Divisor de tensão

Salve turma…

Estou com placas Arduino Pro Mini de 5v, e estou querendo utilizar módulos NRF24L01, cuja alimentação é de 3.3v.

Pesquisando na internet, achei que poderia ser uma boa ideia utilizar um divisor de tensão para ter os 3.3v para os módulos NRF, como na figura abaixo.

Depois de pesquisar mais um pouco achei essa página: http://www.arduinoecia.com.br/p/calculador-divisor-de-tensao-function.html

Com a calculadora para os resistores acima, informando a tensão de entrada (5v), R1 (330Ω) e a tensão de saída (3.3v), tive como resultado que R2 deveria ser de 640.59Ω. Arredondando para o valor de resistor mais próximo (que eu tenha) -> 680Ω

Utilizando a mesma calculadora, mas agora informando a tensão de entrada (5v), R1 (330Ω) e R2 (680Ω), obtive que que a tensão de saída seria de 3.366, o que achei que, a princípio, seria aceitável - me corrijam se eu estiver errado.

Com essas informações, passei aos testes, com um circuito básico (abaixo), alimentando com os pinos de 5v e GND do Arduino UNO (desconsiderar o código de cores nos resistores):

O problema é que tanto medindo do cabo vermelho quanto do cabo laranja, eu obtive 5v.

Alguma ideia ?

PS: Como sempre lembrando que sou iniciante na eletrônica.

Para mostrar como o circuito ficou na breadboard:

Os jumpers “soltos” foram usados para as medições.

Hoje, refazendo o teste com dois resistores diferentes, de maior resistência, um de 1kΩ e outro de 2.2kΩ, reduzi a voltagem para 3,4v. Fazendo um outro teste, substituíndo o resistor de 2.2 kΩ por dois de 1kΩ ligados em série, obtive 3.36v.

O valor dos resistores influencia dessa forma ? Triplicando a resistência passa a funcionar ? Ou no primeiro teste eu provavelmente fiz alguma conexão errada ? Para mim o circuito está exatamente igual.

Olá @calm1010, sim, modificando a resistência, há modificação na tensão final. Isso é atrelado lei de Ohm que diz que a tensão é a corrente multiplicada pela resistência.

Aqui tem uma explicação bem detalhada e a prova de conceito pela lei de Ohm e como se chega à fórmula final.

Logo, se você tem uma tensão de entrada 5 e quer que haja uma saída de 3.3, temos: 5 / 3.3 = R1 / R1 + R2. Logo 5 * R1 + R2 = 3.3 * R1.

Ao que me parece, essa calculadora, por algum motivo erra em achar a impedância otimizada correta, tente achar por esta.

@sksdutra, Valeu !

Hoje à noite utilizarei essa que você recomendou e farei novos testes.

@calm1010, realmente a calculadora esta “errada”, mas inicialmente a montagem poderia estar errada, porque mesmo que você tivesse invertido os valores deveria aparecer uma tensão diferente dos 5V que encontrou.

Agora os valores da calculadora estão corretos, mas ela apresenta uma montagem invertida (no desenho), ou seja, seria só inverter os resistores que você teria os 3,3V desejados.

Se aumentar os resistores proporcionalmente aos valores encontrados inicialmente você terá a mesma tensão Vout, e seria melhor pois com valores mais elevados você drena uma corrente menor.

Tome muito cuidado pois esta não é a melhor saída para obter os 3,3V. Dependendo da corrente do módulo que vai utilizar pode ser que nos picos de corrente este divisor não atenda e o módulo passa a ter um funcionamento errático.

1 curtida

Olá Calm,
O divisor de tensão apenas dará certo se a corrente de alimentação deste dispositivo NRF24L01 for próxima a 0. Note que quanto maior a corrente que este dispositivo demandar, menor será a tensão de alimentação, pois o NRF24L01 se comportará como uma resistência em série com a R2, abaixando o valor da resistência equivalente.
Eu sugiro que você utilize um regulador de tensão de 3.3 Volts, este Circuito Integrado normalmente possui três terminais, o Vin, o GND e o Vout. Indepoendentemente da corrente que você consuma, a tensão Vout se manterá constante em 3.3 Volts, e a tensão Vin pode ser de 5 Volts ou até superior.
Boa sorte.

1 curtida

@WagnerB, @Adsiro, realmente, eu não tinha pensado nisso, o que mostra o nível de meu conhecimento.

Obrigado pelos avisos, agora que estou alertado, vou ver minhas opções.

@Adsiro: “Eu sugiro que você utilize um regulador de tensão de 3.3 Volts”. O regulador de tensão Ld1117, 3.3v, 1a, seria uma opção ? É só colocá-lo no circuito, direto ? Ou é necessário alguns outros componentes ? Tens algum sítio com material sobre o assunto que poderia indicar ?

