Impressora 3D para um LAB

Olá!
A prefeitura onde trabalho pretende montar um laboratório e um dos equipamentos necessário será uma impressora 3D. Eu sou uma das pessoas responsáveis por pesquisar a respeito desse tipo de impressora e orientar a compra. Como comecei a pesquisa há poucos dias, meu conhecimento ainda é bastante restrito.
Com base na experiência de vocês, poderiam me indicar as melhores marcas e modelos de impressoras 3D no mercado, considerando os seguintes fatores:

  • Esse laboratório será uma espécie de FAB LAB.
  • Nosso maior público será formado por crianças e adolescentes, mas no futuro o projeto prevê abrir o laboratório para o público em geral.
  • Pela quantidade de pessoas que atenderá e o perfil do público, a impressora deverá ser boa o bastante para aguentar o uso constante.
  • O que temos para gastar? Bom, pela previsão orçamentária destinada para o projeto podemos gastar no máximo R$ 20.000,00 pelo equipamento + 3 anos de garantia/contrato de manutenção. Esse valor pode variar, no entanto, se gastarmos mais do que isso, a compra dos outros equipamentos será comprometida, mas se gastarmos menos do que isso poderemos adquirir outros equipamentos e assim oferecer um laboratório mais completo para a população. Outra questão é que, exceto os filamentos, nesse valor devem estar inclusos acessórios para o funcionamento da impressora, se necessários.
  • A qualidade, pouca manutenção e custo de manutenção são primordiais. Infelizmente, às vezes equipamentos ficam 2, 3 anos quebrados porque no setor público não conseguimos verba para o concerto e compra de peças.

Com relação a especificações técnicas ainda estou patinando no assunto, mas acho que o ideal seria impressora com:

  • 2 extrusores (assim é possível utilizar suporte solúvel)
  • Tecnologia FDM: tem que trabalhar com PLA e ABS
  • Mesa de impressão estática
  • Gabinete fechado (boa parte de nosso público será formado por crianças, então a fechada é melhor)
  • Deverá trabalhar com filamentos ABS e PLA de 1,75 mm (vi que existe de 3 mm também, mas parece que as pessoas utilizam mais de 1,75 mm e o custo também é menor)
  • Possuir software de modelagem 3D (quais tipos? quais tipos de arquivos devem ser compatíveis?)

E isso é tudo o que sei por enquanto hehehehe Agora estou pesquisando sobre área de impressão, qualidade e velocidade de impressão e essa tal de mesa aquecida.

Qualquer ajuda sobre informações técnicas que devem ser consideradas, boas marcas e modelos no mercado serão muuuito bem-vindas!
Agradeço desde já!

Oi, Ludicon!

Eu pesquisei algumas informações sobre a Sethi3D e, realmente, as pessoas falam bem da empresa e dos equipamentos. Também já tinha olhado as configurações da Sethi3D S3, mas fiquei com um certo receio por conta de ter apenas um extrusor…Com o que você me falou sobre possíveis problemas que a extrusão dupla pode apresentar já mudou um pouco minha visão. Vou pesquisar um pouco mais sobre extrusão dupla e sobre como seria feito o suporte solúvel em uma impressora com apenas um extrusor.

Tenho algumas perguntas:
Há quanto tempo você tem a impressora Sethi3D S3? Ela já apresentou algum tipo de problema? Você produz muitas peças nela?
Essa impressora exige algum tipo de manutenção periódica?
Sobre o filamento: há outros compatíveis com essa impressora no mercado ou só é possível utilizar os vendidos pela Sethi3D?
Ela provavelmente vem com manuais para o usuário. Eles são bons?
Você faz uso do Simplify3D? Os manuais são em português? São bons?
Eu li na descrição do produto: “Trabalha com filamento de 1.75mm, bico com saída de 0.4mm.”
No que a medida do bico influencia?
Além de resolução e velocidade, existe alguma outra característica que é importante considerar?
Sabe me dizer se existem no mercado muitas impressoras com as especificações técnicas da Sethi3D S3? Eu pergunto isso porque a forma como o setor público compra é um pouco diferente…não posso indicar marca…somente especificações do produto. Então, a especificação que eu fizer tem que ser tão boa que impeça a compra de um produto ruim (e tomara que eu consiga porque há uma variedade considerável de impressoras 3D no mercado).

Amanhã ligarei na empresa Sethi3D para esclarecer as muitas dúvidas que tenho e também vou conhecer um FAB LAB (que por coincidência usa uma impressora da Sethi3D rsrsrsrs), mas se você conseguir me ajudar com as milhares de perguntas que deixei aí…será de grande valia! De Qualquer forma, agradeço muito pela disposição em me ajudar!

Obrigada!

Vi alguns de seus vídeos! Bacana seu trabalho! Parabéns!
Obrigada por todas essas informações…tudo isso é útil para mim! Agradeço também o convite para ver as máquinas, mas sou de São Paulo…um bucado longe hehehehe
Qualquer dúvida, volto aqui! :+1: