O curso de Engenharia Mecatronica

Olá Fazedores, eu vou prestar o vestibular para a área de Engenharia Mecatrônica e gostaria de saber se há alguma pessoa por aqui que está cursando ou já se formou e está atuando na área para podermos conversa sobre algumas dúvidas que eu ainda possuo. Obrigado pela atenção.

Olá meu caro, para que você não fique sem resposta ou espere demais, pois me parece que não tem muitos engenheiros mecatrônicos por aqui (eu mesmo não sou nem engenheiro), eu sugiro que você reserve um tempo para visitar o curso na universidade, estando lá se dirija ao Departamento do curso e obtenha as informações sobre o mesmo na secretaria, solicite participar de alguma aula prática ou teórica e tire suas conclusões, converse com os professores e outros alunos. Acho que dessa forma você vai reunir informações muito mais precisas para definir se é isso que, de fato, você quer.

Olá, só que tem um problema, é que onde eu moro nao tem o curso, eu terei que ir embora quando passar. Mas mesmo assim obrigado pela resposta.

Não sei se ainda está no ensino médio, mas se estiver, uma boa sugestão é reunir os alunos das turmas interessados e solicitar à representação ou grẽmio estudantil que requeira à gestão um projeto de orientação vocacional, os alunos escrevem as áreas que estão interessados e a gestão da escola se responsabiliza em trazer profissionais e psicólogos para fazer dinâmicas e palestras e quem sabe se os gestores da escola gostarem da idéia, possam até fazer uma parceria com a universidade para enviar uma caravana com os alunos, mas para essa parte, acho que já está muito em cima da hora para o calendário letivo.

Esta é minha última cartada, se não for possível dessa forma, acho que temos que voltar à idéia anterior, incluindo uma viagem individual para que você conheça o curso, se a cidade for próxima, melhor…

É mais fácil você se decidir vendo como funciona o curso e a vida acadêmica, às vezes a pessoa tem uma idéia que o curso é uma coisa, mas na verdade, quando se depara percebe que não era bem aquilo ali que queria e acaba perdendo tempo, por isso, acho que vale o investimento de você ir pessoalmente até a Universidade e conhecer os cursos que você tem interesse e essa experiência nenhum relato pela internet vai superar.

Estou cursando o terceiro ano. O meu colégio já fez a palestra com os profissionais da área, porém, como eu disse, na minha cidade (Cuiabá-MT) não tem o curso, então o colégio não trouxe um Eng Mecatrônico e os outros Engenheiros nao souberam me dizer algo sobre a área, A cidade mais próxima, que tem o curso, fica a 900 km.

É disso que eu estou com medo de chegar la no dia eu ver que não era o que eu pensava e me desanimar do curso, mas eu seguirei sua dica e tentarei procurar alguma Faculdade com o curso para que eu possa assistir um aula e conversa com os acadêmicos. Muito obrigado pela atenção!

Realmente é bem longe… Talvez se você chegar no gestor da tua escola e dizer francamente que o curso que você está interessado não foi tratado no projeto e pedir que eles te ajudem nesse sentido, tenho certeza que não vai ficar sem uma resposta, tem que ir lá e falar.

Ola, rapaz. Estou cursando o penúltimo ano desse curso e gostei bastante da área porque antes de tudo noa fornece uma visão ampla da engenharia. Acredito que a Mecatrônica tem um caráter muito atual e conectado com a realidade industrial e tecnológica mundial. Enfim, saiba que ficarei feliz em responder quaisquer perguntas que tiver.

3 curtidas

Bom dia PresleyDemuner, meu caro, saiba que você escolhendo engenharia seja ela qual for já é um grande passo. Meu nome é Wenderson e eu curso o 10° período do curso de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) no Centro Universitário de Lins - UNILINS em Lins/SP, esse curso está volta para área elétrica em sua maior parte, um bom curso, assim como todas as engenharias. Dos cursos de engenharia a área elétrica é a mais puxada, por isso a Engenharia Elétrica é considerada uma das mais difícil. A Engenharia Mecatrônica te dar um ramo extenso de possibilidades, se você sente que esse é o seu gosto vai fundo, qualquer coisa você troca de curso, todas as Engenharias tem a mesma base nós primeiro 2 anos.

