Relação da area util da fresa cnc com o motor de passo ARduino

Bom dia pessoal estou desenvolvendo um projeto de uma fresa caseira com o arduino queria saber a relação entre o tamanho do meu fuso com o motor de passo por exemplo posso por qualquer tamanho de fuso em relação comprimento e o motor vai obedecer ou tem um limite estou me baseando no projeto do marlon nandi onde ele usa um mottor de 2.5kgf nema 17. ?

1 curtida

Em relação ao comprimento não, mas ao diâmetro sim… Só que o momento de inercia(J) é proporcional a massa do eixo.]
J = m.R²
T=Jα
onde α é sua velocidade angular, ou seja, para um torque(T) constante quanto maior sua massa menor será sua aceleração angular (α), é necessário ainda utilizar a curva especifica de torque x velocidade e definir qual a massa carga associada(ML) então irá achar a massa máxima do seu eixo (Mr) que provavelmente é uma coisa absurda, então relaxe. (ρ é a densidade do eixo, L o comprimento, D o diâmetro)
Leia mais
Equação final

Entendi, porém vou fazer esse caculo para ver por exemplo eu estou pensando por uma barra roscada sabe para usar de fuso por exemplo vamos dizer que minha mesa de trabalho vai ter 200mm x 200mm eu vou ter o peso dela, sobre o motor ai comovou fazer para setar a relação de milimetros de deslocamento no programa grbl?
Outra coisa você geralmente usa esse calculo ou coloca por exemplo um motor com mais kgf e vai resolver ? Por que assim sou bem leigo nessa area de cnc.

Como eu disse, depende da massa da sua carga, que no caso serão os outros eixos uma vez que não é a peça que está sendo usinada que se move, mas sim sua ferramenta.
A massa do eixo/fuso só afeta a aceleração.
Não, nunca usei esse cálculo para projetar cnc.
O deslocamento é calculado pelo número de passo do fuso, independe do peso.
calculadora
calculadora

O thomaz beleza então, considera a força exercida sobre os outros eixos também. Eu tinha visto algo com essa descrição onde tinha o avanço da ferramenta.

Se quiser aqui estão boas referências de livros sobre o assunto:

1 curtida