Parabéns @jlunge ficou muito bacana o teu projeto! Espero ver mais trabalhos feitos com ele quando estiver melhor calibrado.
Enfim, adquiri 3 motores de passo NEMA 23 com 9.9Kgfcm e estou aguardando chegar 4 guias lineares e 2 fusos trapezoidais e creio que agora eu vá em frente com a proposta de montar a minha CNC.
Como o meu projeto é menor, pois eu quero apenas fazer minhas placas de circuito impresso e nada mais, os fusos e guias tem 8mm de diâmetro e 250mm de comprimento, o objetivo é que a máquina tenha 250mm x 250mm XY. Eu espero que esses 8mm sejam suficientes para suportar a estrutura que estou pensando.
Minhas questões atuais são…
Esses fusos que você está utilizando as pontas já são usinadas, mas acho que os que eu comprei não tem as pontas usinadas, então como o diâmetro da ponta do motor de passo é de 6mm e a ponta do fuso (não usinada) é de 8mm, acopladores de 6,35mm x 8mm resolvem a transmissão?
Os mancais dos fusos também seriam 8mm?
Comecei pensando em fazer com o pórtico móvel, mas como a minha máquina será pequena, estou resolvendo deixar o pórtico fixo e movimentar somente a mesa, assim, as guias lineares não vão precisar suportar todo o peso do pórtico, pois como já disse, eles tem 8mm x 250mm, e talvez isso resolva minha preocupação com estrutura. Minha preocupação agora é quanto à altura do pórtico. Qual seria a altura ideal para um 250mm x 250mm?
Meus motores precisam de 5V/2A para funcionamento, estou pensando em comprar 3 drivers do tipo EasyDriver ou similar para fazer um chain, pois achei o preço dessa controladora bem salgado, sem contar que cada um dos drivers também custam caro, mas creio que sejam uma solução bem mais profissional do que ficar gravando em AVR.