Medidor de energia eletrica

ola, gostaria de saber em modo técnico qual a utilidade do capacitor e dos resistores no medidor de energia eletrica desde já agradeço.

Independente do uso em um medidor de energia ou não, capacitores são componentes usados para armazenar energia elétrica e descarregá-la, seu uso, em geral, é para para prevenir flutuações na energia que é provida para algum componente, você pode consultar este artigo para saber mais.

Resistores, como o próprio nome já diz, é utilizado para oferecer resistência à energia, a fim de prover o valor correto para o componente, por exemplo, um LED necessita de um resistor, pois a tensão necessária para fazê-lo ligar é muito baixa, logo é preciso adicionar uma resistência para baixar a tensão antes de energizá-lo, caso contrário, ele pode queimar. O resistor é escolhido com base na lei de Ohm, e você pode saber mais neste artigo.

Hoje em dia não há grande necessidade de se preocupar com isso, a não ser para estudos e aumento de conhecimento, os datasheets dos circuitos, na maioria das vezes já trazem um setup correto para energizar o componente.

Bom dia colega, bem esse medidor de energia que vc esta mencionando ele é para corente continua ou alternada ? Se for para C.C. a explicaçao esta otima mas se for para A.C. existe mais coisas , capacitores em A.C. servem para corrigir a defazagem ente tensao e correte que os indutores (bobinas) causam na rede eletrica onde estao ligados, os medidores tem bobinas dentro deles ,esses capacitores servem para fazer o medidor ler exatamente a energia ativa consumida , este tipo de ligaçao de capacitor em A.C.chama-se correçao de fator de potencia, muito comum em empresas de manufatura ou seja onde tem bobinas tem variaçao no fator de potencia , esta defasagem tambem é responsavel por deixar circuitos eletronicos malucos é muitas vezes sao chamadas erroneamente de ruidos na rede. Vale lembrar que muito indutor deixa o fator de potencia descontrolado mas muitos capacitores ligados na rede tambem deixam o fator descontrolado pois o fator de potencia ideal seria 1 oque nunca se co segue mas ele pode ser positivo ou negativo ,bobinas fazem o fator ficar negativo e capacitores fazem ele ficar positivo ,vale lembrar que as concesionarias de energia por uma simples questao de comodidade apresentam o fator de potencia, nas contas de energia como numeros positivos e sao apresentados com a unidade de KVAr ou seja Quilo Volt Amper Reativo. Mais uma curiosidade sobre esse fator ele é medido normalmente na sua casa ,ele passa pelo medidor ,é somado na conta , voce paga por ele e ele nao serve para nada, so ajuda a esquentar a fiaçao .

1 curtida