Olá pessoal,
Aproveito aqui o espaço para divulgar meu projeto, o Marminino, o Arduino Cearense! Meu projeto é um fork do Nanino, um Arduino mínimo feito em PCB de lado simples. O projeto se distingue por ter trilhas mais grossas, mais espaçadas, que a torna muito fácil de ser confeccionada em casa por métodos caseiros, mesmo para quem nunca fez uma placa de circuito impresso antes. Outra característica é a possibilidade de alimentar o Marminino através de pilhas comuns. Um jumper foi adicionado a placa para selecionar essa alimentação, e alguns capacitores foram incluídos para estabilizar a alimentação. Também reposicionei o botão de reset e os leds, e inclui duas barras de alimentação (5v e GND) para facilitar a prototipação de projetos por quem não tem protoboard. Enfim, é um projeto ótimo para iniciantes!
O upload de sketches deve ser feito com um adaptador USB-FTDI, comprado a parte.
Como não posso mandar imagens ainda, segue o link com a lista de componentes, os arquivos para confecção da PCB e os arquivos originais para edição no DipTrace: Marminino no Simiano.net
Caro @triwaca, achei seu projeto fantástico!
E fiquei pensando… “isto tem que aparecer no Fazedores”.
Bom… então fica o convite, que tal escrever uma post sobre seu projeto no Fazedores com um guia passo a passo para a galera construir o Marminino?
Eu mesmo poderia escrever, mas já que conheço o autor… seria bem mais legal você escrever.
Interessa?
Não tinha visto o seu projeto, muito legal, parabéns!
O que eu achei mais interessante é que você usou o Diptrace. Este software, dentre os fechados, é o que eu mais gosto devido a inúmeras facilidades que ele oferece e, assim que minhas Dilmas derem uma folga, tenho pleno interesse em adquirir a licença do Software, enquanto isso, estou portando algumas bibliotecas minhas do KiCad para o Diptrace.
Infelizmente o pessoal do Arduino é tão preso a softwares ruins como a própria IDE do Arduino e o EAGLE… É coisa do costume mesmo… (quero acreditar que seja)
A primeira vez que usei o Diptrace, já comecei a gostar porque ele tem libs prontas para praticamente qualquer chip do mercado, incluindo FPGA’s, mas na hora que fui colocar os pontos de solda de um SMD custom e eles começaram a descer como uma escadinha, só aquele feature ali me conquistou!
Espero ver o Marminino detalhado no blog Fazedores!
Joia, então faz assim… prepare o artigo para o Fazedores.
Te ajudo a ajustar para ficar legal no blog e ai publicamos.
Me mande um email… manoel arroba fazedores.com ok?