Passar projeto de protótipo a produto

Bom dia!

Estou chegando agora, e o que me trouxe até aqui foi a dúvida, o que fazer depois do protótipo?

Vou contextualizar, sou técnico em eletro eletrônica e bacharel em sistemas da informação, trabalho com desenvolvimento de software a quase 20 anos e tenho muita facilidade em aprender novas linguagens. Recebi uma tarefa de desenvolver uma placa com um leitor rfid que vai funcionar basicamente como um controle de acesso, a placa deve ler o cartão e consultar em uma api se o cartão tem ou não acesso. Até aqui tudo bem, vou desenvolver esse projeto usando o ESP32, um modulo leitor de rfid, display de 2.8’ e um modulo de rele.

Já havia mexido com o editor do Arduino, vi que posso programar o ESP32 através dele e inclusive tem várias bibliotecas prontas e os testes iniciais estão tudo certo por enquanto.

Minhas dúvidas são:
Depois de pronto, qual o próximo passo, como devo transformar meu protótipo em um produto?
É comum continuar usando os módulos no produto final ou devo me preparar para fazer uma placa e usar apenas os componentes que preciso?
O software escrito em arduino deve ser reescrito para C/C++?

Eu entendo que posso continuar usando os módulos, e posso continuar usando o software criado no Arduino, mas isso é bem visto no mercado? Se eu apresentar a um cliente final uma placa que usa módulos, isso é bem visto? Ou fica com muita cara de amador?