Medir o avanço da rosca

Bom dia pessoal, estou com uma duvida como realizo a medição do avanço da rosca, encontrei na internet um artigo dizendo que usa uma formula avanço da rosca / pelo numero de passo do motor seria para determinar a resolução da máquina

A rosca possui um passo, esse passo é o avanço quando se dá uma volta (360 graus).
O motor também possui passos de geralmente 1,8 ou 0,9 graus ~~Um motor com 200 passos.
Se dermos apenas um passo com ele acoplado em um fuso de 8mm de passo será> 8mm/200= 0,04mm de avanço por passo do motor.
Se usado com um driver de microstepping você pode multiplicar o passo do motor pelo número do microstepping (1/4 ; 1/8 ; 1/16 ; 1/32 ou 1/64 por exemplo). Assim o mesmo motor do exemplo ao invés de uma resolução de 0,04mm pode ter até 0,000625mm de resolução, mas irá perder torque e precisão.

3 curtidas

Obrigado Thomas pela ajuda , outra coisa comprei um motor de passo para teste de 1.2kgf e nele é especificado um valor de tensão de 2V/ph o que seria esse valor

2.0V/Ph = 2V por fase
Essa é a tensão minima enquanto o que você realmente tem que ver é a corrente que vem especificada como máxima, não achei o data sheet desse motor mas deve ser na casa ds 0.7A.
Portanto colocar uma fonte de 24V pode ser feito desde que você regule a corrente para o motor.
Motores elétricos em geral podem ser operados seguramente na faixa de 20x a tensão especificada, mas nunca acima da corrente.

Obrigado mais uma vez meu amigo, deixa eu perguntar outra coisa como é realizado o calculo para dimenssionar o motor de passo para por exemplo uma mesa( exemplo tenho um motor de passo de 10kgf/cm com uma transmissão de fuso, eu vou ter aplicado nesse fuso 10kgf ai quero saber quanto de força vou ter em um certo ponto desse fuso. ) como é realizado esse calculo existe algum artigo que você possa compartilhar para projetar uma mesa

Você pode pesquisar os seguintes assuntos:
estudo de dimensionameto
transmissão mecanica
torque em fuso
fundamentos de movimentação linear em fusos
dimensionamento da força de tração
Torque de acionamento parafuso rosca quadrada