Monitor de Energia Arduino Mega

Fala ai pessoal blz!
Estou querendo iniciar um projeto de monitoramento de energia (corrente nas fases, tensao, temperatura, humidade…) utilizando o arduino Mega ou outro similar…
Vi que o Manoel Lemos fez um utilizando o arduino uno e outro utilizando o mega, mas com o mega eu não vi as liações eletricas e programação como ficou para eu poder ter uma base e fazer apenas algumas alterações…
Alguem pode me ajudar???

Obrigado desde já…

1 curtida

Olá @bernardes86,

Para monitorar mais fases é simples, simplesmente replique os circuitos de medição, use outros pinos do Arduino e ajuste seu software adequadamente.

Para colocar outros sensores a idéia também é a mesma, mas tudo depende do tipo de sensor que você está usando e como eles podem ser conectados ao Arduino.

Não tenho um diagrama detalhado do protótipo que fiz com o Arduino Mega e com mais sensores, mas veja aqui alguns desenhos que fiz para me organizar:

1. Ligação de três sensores de corrente num Arduino UNO.

2. Ligação de três sensores de corrente, três sensores de tensão e vários sensores num Arduino Mega.

Espero que ajude!!!

Gostaria de saber quais softwares foram utilizados para fazer estes diagramas…

Olá @bernardes86, tudo joia?

Para o diagrama elétrico (o com fundo branco) usei o Fritzing.

E para o desenho da solução (o com fundo escuro) usei o Keynote da Apple.

[]s

Manoel

Olá mlemos, tudo bom!

Primeramente venho agradecer sua atenção e seu tempo q vc detica para nos ajudar e tirar duvidas…

Gostaria de saber se tem como vc me informar sua programação do seu medidor de energia que vc utilizou o arduino mega, para que eu posso me basear e começar meu projeto…

Esse meu projeto quero utilizar no meu TCC: http://fatecmm.edu.br/index.php/cursos/mecanica-de-precisao

Grato,

Caro @bernardes86, você pode olhar o código exemplo que criei para o Arduino UNO R3. Basta modificar os pinos para ele funcionar no Mega. Na realidade estou mudando meu projeto para usar apenas o UNO mesmo. Só precisei do Mega porque usei um LCD que exigia um buffer bem grande e acabava pedindo mais memória. Mas agora decidi não usar o display.

Veja mais aqui: http://blog.fazedores.com/construindo-um-medidor-de-consumo-de-energia-eletrica-com-arduino/

PS:. Tem vários outros tópicos sobre este tema aqui no Fórum.

Boa Sorte!