Olá!
A prefeitura onde trabalho pretende montar um laboratório e um dos equipamentos necessário será uma impressora 3D. Eu sou uma das pessoas responsáveis por pesquisar a respeito desse tipo de impressora e orientar a compra. Como comecei a pesquisa há poucos dias, meu conhecimento ainda é bastante restrito.
Com base na experiência de vocês, poderiam me indicar as melhores marcas e modelos de impressoras 3D no mercado, considerando os seguintes fatores:
- Esse laboratório será uma espécie de FAB LAB.
- Nosso maior público será formado por crianças e adolescentes, mas no futuro o projeto prevê abrir o laboratório para o público em geral.
- Pela quantidade de pessoas que atenderá e o perfil do público, a impressora deverá ser boa o bastante para aguentar o uso constante.
- O que temos para gastar? Bom, pela previsão orçamentária destinada para o projeto podemos gastar no máximo R$ 20.000,00 pelo equipamento + 3 anos de garantia/contrato de manutenção. Esse valor pode variar, no entanto, se gastarmos mais do que isso, a compra dos outros equipamentos será comprometida, mas se gastarmos menos do que isso poderemos adquirir outros equipamentos e assim oferecer um laboratório mais completo para a população. Outra questão é que, exceto os filamentos, nesse valor devem estar inclusos acessórios para o funcionamento da impressora, se necessários.
- A qualidade, pouca manutenção e custo de manutenção são primordiais. Infelizmente, às vezes equipamentos ficam 2, 3 anos quebrados porque no setor público não conseguimos verba para o concerto e compra de peças.
Com relação a especificações técnicas ainda estou patinando no assunto, mas acho que o ideal seria impressora com:
- 2 extrusores (assim é possível utilizar suporte solúvel)
- Tecnologia FDM: tem que trabalhar com PLA e ABS
- Mesa de impressão estática
- Gabinete fechado (boa parte de nosso público será formado por crianças, então a fechada é melhor)
- Deverá trabalhar com filamentos ABS e PLA de 1,75 mm (vi que existe de 3 mm também, mas parece que as pessoas utilizam mais de 1,75 mm e o custo também é menor)
- Possuir software de modelagem 3D (quais tipos? quais tipos de arquivos devem ser compatíveis?)
E isso é tudo o que sei por enquanto hehehehe Agora estou pesquisando sobre área de impressão, qualidade e velocidade de impressão e essa tal de mesa aquecida.
Qualquer ajuda sobre informações técnicas que devem ser consideradas, boas marcas e modelos no mercado serão muuuito bem-vindas!
Agradeço desde já!