Mais uma vez, obrigado pelos avisos !

O LD1117 é perfeito para esta aplicação, observe o datasheet, que pode ser obtido facilmente na internet. É necessário colocar capacitores eletrolíticos principalmente o “Cout” de 10uF para que se obtenha a tensão estabilizada em 3.3V
Quando for fazer a compra observe que deverá ser o componente que apresenta saída de 3.3V, no datasheet que olhei o numero é LD1117#33, mas no site aliexpress cita LD1117 3.3V. De qualquer forma é bom ficar atento a isso para que compre o componente correto.

1 curtida

@Adsiro - Seria algo do tipo desse circuito da imagem abaixo ?

Só esses dois capacitores, de 100nF e 10µF ? É simples assim ?

Isso mesmo, simples e eficaz.

1 curtida

Ontem fui à Rua República do Líbano (centro do RJ), para tentar adquirir o LD1117V33, e ninguém tinha. Terei que comprar na internet, mas provavelmente, não, certamente não será no AliExpress, pois apesar do preço excelente, não estou disposto a aguardar 2 a 3 meses para receber o componente :smiley:

Fiquei muito frustrado com a Rep. do Líbano, nem os resistores que eu queria estavam disponíveis. Acho que o caminho, atualmente, é mesmo a internet.

Tenho notado que estes centros de venda de componentes eletrônicos têm se transformado em venda de perifêricos de computador, fitas de LEDs, e outras porcarias que têm um apelo comercial maior. Somos uma espécie em extinção, aqui em São Paulo é a mesma coisa, sempre anoto uma série de componentes que cumprem a mesma função e volto frustrado.
O que eu tenho feito é adiantado minhas necessidades e montado um grande estoque na minha oficina.

Voltando ao seu caso, dê uma olhada no site da farnell newark, eles têm estoque local no Brasil de alguns componentes, ou então pesquise no mercado livre por regulador de tensão 3.3V, o preço é maior, mas chega rápido.

@calm1010 infelizmente o que foi o centro de consumo de componentes eletrônicos aqui no RJ definhou ao ponto de nem um simples resistor ser mais encontrado. É a tendência futura, lojas de rua vão deixar de existir.

Eu só compro componentes pela internet porque alem de encontrar o que eu preciso o preço é ótimo com relação ao da Rep. do Líbano.

Abraços.

Por aqui ainda dá pra encontrar, mas eu tenho que bater perna.

Então o negócio está mais sério do que eu pensava. Achei que era só aqui no RJ :frowning:

Lá na República do Líbano a maioria das lojas, agora, é de aparelhagem de som, geralmente automotivo, mas não limitado a isso.

Internet é a saída.

@Adsiro, Para poder testar, logo, adquirí uma dessas fontes para protoboard. E comprei o LD1117V33 (3 unidades), no Mercado Livre. Compra efetuada, tudo certo… no sábado à noite vem uma msg dizendo que o vendedor estava devolvendo o valor da compra, e só. Mandei msg perguntando o porquê, e nada de resposta. O mais estranho é que hoje o anuncio do componente voltou a ser listado, portanto, não parece ser falta do mesmo. Não sei mais o que possa ser, já que tenho 12 anos de ML e 100% de aprovação.

Tenho outras opções, e vou efetuar nova compra hoje. Uma pena a perda de tempo.

Tem um regulador de tensão, bastante comum, é o LM317. A tensão de saída dele é em função das resistências entre a saída e o ADJ, e a resistência entre ADJ e Terra, independente da tensão de entrada. O circuito na figura anexa exemplifica isso. Tome cuidado para dimensionar e montar bem esses resistores, pois se este se soltar pode fazer com que a tensão varie bastante e queime seu dispositivo.

Isto poderia ser uma saída, este componente é muito usado em eletrônica para construção de fontes de tensão variável, colocando trimpots ao invés de resistências conseguimos uma ampla faixa de tensão.

1 curtida

Valeu Adriano !

Se eu não conseguir o LD1117V33 eu tento com o LM317.

Mas a necessidade básica já foi suprida com a fonte para protoboard.

Como eu reclamei do vendedor do Mercado Livre, nada mais justo que eu postar aqui que a devolução do valor de minha compra se deveu ao fato de que eu fiz duas compras separadas, sem notar que era o mesmo vendedor. Ele devolveu o valor de uma, para que eu não pagasse outro valor de frete.

Acabei de efetuar o pagamento sem frete (há poucos minutos), mas ele já havia despachado todos os itens das DUAS compras hoje à tarde, sem ter a certeza de que eu iria honrar a compra.

Acabei mordendo a lingua, esse é um ótimo vendedor !

@calm1010, legal essa sua retratação. Boa sorte nos projetos.