Agradeço pela atenção e disponibilidade em responder. Vou acessar os links e fazer as leituras necessárias. A indicação desse caminho já me retirou da obscuridade total. Rsrsrs. Muito obrigado e grande abraço!
o que o @ludicon falou esta certo, o 555 e ótimo pra essas coisa, se for algo que so vai fazer o que esta descrevendo ele vai ser bem mais barato que um microcontrolador tambem tem este site aqui.
imagino que O ludicon ama tanto o cicuitos analogicos, que tinha que esconder a suas revistas Eletronica Total dentro de uma Playboy pra sua mae nao jogar fora,
Um circuito com componentes discretos (CI 555 sendo entendido como) é muito complicado pro pessoal que não vem de eletrônica.
Acredito que no caso dele o mais adequado seria comprar um Arduino com um shield de relays e fazer uma solução software-based.
O software necessário seria basicamente uma rotina como a seguinte:
Uma rotina que desliga as saídas e reseta o contador do timer para daqui a 33s
Main loop checa se o input do botão foi solto (lembre-se de salvar o estado anterior do botão pra ver se ele mudou), caso tenha mudado (slope de descida normalmente) chame a rotina que reseta o timer
Quando a rotina do timeout for executada, habilita a saída que liga o relay da sirene e fica pulsando o outro relay que liga o conjunto luminoso, depois volta à rotina principal que aguarda o botão.
Eu normalmente faria isso com os timers internos do Arduino, mas é um passo meio avançado, talvez pra você seja mais fácil usar essa biblioteca: https://dev.playground.arduino.cc/Code/Timer
@lint concordo que 10 linhas de código e fácil, eu também faria se tiver com um arduíno atoa. Mas acho que um timer com 555 ou um par de capacitores díodos e transistores também resolvem e você aprende muito mais no processo.