Qualquer duvida estou a disposição.

Espero ter ajudado

ATT
Wenderson

3 curtidas

Muito legal esse tópico!

Tb estou pensando seriamente em ano que vem ingressar no curso de mecatrônica, porem o técnico. Sou Analista de Sistemas, mas sempre tive muita vontade de partir para área de automação. Inclusive no início da faculdade fiz projetos nessa área.
Quando comecei no projeto da minha CNC é que a vontade cresceu e comecei a pesquisar um pouco mais sobre a área.

Abraço.

@PresleyDemuner olha só! Apareceram alguns futuros Engenheiros Mecatrônicos, uma boa oportunidade para você tirar suas dúvidas!

Olá pessoal, tive ausente por uns dias devido ao estudos , porém estou de volta.
Entao @sksdutra, ainda bem que apareceram. Estou com um monte de dúvidas.
Eu nem sei por onde começa… Gostaria de saber em relação a quantidade de horas que vós estudais fora da sala de aula, pois vi uma palestra em que a pessoa dizia que estava sem dormi por dois dias, isso é normal?
Essa é apenas uma de muitas dúvidas.
Obrigado pela atenção!

Descobri que abriu recentemente o curso aqui em Varzea Grande - MT e gostaria de saber se eu devo prioriza os anos de curso de uma faculdade ou o que vai mandar se a faculdade é boa ou não é o estudante?

Existem centros de excelência sim. Universidades com tradição em determinada área ou em várias e que certamente são opções que pesam no currículo posteriormente, por isso a concorrência para elas é grande, mas claro que, existem muitos fatores que podem pesar na escolha de uma faculdade local sem grande prestígio e uma longe e prestigiada. É necessário analisar bem antes de tomar a decisão colocando os prós e os contras lado a lado.

Se o estudante é esforçado, tenho certeza que ele se dará bem no curso e na vida profissional, independente de qual universidade ele cursar, mas claro que o prestígio da uma Universidade mais tradicional dá um bom empurrão mais tarde. Boa sorte!

Ola @PresleyDemuner

Bom, sou engenheiro há muito tempo e posso dizer que esta carreira que escolheu (engenharia) é uma excelente escolha profissional. Seja a engenharia que for.

Como todo curso superior o estudo vai exigir de você muito tempo e dedicação nos estudos. Não por ser difícil, mas simplesmente porque o conteúdo é muito extenso e de uma diversidade incrível. Muito cálculo e muita física o que vai te dar uma visão dos conceitos e domínio da matemática que serão muito úteis no futuro, mesmo que no momento em que estiver cursando você não ver a utilidade daquela matéria, tenha certeza, vai usar sim.

Mas uma coisa eu posso te garantir, você vai ter uma visão sistêmica de tudo que aparecer pela sua frente e como toda carreira técnica, vai possibilitar a você uma visão diferenciada das coisas.

Não me arrependo e incentivo muito aqueles que desejam se ingressar nessa bela carreira.

Um grande abraço e boa sorte

Então @WagnerB, eu consegui ingressar na Universidade, hoje eu curso Engenharia de Controle e automação na UFMT, é um curso recente, eu sou da segunda turma do curso.
Cálculo e Física são os que mais tenho que dedicar tempo dos meus estudos, porem eu ja esperava devido as minhas pesquisas na internet.
Estou feliz com o curso e não vejo a hora de começar a ver as matérias especificas, como robótica, circuitos e tudo mais.
Hoje eu só tenho que agradecer ao pessoal do Fazedores que me ajudou, principalmente o @sksdutra que me respondeu as minhas duvidas. Daqui a 5 anos (se não tiver greves kkk) eu esteja formado e espero poder ajudar o pessoal aqui do Fórum, e ajudar a desenvolver conhecimento. Att Presley.

Ps: Eu tinha parado de visitar o blog, porém estou voltando kkkk

2 curtidas