Problemas com diodo zener

Olá á todos.

Estou desenvolvendo um projeto com o microcontrolador esp32. Se baseia em uma placa de sensoriamento multiuso.

Pois bem, nesta placa estou inserindo algumas entradas auxiliares para sensores no geral, a ideia é que elas suportem níveis variados de tensão na entrada, mantendo na saída sempre os 3,3V máximos do microcontrolador. Para isso utilizei alguns resistores e jumpers. A fim de estabilizar e a tensão de saída utilizei um buffer.

Como método de segurança estava pensando em utilizar um zener de 3,3 V em paralelo com o pino do MCU. Nos testes, porém, parece que o zener esta causando alguma queda de tensão indevida, mesmo polarizado inversamente e mesmo a tensão não chegando na tensão zener.

Seria o meu circuito incorreto ou defeito no diodo?
image

Olá, não entendi muito bem seu problema, como também não entendi o uso desses sensores. Mas se quer estabilizar a tensão em 3.3v pode usar um regulador de tensão.

O diodo zener(3.3) começa a conduzir em torno de 2.9 v.
talvez você possa usar um divisor resistivo .ou trabalhar com acoplador óptico .

A sim, percebi isso durante os testes…Inicialmente pensei que existisse uma margem de erro mas não tão grande…

Na verdade acho que vou usar um amp op rail to rail. A ideia não é converter um sinal ou estabilizar uma tensão, é apenas garantir que a tensão de saída não supere os 3,3V. É mais um dispositivo de segurança pra evitar que o chip do MCU seja avariado.

Mas obrigado.

Regulador de tensão para limitar voltagem de sinal?!

Se ele quer limitar a tensão em 3.3v para não queimar o ESP, então o regulador como o LM1117 3.3v seria o ideal, já que o diodo não está funcionando corretamente.

Acredito que não faz sentido usar um regulador de 3,3V.

Eu estou trabalhando com sensores que enviam sinais ANALÓGICOS para o MCU. Sinais de 0 até 3,3V. Não estou tentando estabilizar em 3,3V amigo. Apenas quero ter um componente de SEGURANÇA no caso do usuário configurar os jumpers de forma incorreta e mandar um sinal superior para o MCU.

Mas como já disse, vou usar um amp op rail to rail. Alimento ele com 3,3V. Posso mandar qualquer sinal entre 0 - 3,3V. A vantagem é que a principio a tensão de saída nunca vai superar os 3,3V, justamente por ser rail-to-rail.

Mas obrigado pelo comentário.

Desculpe minha confusão, achei que queria alimentar o sensor e o MCU com 3.3v.

Não sei exatamente quais sensores você vai utilizar e como será alimentado, então só tome cuidado pois o rail to rail fornece na saída até a mesma tensão da entrada portanto se por um acaso a tensão de entrada passe os 3.3v passará também na saída.

Abs e mande notícias se deu tudo certo.

Então o mais simples barato e clássico é usar um diodo simples como “clamp” ou “clipper” ligado à uma linha de 2,7V de baixa impedância… pode ser de um divisor resistivo com baixa impedancia, só precisa analisar direito as impedâncias de saída e de entradas envolvidas… vantagem é usar somente um diodo simples para cada sinal , no google tem duzias de referencias, por exemplo: https://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/engenhariaeletrica/optoeletronica/circuitos_com_diodos_ele_i.pdf
Boa Sorte!