio do vendedor.

Se comprou uma barra rosqueada triangular, os dados de passo são tabelados para cada diâmetro, aí é só dar uma pesquisadinha. Você precisa saber se é rosca métrica (SI) ou sistema inglês (polegadas). Exemplo: http://www.reipar.com.br/imgs/p21.GIF

  1. Basicamente o que esta relação de 1/16 quer dizer é que cada passo será dividido em 16 micropassos. Se o motor faz 200 passos/volta, com esta subdivisão ele fará então 16*200 = 3200 passos/volta.

Se fosse um micropasso de 1/4, ele faria então 800 passos/volta. Este é um recurso para aumentar a resolução da máquina, mas deve ser utilizado com cuidado pois o motor perde torque com o aumento dos micropassos, e máquina vai ficar bem mais lenta. Penso que a boa prática é utilizar o menor valor de micropasso que atenda à aplicação da máquina.

  1. resolução da máquina (mm/step) = (passo da rosca)*(microstepping) / (nº de passos)

Exemplo: fuso M10 de rosca triangular, de passo 1,5mm/volta, microstepping de 1/2, motor de 200 pulsos.
resolução = (1,5) * (1/2) / (200) = 0,00375 mm/step

O valor a ser inserido nos programas de controle (GRBL, MACH3, LinuxCNC), é o inverso da resolução (step/mm), então é só fazer:
step/mm = 1 / resolução = 1 / (mm/step) = 1 / 0,00375
step/mm = 266,6667

Basicamente com isso você estará informando que a cada 266,6667 passos fornecidos ao motor de passo, a máquina andará 1 mm.

boa noite sou novo nesse mundo de cnc, cheguei a esse forum por uma busca no google
li esse topico de cima a baixo em busca de uma solução para o problema que estou tendo
creio que para muitos seja facil para me reposnder.
adquiri recentemente 3 motores de passo com referencia a 15kgf no qual nao encontro o datasheet do mesmo para sabe voltagem e amperagem correta o mesmo stem em seu rotulo apenas as informações seguintes
marca: sonceboz swiss made 6600R279 2.4 A/ph 9949

minha duvida é seria de 2.4 amperes testei com uma ramps 1.4 e driver a4988 e uma fonte 12v de pc
o mesmo nao se mexeu testei com um outro motor de passo de scaner e funcionou


configurei o driver a4988 a 1.2a mesmo assim nada de sinal. sera que o driver drv8825 funcionara?

Pesquisei no site da Sonceboz e não encontrei a referência específica para este motor, no entanto, ele existe, talvez só tenha sido descontinuado, não sei.

Das fontes que pesquisei, praticamente todas indicam que ele consome 2.4 amperes/hora, então, leve essa informação como correta e use um driver capaz de fornecer 2.4 a/ph.

Boa noite , gostaria de uma ajuda .

Quero montar uma cnc, de 1,20mt x 2,00mt , mas não tenho muito conhecimento na área , gostaria de uma ajuda para saber qual material usar , motores , programas e peças.

ficarei muito agradecido .

Boa tarde,

Também estou construindo uma CNC com estrutura de madeira (MDF). Ela mede 100x100 e estou usando arduino+cnc shield+drv8825+fonte 24V 5A+motor NEMA 23 10Kgf.

Espero que ajude.

Abs

Cara, muito bom seu projeto e iniciativa da fabricação dessas router cnc. Acredito ser um pontapé inicial para baratear e alavancar este mercado no Brasil. Realmente um absurdo máquinas comerciais a partir de R$20k sendo que o custo total não passa da metade do preço. Tenho em mente começar um projeto deste tipo apenas por hobby mas por enquanto não corri atras de nada, apenas estudando para ver se realmente sou capaz de realizar um projeto desses.
Saudações Unifeinianas…Urubu!!!

Boa Tarde Jeferson ! sou iniciante no fórum e também um tanto leigo no assunto , portanto se caso minhas perguntas forem simples então releve-as , tenho ate algumas experiências para compartilhar mas ainda não acho que é o momento . bom… construí uma CNC Router baseada em uma que eu possuía ,portanto maior …anterior 1000comp x 1000larg x 80 altura de eixo Z , atual : 1500x comp (Y) 1000 Larg (X) 50alt(Z)
fiz toda configuração no Mach3 espelhada da anterior , e tudo ok exeto o mesmo problema que ocorreu com a Erika : somente na figura geométrica de circulo resulta-se no oval …poderia me orientar ? ou solicitar uma informação mais especifica ? grato

Bom dia Érika, tive o mesmo problema com uma cnc que construí. …fiz da forma explicada pelo sr.Sanches Sanches YouTube (config mach3 )

Em alguns casos se vc utiliza correia e elas estiverem frouxas isso pode ocorrer, outro caso seriam as presenças de folgas nos eixos, os movimentos circulares tendem a exigir mais força e qualquer folga nesses sentidos pode fazer com que esses problemas ocorram.