Uma das perguntas mais comuns entre os leitores do Fazedores é a de onde encontrar placas Arduino para comprar. Muitos deles não estão em São Paulo ou outra cidade grande e acabam com dificuldades para comprar os componentes para seus projetos.
Está coisa dos clones é interessante. O projeto é aberto, mas tem algumas restrições - bem entendíveis - para proteger a marca Arduino. E nem todos os fornecedores de projetos derivados respeitam isto. Mas já vi muitos clones que seguem a cartilha direitinho e são projetos bem legais.
Eu compro no Ebay, demora a entregar más até hoje não tive problemas quanto ao funcionamento. Com a questão de ser original ou não são de projeto aberto como disse @mlemos más seguindo o padrão que o fabricante determina está bom. Ah e onde comprar no Brasil? Na http://www.seriallink.com.br/loja/ o proprietário tem um canal no youtube com vários vídeos sobre arduino e componentes.
Eu gostaria de saber a opnião do pessoal sobre o fator “OPEN HARDWARE”. Porque o projeto é livre para quem quiser fazer o seu, seja igual ou modificado, só nao pode usar a marca Arduino.
Afinal, qual a vantagem de pagar R$80 no italiano e não R$50 no chinês?
Outra questão é e se tivesse um fabricante nacional de “arduino” vocês dariam preferência?
Os caras mandam muito bem. Acho que vale a pena dar uma olhada. Eu cheguei a comprar um Arduino num preço mais em conta que a BlackBoard mas não me importaria de pagar este valor num produto de qualidade e de boa procedência.
Como dito @dsueiro, a RoboCore oferece um bom serviço, fiz a minha última compra com eles e o serviço de entrega pelo e-sedex é ótimo, sem falar que os preços são bons em relação aos demais preços indicados como revendedores pelo site da Arduino.
@roledo como dito sobre a preferência, existe como dito no post logo abaixo do seu pelo @eber a BlackBoard, um projeto da RoboCore (nacional) sobre a arduino. eu comprei a BlackBoard para testar, e sinceramente, gostei muito e continuo utilizando até hoje, estou agora indo comprar a minha segunda e ainda não tive nenhum problema com a primeira, que alias, resolveu alguns problemas que eu cheguei a ter no mesmo projeto com a Arduino Uno R3.
Também recomendo a RoboCore, nunca tive problemas e existe a grande vantagem do e-sedex, você paga o valor do PAC e o produto chega muito rápido (1 a 2 dias), além deles despacharem no mesmo dia da compra por volta das 17h.
Já no Laboratório de Garagem, comprei uma placa que era exclusividade deles, paguei PAC (mesmo preço do e-sedex), além de demorarem 48 horas para despachar (o que ocasionou o recebimento por volta de 10 dias úteis), a qualidade do produto não foi satisfatória (destarte o fato de que funciona normalmente) e, para piorar a situação, precisei de suporte no produto e a resposta dada foi errada, entrei em contato com o criador do produto que, sendo uma boa pessoa, prontamente me atendeu e resolveu meu problema.
Já para comprar componentes eletrônicos eu recomendo a Solda Fria devido ao bom preço e grande variedade, eles precisam dar uma melhorada na e-loja deles que é bem chata de navegar, mas tem de tudo lá.
Olá!
Comprei 3 vezes - a versão italiana do Arduino Uno - e em todas ocasiões o Lab de Garagem tinha o menor preço. E como eles tem loja física (em São Paulo), é possivel comprar e retirar no local.
Uma sugestão, se não há pressa, é a versão clone vendida pela BangGood, menos de 10 dolares.