Minha maior frustraçao como maker

Pessoal, hoje novamente , passei pelo o que eu considero a parte mais desmoralizante do meu trabalho conseguir uma amostra ou pouco volume no Brazil.

Hoje estava atrás de um pedaço de fita de aço 1070 temperado 10mm de largura por 0.10mm espessura.

Tipo essa : jpg_350x350

Vou usar esse material em um prototipo de um produto comercial. O problema e que eu não tenho experiencia com esse material pra saber exatamente o que preciso, mas sei que deve funcionar. Então idealmente gostaria de obter uns pedaços para testar, e escolher uma liga, espessura e largura certa. Tipo uns pedacinhos do tamanho de um 3 cm já serve.

Então aqui começa a frustração. Não acho em lugar nenhum, alguém que vende por metro. Achei no mercado livre alguém vendendo 1 metro por 80 reais, so que mais grosso/largo tipo 0.15mm por 16mm, tipo ( isso vale menos que 4 reais por metro) e um absurdo cobrar 80!

Mas ainda não to pronto pra desistir.

Ligo para fornecedores, todos dizem que não dão amostras,
(MESMO EU OFERECENDO PAGAR PELA AMOSTA ! sedex tudo!)
e também dizem que não vende menos de menos de R$500, 4000 etc…
E não vendem pra nenhum comercio que revende o material.
Eu pedi pro cara se ele poderia mandar um sobra de corte isso já bastava (TIPO O LIXO DELES!). Disse que não porque o funcionário dele tem custo!, e que pedir pra ele pegar um retalho seria travar produção, tudo desculpa pra me disser que eu não estou valendo o tempo dele! Chegou a falar que 400 reais não e nada, basicamente que eu deveria largar de ser pão duro!

Chegou a rir quando eu falei que meu orçamento 7000 de material pro protótipo, não permite gastar 400 reais pra testar 3 cm de uma fita.

Agora minha escolha agora e pagar 500 reais por um rolo fechado de um material que pode não ser o ideal
Ou 80 reais por um metro de um material fora do que estou procurando.
Ou pagar 1000 reais para um engenheiro com experiencia pra calcular isso (podendo ele errar no calculo) + 500 reais de material.

Se eu fosse da Petrobras ligando e pedindo uma amostra gratis/paga que seja, o vendedor iria ate a fabrica de joelhos buscar uma amostra, mandaria a própria mãe dele me entregar.

Mas eu sendo um cara pequeno interessado em eventualmente comprar o produto deles. Os vendedores me tratam com o maior descaso, nem responde email.

Não sei se vocês também passam por isso, Mas e sempre e assim pra mim.
Ja trabalhei no EUA la as empresas ate oferecem pacotes de amostras variadas por um valor baixo,respeitam os caras que estão começando ,ajudam, e fácil conseguir coisas industrializadas em pequeno volume.

Dai escuto falar que o Brazil nao tem inovadores e so copia produtos.

1 Curtida

É por isso que quando alguém me pede suporte para produzir algo, eu já digo para procurar fornecedor na China. Levaram UMA SEMANA para me responder qual era a diferença entre dois produtos de uma determinada empresa, sendo que eu disse que queria comprar um deles.
Msa foi exceção, geralmente nem respondem…

Amigo bem vindo ao time. Já passei por isso e pior uma vez precisei comprar cabos eletricos um pedido de uns 13 mil se não me falhe a memória liguei para a empresa nem me atenderam o pedido mínimo era de 35 mil abaixo disso nem atendiam kkkkk…
Bom o melhor amigo do maker é o ferro velho nunca me desaponta sempre tem coisas úteis.
Vc vai utilizar isso como ? tipo uma mola é isso?
Abraços.

fazer um correia vibratória, so que suspensa. pra micro pecas, As tiras permitem movimento so em um eixo fazendo a pecas andar …

isso so que minusculo e suspenso com motor vibrador de controle de playstation

Arnold, você já tentou contatar lojas de Furnituras ? (são as lojas que vendem peças para relógios)

https://www.taurofornitura.com.br/pecas-prelogios

@ludicon Sim dei um olhada em mola de aspirador, relógios etc. O problema e que daí não consigo comprar em volume o material exato, eu teria que obter uma amostra igual a que eu vou fornecer pro cliente. E a ressonância e crítica então tem que ser o mesmo metal.
Mas valeu.

Vai ter que cair no Alibaba então…

@ludicon @skullcrusher777 Sabe que tô pensando em fazer uma lista de fornecedores de materiais diversos que vendem pouco volume, como a igus. E de lugares que vendem esse itens indústrias com preços justos. Para que quando o pessoal for montar uma máquina tem uma lista de lugares que fazem corte a laser, dobra de chapas corte, vende plasticos por pedaço, mola com preço baixo etc. Daí antes de entrar no Google e passar 20 horas tentando achar preço justo , vai nessa lista primeiro. Existe algum site assim no Brazil?

