Problema com relé colado

Boa tarde pessoal,

tenho um projeto que estou trabalhando envolvendo o monitoramento de placas solares, e faz parte medir a Tensão de circuito aberto e Corrente de curto ao longo do tempo, minha solução foi utilizar um relé p abrir e fechar o circuito e realizar as medições, a placa fornece no máximo 9A (na prática fica em torno de 4A) então utilizei relés de 10A, porém sempre que começa a rodar o programa os termineis do relé colam e param de funcionar como deveria, tentei utilizar um fusivel de 10A para proteger o relé, mas ainda sim continua com esse problema, existe alguma alternativa para me ajudarem? Isso é normal? Devo utilizar relés com maior capacidade de corrente ou isso não faria diferença?

Eu pensei que o relé resolveria o problema e foi a solução que mais achei na internet. O FET consegue aguentar 10A? Porque pelo que procurei me pareceu que o transistor não aguenta muita corrente. Como é um protótipo eu não ligo tanto pra vida útil dos componentes etc, o principalmente objetivo pra mim agora é que ele funcione pelo menos um pouco para ver que é possível, com o menor custo possível ahahahha então o importante pra mim é ter a coisa mais barata possível que consiga fazer a função de chaveamento com uma corrente que pode chegar até 9A

Cara, muito obrigado pela ajuda ahahaha, eu não tinha conhecimento que isso fazia diferença kk, sou relativamente no mundo de eletronica/eletrica kkk. vou procurar mais sobre como essas propriedades influenciam no dimensionamento do sistema que irei criar, vlw pela ajuda =DD

Hmmm a alguns séculos atrás usei SCR pra ensaio de corrente de curto monitorado com osciloscópio com memória

Verdade, com o curto a corrente subia barbaramente e após alguns segundos caia o disjuntor de alguns centos de Amperes :skull_and_crossbones: que tinha na bancada do circuito só por segurança. Era meio tosco mas funcionou bem.