Gerador alta voltagem regulavel

Olá, estou desenvolvendo um projeto, mas estagnei numa parte que é ter uma fonte de alta tensão que possa ser variada entre 500 e 3000V (a corrente elétrica pode e de preferência deve ser baixa). Alguém poderia dar uma ideia pra essa fonte?

1. o que voce ta fazendo?
  2. voce tem certeza que quer mexer com 3000v , tem o conhecimento ?
    3 vcc ou vac?

1.É para um detector de radiação, parecido com o contador Geiger…
2. Sim, tenho conhecimento… Como eu disse, na verdade preciso que seja variável entre 500 e 3000V, pq a tensão depende da geometria do detector, então preciso ajustar a tensão.
3. Vcc.

Você pode partir de um transformador para tubos de Neon, diodos de alta tensão usados em TVs antigas com CRT (tubo), e capacitores que sirvam.
Existem transformadores para Neon de várias tensões e correntes, isso depende do comprimento do tubo e da mistura de gás, então você podeprocurar um que te forneça a tensão máxima de que necessita e depois reduzir isso usando um Variac (transformador variável).
Tenha o cuidado de comprar um Variac ISOLADO (geralmente são os mais caros), isso vai aumentar sua segurança pois não existe ligação galvânica entre entrada e saída, e portanto o risco de choques por condução à terra diminui muito.
Alguns transformadores para Neon modernos possuem um circuito que desliga o sistema se não houver consumo de corrente (para evitar os famosos incêndios quando quebrava algum tubo), e se for o caso, você precisará construir um resistor adequado.
Eu trabalhei com P&D por vários anos, e um dos projetos desenvolvia um sensor para detectar falhas na rede elétrica de média tensão.
Eu fiz um simulador de rede de média tensão (13.8 kV) usando transformador de Neon e um Variac, e como o nosso transformador tinha esse sistema de proteção, ao invés de remover o piche isolador para ligar o trafo direto, optei por construir um resistor adequado para drenar os 20 mA necessários para manter o circuito funcionando. Consegui isso usando 198 resistores de 10W em série (cada resistor padrão só pode suportar uma queda de tensão de cerca de 150 V entre os terminais), montados em uma placa de circuito de 30 x 30 cm, e totalizando uma resistencia de cerca de 700 kohms.
Ficou uma maravilha…