1 Curtida

Há uns 3 anos precisei de parafusos anti-tamper para um P&D de um cliente.
Contatei a Ciser, para saber SE ELES TINHAM e recebi a resposta que “só acima de 5000 unidades”.
Ok, mas eu preciso SABER SE VOCÊS TEM… “então envia a ficha cadastral completa, com amostra de sangue e fezes para fazer o cadastro e te mandamos o catálogo” :neutral_face:
Daí achei um fabricante na Polônia, e disse que precisava dos parafusos…
“está aqui o nosso catálogo completo, mas se você precisar de parafusos especiais fazemos a partir de 200 unidades” :smiley:
Perguntei qual era o pedidi mínimo e o cara não entendeu, achou que era piada… “o pedido mínimo é UM parafuso, basta escolher na loja virtual e mandamos para você”

Não conheço mas acho uma boa idéia.
Hj temos uma grande ferramenta e se chama internet

E isso mesmos , poxa o pessoa aqui e atrasado, fica esse medo de concorrência. uma das coisas que mais atrasam para fazer o orçamento é ter que ficar ligando/ pedindo por e-mail valores. Às vezes eu ligo para pedir um valor falando com uma pessoa diretamente, mesmo tendo ligado por telefone eles pedem para passar um e-mail. Tipo preço e segredo! Daí eu pergunto porque não colocar o valor no site. Porque a concorrência… Que?! Tipo o concorrente e tão honesta que não fingiria ser um interessado pra conseguir seu preço? Isso só cria mais frustração e desconfiança pro seu cliente.

Isso que você falo e verdade. Pedem um monte de dados você fica o dia entro tentando conseguir orçamento pra descobrir que e mais barato comprcar deles diretamente no mercadolivre!

Não que esteja justificando grandes corporações como a Ciser mas entendo em partes e o custo e o ajuste de linhas de produção para atender alguns segmentos e ai que abre espaço para pequenos fornecedores mas a burocracia nas empresas é uma verdadeira bosta esse negócio de mandar sangue e exame de fezes ou beirando isso rsrsrsrs é uma bosta quando não tinha empresa aberta foi uma verdadeira novela para comprar uns inversores de frequencia da WEG em um revendedor eu ia pagar no dinheiro e ainda sim sofri para fazer um cadastro como pessoa física quase que não consigo comprar as empresas reclamam que não conseguem vender mas eles se fodem com a própria burocracia por isso gosto do modelo do mercado livre pagou entregou e fim de conversa sem encheção de saco.

cara acho que igual no site da mouser digikey , deveria ter valor por 1 , 10, 20 ,50, 100 unidades assim. nao, orçar em segredo pra tirar o maximo que podem de mim. Acho que uma empresa honesta deveria cobrar assim. Porque o pior e ter péssimo atendimento e depois ainda receber um orçamento alto.

Eu to empolgado vou fazer um site pra isso, alguem quer participar?

Seria legal fazer ate um cadastro unico, no site que dai voce usa um cnpj pádrao. Assim eles nao sabem se voce e grande ou pequeno tem que te atender igual. Tipo voce orça e compra atraves do site usando um esqueleto de email com todos os parametros que eles tipicamente usam no site, fazemos compra colaborativa de bobinas, e caixar cheias , coisas assim, so que pra esses materias industrias que sao menos comun.

Tem pessoal forntend backend fullstack ai querendo fazer algo assim?

1 Curtida

Eu tenho uma regra simples: se está escrito “sob consulta” no lugar do preço eu procuro outro fornecedor, sem acordo.

1 Curtida

oque voce acham?

https://docs.google.com/spreadsheets/d/150lc8o8Dtb0a-TOOZhpAuU7UgGw3rhlTO_pVKJQipEM/edit?usp=sharing

1 Curtida

@Arnold_Rudge achei a ideia excelente, se precisar de ajuda com banco de dados pode contar comigo. Talvez com um pouco de linux também.

Há um tempo atrás eu e um amigo pensamos em fazer um site desse tipo mas para outro tipo de material, seria o “síndico solidário”. Isso acontece com qualquer material que você possa imaginar.

As indústrias no Brasil ainda vivem como na década de 40. Eu mesmo trabalhava como engenheiro de P&D em uma industria da área de Petróleo e tinha que fazer o meu cadastro para pedir alguma cotação e a empresa já tinha um cadastro. As vezes eles respondiam, depois de alguns dias, pra pessoa errada dentro da empresa que eu trabalhava. Resumo 1 semana parado aguardando a cotação de um componente ou peça.

Normalmente comprávamos de empresas da Europa porque respondiam no máximo no dia seguinte e com preços melhores do que os nacionais, além de que o atendimento é muito superior ao daqui.

Abraços.

blz eu tava investigando usar laravel, Eu brinquei um pouco com a versao 5.0, Mas admito que com full stack nao tenho muita experiência. Qual DB voce usaria? SQL?

@Arnold_Rudge, pode ser um MySQL ou Maria. Sei lá.

Acho que pelo tipo de aplicação não seriam muitos os dados a serem guardados, falo proporcionalmente a uma instituição financeira ou parecido, e daria pra brincar muito com um DB desses.

Acho que o grande lance de uma aplicação web ou site é o design, coisa que sou realmente muito ruim :smile:.

Por trás dá pra se virar com javascript, Perl, nodeJS e outras coisitas mas o frontend é que me apavora…

Modelagem de dados eu saco um pouquinho e posso definir o DB pra você e com PHP fica molinho acessar os dados.

Qualquer coisa vamos juntos.

Abraços.

Eu ja fiz alguns site pra testar iot etc com php e sql. Podemos dividir Que tal eu monto o frontend e voce faz a integração com o db? Sei que nao e nada dificil, e so divisao de tarefas, porque isso tudo acaba dando trabalho.

Uma sugestão seria ter essa plataforma aqui mesmo no fórum mas já reparei que os administradores do mesmo aparentemente não participam de nada :^(

1 Curtida