Microfone com arduino

#1

Fala Fazedores tudo bem?

Estou com um projeto baseado em arduino onde um microfone capta o som ambiente e transfere esse sinal para alguns leds, criando um VU Meter, ou medidor de unidades de volume.

Porém eu comprei diversos tipos de microfone e nenhum deles funcionou corretamente. Os modelos são estes:

  • microfone1 microfone1
  • microfone2
  • microfone3

Alguém poderia me ajudar a entender o funcionamento destes dispositivos afim de tentar entender o que está de errado e o que poderia ser feito pra melhorar a captação do som? O tutorial que eu estou seguindo recomenda o uso do micofone da Adafruit, mas é muito caro e difícil de encontrar.

Obrigado a todos, grande abraço.

#2

Você quer medir o volume de lugares diferentes?
Tipo pra ver aonde e mais barulhento?

No caso você estaria medindo a diferença máxima tipo -peek to peek do sinal?

#3

Olá Arnold, obrigado pela resposta.

Na verdade eu quero captar o sinal de audio ambiente e transformar isso em sinal luminoso através de uma fita de led.

Veja o projeto original:

abs

#4

tipo pra illuminar com musica ? eu ja fiz algo parecido, (se for o caso da musica) mas tive que fzer um forrier transform pra da certo e selecionar a frequencia que acabei usando, com um uno fica dificil por que e lento, mas eu fiz com um leonardo, portanto voce nao ai querer ler pico, mas sim definir uma frequencia, tipo do baixo, ou do treble

#5

Fala Arnold, beleza?

então, eu não sou da área de eletro/eletrônica, comecei a aprender Arduino a um ano atrás aproximadamente, por isso não sei exatamente como te responder as suas perguntas. Minha especialidade é mais na parte de programação.

Fiz um vídeo te mostrando mais ou menos o que estou tentando. Mas não dá pra mandar por aqui.

Resumindo a foto abaixo, trata-se de um VU Meter com entrada e saída de audio por cabo, funciona no modo estéreo, e roda com um Arduino MEGA 2560

Minha intenção é fazer o mesmo em modo MONO com a captação do som através de um microfone. Estou usando o modelo MAX4466.

O tutorial que te mandei no outro post também explica exatamente o que quero fazer. Só que meu microfone não finciona como o do vídeo.

Obrigado irmão, e boa sorte.

Abraços, René.

#6

certo igual de competicao de som de carro, bem o volume va ser captado basicamente como variacao pico-pico, amplitude. o que esse microfone tem ai e um adjustable gain, e outras palavras ele amplifica o sinal pra ficar mais facil do seu arduino ler. entao esses de acima devem funcionar.

faz assim , escreve um programa (vou fazer de cabaeca entao poder ter algums erros)

void setup() {

Serial.begin(9600);

}

void loop(){

Serial.println( analogread(A1) );

}

Agora pega um de seus micro fones liga ou pino out no a1 ,
tira uma foto, da ligacao. aperte ctrl+shift +m ou clica na lupinha, faz barulho e observa a variacao dos numero aparecendo no se monitor serial.

melhor ainda grava e posta o link do video (assim todos podemos ver pra te ajudar) , ou envia no meu whats app 11946241020

tambem cola o codigo