pavarinodu, os capacitores tem basicamente duas aplicações: Armazenar energia como fonte de energia e armazenar energia como fonte de informação, mas as vezes podemos fazer um mix entre elas.
Imagine por exemplo que você gostaria que seu circuito só começasse a funcionar depois que você energizou ele por mais de 1 segundo, como poderia ser feito?
Um jeito seria ligar um capacitor (atrelado a um resistor pra não carregar muito rápido) e, dependendo da capacidade dele e da resistência depois de +/- 1 segundo a tensão dele teria aumentado o suficiente para que o circuito começasse a funcionar.
Na prática a coisa é um pouco mais complicada, pois seria bom colocarmos um transistor ou um amp op para fazer com que enquanto o capacitor não atingisse um certo limite, como por exemplo 4.5v, a saída do transistor/amp op fosse 0 absoluto, e tão logo o capacitor chegasse a 4.5v a alimentação do circuito subiria como num passe de mágica. (O nome dessa demora pra um sinal subir/descer é slew rate, só pra constar)
Nesse caso não precisaríamos usar um capacitor muito grande, pois só queremos a informação, então basta passar um pouco de corrente (ou seja, usar um resistor alto) que um capacitor pequeno demoraria para chegar na tensão desejada.
Veja por exemplo a luz de cortesia dos carros, hoje em dia é bem comum que um carro após desligado mantenha a luz de cortesia acesa por alguns segundos, quem determina o tempo que o carro vai ficar com essa luz acesa é um capacitor na ECU, assim como o timing da luz de seta. Nesses casos o capacitor está sendo usado apenas como informação sobre o timing. (E em alguns carros esse timing já está sendo substituído por um microcontrolador.)
Outra coisa que ele faz é consumir energia que chega de forma abrupta, ou seja, um spike na tensão. Por isso é comum encontrarmos capacitores próximos à circuitos de alimentação.
Um outro exemplo é uma fonte com transformador: O capacitor segura a energia ofertada pela fonte entre uma onda e outra (quando vem a outra onda ela carrega o capacitor de volta, e enquanto ela não vem o aparelho ligado na fonte puxa energia do capacitor). Tem um vídeo no Youtube que pode te ajudar a entender isso: https://www.youtube.com/watch?v=r5naAGKo-Rc
Existem capacitores diferentes por que existem várias coisas a serem levadas em consideração, capacitância é obviamente a primeira coisa que se pensa, mas existem capacitores que podem ser carregados milhões de vezes por segundo enquanto outros apenas alguns milhares de vezes. Existem capacitores aonde a capacidade varia muito de acordo com a temperatura, outros que não aceitam temperaturas altas, outros que são mais baratos, outros que são bons mas explodem com facilidade se você sobrecarregar ele um pouquinho, etc, etc…