Logitech G940 – Modificação Sensor Hall / Dúvida

Oi, pessoal, novato aqui. Eu tenho um controlador Logitech G940 (joystick / acelerador / pedal) e vou trocar o potenciômetro do pedal por um sensor hall. Mas eu não sei como conectar os fios. Alguém poderia me ajudar?

Na foto abaixo, tem o pot à esquerda e o sensor hall nas duas fotos à direita. O sensor hall é este: https://www.digikey.com/catalog/en/partgroup/model-6120/24400. O modelo é o 6127V1A60L.5.

O pot tem os fios amarelo, marrom e preto. O sensor hall tem as saídas GND, +5V e Vout.

Vocês sabem qual fio vai em qual? Do que eu tenho pesquisado, eu acho que o terra e o da voltagem (tensão) são os da extremidade.

Eu imagino que seja:

Preto (GND)
Marrom (Vout)
Amarelo (+5V)

Alguém poderia me confirmar isso? Mas eu vi uma foto na internet de um pot com o terra do lado oposto. Mas em geral os sites colocam o terra como está na foto, do lado esquerdo, o fio preto. Existe uma maneira de eu confirmar essas conexões com medidores ou essa disposição dos fios é universal? Eu acho que pode queimar o controlador do G940 caso eu instale errado.

Agradeço de antemão.

Só para lembrar que o sensor hall para o G940 foi recomendação de Sokol1 em um post, um jogador de simuladores que é brasileiro e que é conhecido no mundo dos simuladores pelo seu conhecimento de eletrônica (DCS / Il-2). Então eu acho que o modelo do sensor não é o problema. Eu só preciso descobrir a configuração dos fios.

O potenciometro é um divisor de tensão, então entre os terminais dos extremos você tem a tensão a ser dividida, e no terminal a tensão proporcional à posição do cursor.
Para adaptar o Hall você precisa primeiro determinar com um multimetro as polaridades dos fios ligados aos extremos do potenciometro (e que podem inclusive ser incompatíveis com seu sensor Hall) e determinar qual é o fio “positivo”, ligando-o no terminal +5V do sensor Hall.
Se a tensão nos extremos do potenciometro for diferente, você não pode fazer a conexão direta.
Precisa também verificar se o ponto que alimenta o potenciometro original pode fornecer a corrente necessária para o funcionamento do sensor Hall.

Eu não tenho conhecimento para entender a sua resposta. Quer dizer que esses potenciômetros, ou o sensor hall da foto, não tem uma configuração universal? Porque se for universal, parece que o fio preto é o terra e o Vout é o marrom (do meio).

Ou existem potenciômetros com o terra do lado direito?

Sobre as especificações do sensor hall, ele é recomendado por um modder conhecido no mundo da simulação. Não acredito que ele fosse indicar um sensor com especificações diferentes. Ele tinha um fórum aqui no Brasil (Brigadeiro Moura), mas parece que fechou. Eu vi essa indicação em um post antigo, e era exatamente para o pedal do G940.

Infelizmente eu procuro vídeos no YouTube, etc, mas o linguajar é muito técnico.

O potenciômetro é um resistor com um contato móvel, é puramente mecânico. O sensor Hall é um componente eletrônico ativo, que precisa de alimentação.
Não só as “especificações” são diferentes como a natureza dos componentes é totalmente diferente.
Uma analogia seria comparar um telefone de disco mecânico com um smartphone…
Só dá para dizer se tem alguma chance de funcionar se a tensão entre os terminais dos extremos do potenciômetro original for de 5V. Se for qualquer coisa diferente, precisa construir uma interface.
Não tem como fugir da linguagem técnica. Não existe outra forma de expressar assunto técnico.

Foi o que eu entendi nas minhas pesquisas. Mas eu acho que esse modder já tinha dito que a corrente do G940 é de 5V. Em outro forum, alguém disse que a ordem parece estar correta, preto (terra), marrom (Vout) e amarelo (5V), mas que era bom comprar um multimetro para ver a corrente do fio amarelo e marrom. Ele não falou sobre a corrente, mas eu imagino que seja 5V para o fio amarelo, correto?

Amanha eu vou em uma loja e compro um multimetro.