Estou começando a explorar o universo do Arduino, porém, não sei qual versão comprar. Para quem está começando, qual a versão de melhor custo/benefício e que dê para realizar os projetos a nível iniciante?
Obrigado!
Estou começando a explorar o universo do Arduino, porém, não sei qual versão comprar. Para quem está começando, qual a versão de melhor custo/benefício e que dê para realizar os projetos a nível iniciante?
Obrigado!
Os modelos mais comuns do Arduino são o Uno e o Mega, a principal diferença sendo que o Mega possui mais pinos para se usar de interface, porém em grande parte fazem as mesmas operações. O Uno é o mais comum de todos, e é a base da maioria das shields no mercado, portanto deve servir para qualquer projeto inicial que você possa ter.
Este post do fórum discute melhor sobre onde comprar Arduinos no Brasil.
Olá @Marlon,
Eu comecei com um Arduino Duemilanove, mas acho que o Arduino UNO é a melhor opção para quem quer começar.
Acredito que seja o mais comum e mais presente na literatura e em sites da Internet.
Além de ser mais barato que o Mega.
[]s
Manoel
eu comecei com UNO e depois comprei o MEGA 2560 , se for investir aconselho ja comecar com mais portas porque logo logo vc pega o jeito. E depois q viciar vc vai querer processamento alem do controlador ai tem uma gama de opcao mas a mais votada sao o raspiberry pi e o cubieboard.
Eu também comecei com um Deuemilanove , e ainda utilizo ele. Mas hoje é bem mais facil achar o Uno.
Acredito que o UNO seja a melhor opção pra quem esta começando. Porém existem outros modelos como o mini, nano,mega…
Bom Dia.
Arduíno UNO R3
Ola,
também comecei com o Arduíno UNO, em termos de custo e benefício é bem regular e da pra fazer muitos projetos com ela.
Acredito q os melhores para iniciar sejam o UNO e o MEGA.
Mas, acho q o melhor custo/benefício é o MEGA 2560 devido a qtde de IOs disponível além de ter todos os recursos necessários q podem ser necessários em um projeto inicial.
Ou seja, ele é “pau pra toda obra”!
E o valor não é tão mais alto se comparado a qtde de recursos!!!
Bom, se aqui no Brasil estivéssemos seguindo a mesma linha de preços do exterior, eu recomendaria o Arduino Leonardo, que é mais barato que o UNO e oferece um pouquinho mais, tanto que se você verificar a loja oficial ele está sem estoque!
Mas eu não entendo a política de preços dos lojistas brasileiros, em praticamente qualquer loja brasileira o Leonardo é, em geral, R$ 10,00 mais caro que o UNO, mesmo tendo um valor de mercado menor… Vai entender…
Vantagens do Leonardo (Atmega32U4) em relação ao UNO(Atmega328): Tem mais portas utilizáveis: 20 contra 14 do UNO, 7 PWM contra 6 PWM, proteção USB contra sobrecorrente.
Desvantagem: O bootloader do Leonardo tem 4KB contra 0.5KB do UNO, por causa do core USB do MCU (tanto que ele não utiliza o famigerado conversor de USB para serial), sendo que os dois tem 32KB disponíveis, seu programa poderá ter, no máximo 28KB no Leonardo, mas no UNO 31.5KB. Além disso, o MCU tem um encapsulamento SMT, sendo assim, isso dificulta se você tem interesse em colocar o seu projeto em bare metal.
Programação, layout e tudo o mais são exatamente idênticos… Vamos esperar os lojistas brasileiros colocarem o Leonardo no preço justo e correto, pois ele foi criado para oferecer mais (mesmo que um pouquinho só mais) e ser mais barato.
O arduino Leonardo não possui um chip dedicado a conexão serial, o próprio microcontrolador faz esse papel. Com isso o Leonardo é reconhecido pelo PC como uma interface homem-máquina (teclado, mouse, joystick…). Ao utilizar somente um chip, ele tem um custo menor e passa a ser mais barato.(Não no Brasil) rs
Um problema meio chato com o Leonardo é que, por ele controlar a comunicação com o PC, ao “ressetar” a placa ela some da lista de dispositivos conectados e se você estiver se comunicando pela serial, essa comunicação se perde. O mesmo não acontece com os outros modelos.
Concordo com a escolha do uno R3 ou Leonardo.
O Mega é para projetos maiores, com mais portas de entrada e saída. Eu atualmente estou trabalhando com o Mega pois necessitava de 8 portas PWM.
O Leonardo é uma boa placa para iniciar.
Para projetos com conexão Bluetooth recomendo o Bluno da DFRobots: http://www.dfrobot.com/index.php?route=product/product&product_id=1044&search=bluno&description=true
Uma excelente placa Uno R3 com conexão Bluetooth Low Energy onboard. A DFRobots me surpreendeu pela qualidade e tempo de entrega. Recomendo.