Métodos alternativos para conversão de tensão 220V/5V

Olá,

Gostaria de saber se alguém teria conhecimento de métodos alternativos para baixar uma tensão AC (220V para 5~6V) que não utilize transformadores (A princípio sem se preocupar com as demais etapas de retificação, filtragem e regulagem).

boa tarde, vou pesquisar aqui…

Tem como fazer sim. Porém a corrente é muito baixa devido ao uso de resistores para baixar a tensão. Qual a corrente da carga que vc quer alimentar?

Se você entende inglês, recomendo o google images. Aqui o link com minha pesquisa: https://www.google.com.br/search?q=without+transformer+5v+power+supply&safe=off&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=6_38U8yLPIyzyAT4toCQCw&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=643#q=transformerless+5v+power+supply&safe=off&tbm=isch&imgdii=_

1 curtida

Eu já projetei e testei uma fonte sem transformador, no meu caso para 110V, nao lembro se ela funciona com 220V ou se tem que ajustar alguma coisa, mas posso te passar o projeto se quiser!

É uma corrente pequena, irá carregar uma bateria de 6 ou 9 V (estou decidindo ainda) que por sua vez irá alimentar um microcontrolador. Um detalhe importante é que ficará ligado em série a carga, ou seja não terá a fase e neutro, apenas 1 fase ( a fase/retorno que vai para a lâmpada).

Sim, toda possibilidade é bem vinda afinal estou em busca de vários métodos possíveis a fim de encontrar o melhor para meu projeto :smile:

O projeto está no seguinte link:


Para visualizar, você precisa do TINA-TI (http://www.ti.com/general/docs/gencontent.tsp?contentId=114702&litId=sloc241).
Qualquer dúvida é só perguntar.