Geladeira 220v para funcionar em Rede 110v

Galera boa tarde tenho uma duvida: Tenho uma amiga que quer comprar uma geladeira mas achou uma 220v a um preco otimo mas a rede dela eh 110v. Eh aconselhavel usar um transformador para fazer essa conversao? o gasto seria maior ou menor que uma que fosse 110v?
Abraço
Max

Nem pensar !
Ela vai gastar MUITO mais pagando energia do que pagando a geladeira na tensão correta.
O transformador em si consome energia (dissipando em forma de calor), assim como a fiação, que vai ter de conduzir o dobro da corrente para a mesma potência.
Ela também poderá ter problemas de partida no motor se o transformador for de má qualidade, e um transformador de boa qualidade custa metade ou mais o preço de uma geladeira simples.
Se a rede da casa tem 220V disponíveis, providencie uma tomada na tensão correta.

Que exagero colega.
Transformador praticamente só tem consumo reativo, ou seja, não vai ser cobrado pelo medidor de energia, uma vez que os medidores residenciais só cobram energia ativa.
Já usei geladeira assim por muitos anos, não tem nenhum problema, não há qualquer diferença relevante no consumo.
Um transformador que suporte uma geladeira não deve custar nem R$100.

Então tá… não tenho nada a acrescentar… Apenas 35 anos de experiência nesse ramo…
Divirtam-se…
Apenas uma pergunta: quem aquece o transformador, é algum tipo de “energia inativa” ?

Concordo com Ludicon, mas é aquela “maxima” de sempre, “o ótimo é inimigo do bom” nestes tempos de energia carérrima o autotrafo pode ser um tiro no pé…só aconselho usar um autotrafo com certa margem de potencia por segurança… tive um caso de autotrafo de muitos kva, monstruoso, que incendiou devido a corrosão em Santos-SP, portanto cuidado no ambiente de cozinha, não recomendo “lavar o trafo” :innocent: :+1:
.

Galera agradeço imensamente a colaboração de todos voces.
Grande Abraço
Max

Eu não ia comentar mais nada, mas achei que um detalhe é importante: para quem diz que “usou sem problemas”, se a situação for inversa (rede 220V e geladeira 127V) a coisa é completamente diferente…