Fresadora / Router CNC com Arduino

O fuso e uma barra roscada m14, mas tento aumentar o avanço do motor mo programa e ele so vibra.

Você utiliza o arduino?

Sim, Arduino.

M14 senão me engano é passo 1,5mm. Com muito esforço, reduzindo atritos, aumentando a tensão, etc, talvez chegue nuns 600mm/min.

Troque por no fusos de esferas. Se quiser um orçamento, preencha os dados de comprimento e tipos de usinagens das pontas no link abaixo:

Sim são de 6 fios mas gostaria de saber como ligar?

Olá tudo bem? Também estou fazendo uma cnc e ganhei alguns motores com as seguintes especificações:
8.8 volts
0.8 amp
1,8 graus por passo.
Tenho em mãos também o a4988 e gostaria de usar estes motores. Tenho que necessariamente usar uma fonte de 8.8 volts ou posso usar uma de 12 volts?

@eduardoporfiro

Pode usar 12V sim.

Tensão máxima suportada pelo driver, no seu caso, 35V.

http://www.geckodrive.com/support/step-motor-basics/power-supply-basics.html

Mas a não vou poder causar danos nos meus motores?

Não pois não estará alimentando ele diretamente, e sim o driver.

Suponha um Driver com limite de tensão altíssima, a tensão máxima para alimentar este Driver em conjunto com um determinado motor será Vmax = 32 x Raiz da Indutância deste Motor.

Este Vmax na maioria dos casos é bem alto, de forma que o limite será sempre a tensão suportada pelo Driver, no seu caso, 35V, e que por margem de segurança eu colocaria até 24V.

Uma outra forma de determinar a tensão máxima quando usando estes tipos de drivers, e sem possuir o valor da indutância do motor, mas apenas a sua tensão de referência, é: Vmax = Vref x (de 4 a 20)

No seu caso o seu motor deve ter alta indutância por possuir uma Vref = 8,8V.

Deveria usar um driver que suporte pelo menos 4 x 8,8V. Não há problemas em usar este Driver em conjunto com uma fonte de baixa tensão, 12V, exceto que estará bastante limitado quanto a rotação máxima que o motor irá atingir com torque mínimo para fazer sua máquina rodar.

Não dá pra eu tirar conclusões sem saber em detalhes tudo sobre sua máquina, mas apenas pelos dados do motor:

  • Dá pra fazer uma CNC para usinagens extremamente muito leves se usar Correia para a tração
  • Dá pra fazer uma CNC para usinagens muito leves se usar Fusos para a tração E um motor de corte de baixa rotação (< +/-5000rpm)

Leia tudo:

http://www.cnczone.com/forums/faq-of-diy-cnc-machine-building/5866-motor-screw-gearing-choose.html

http://www.geckodrive.com/support/step-motor-basics.html

Olá, tudo certo?
Achei show de bola esse projeto, mas tenho pouco conhecimento para monta-lo sozinho
Alguém tem este projeto em forma de Kit para vender?
Abraço

como ja comentado voce acha esses tutoriais em sites como instructables / ShapeOko 2e openbuilds e vir aqui tirar suas duvidas

Estou finalizando um projeto novo e vou vender kits mecânicos para montagem, ou máquinas completas. Lançarei em pré-venda no início de setembro.

Detalhes prévio no link: http://www.protoptimus.com.br/pre-lancamento-protoptimus-f1/

1 curtida

Novos vídeos

1 curtida

Olá pessoal estou tentando fazer o controle dos motores PM55l e PF42 com o CNC shield só que to com alguns problemas , um deles e que os drives estão esquentando bastante e outro e que algumas vezes simplesmente eu envio o comando e o motor não dá sinal.
Estou usando uma fonte de computador que dá cerca de 11,7 volts.
Os drives são A4988


Alguns testes que realizei antes com um Motoe shield pra saber se os motores funcionavam, em seguida e o problema que o motor fica “zumbindo” e não se mexe adequadamente.

Coloque os jumpers para micro passo, provavelmente é isso. Os amarelos entre os drivers

@Tomaz_Barros , A configuração que tenho visto por ai e sem os jumpers… e não tenho esses jumpes ai pra testar ai resolvi fazer o seguinte montei esse esquema aqui pra substituir o CNC shield e mesmo assim não tive resposta nos motores, será q os drives deram problema? alguém sabe como testa-los ?

PS: consegui esses motores (foto) recentemente testei eles em um Moto shield e estão funcionando.
-MODELOS: PX244 - 02AA

passa o código fonte

O único código e a biblioteca para o GRBL…

//simple A4988 connection
//jumper reset and sleep together
//connect VDD to Arduino 3.3v or 5v
//connect GND to Arduino GND (GND near VDD)
//connect 1A and 1B to stepper coil 1
//connect 2A and 2B to stepper coil 2
//connect VMOT to power source (9v battery + term)
//connect GRD to power source (9v battery - term)

int stp = 13; //connect pin 13 to step
int dir = 12; // connect pin 12 to dir
int a = 0; // gen counter

void setup()
{
pinMode(stp, OUTPUT);
pinMode(dir, OUTPUT);
}

void loop()
{
if (a < 200) //sweep 200 step in dir 1
{
a++;
digitalWrite(stp, HIGH);
delay(10);
digitalWrite(stp, LOW);
delay(10);
}
else
{
digitalWrite(dir, HIGH);
a++;
digitalWrite(stp, HIGH);
delay(10);
digitalWrite(stp, LOW);
delay(10);

if (a>400)    //sweep 200 in dir 2
 {
  a = 0;
  digitalWrite(dir, LOW);
 }
}

}

Thomaz_Barros , esse código séria só pra um controle estático já definido …Eu preciso usar o GRBL.

não tive resposta nos motores, será q os drives deram problema?

você precisa usar o GRBL, mas precisa testar o driver, não?