Qual a melhor versão do Arduino para quem está começando?

Estou começando a explorar o universo do Arduino, porém, não sei qual versão comprar. Para quem está começando, qual a versão de melhor custo/benefício e que dê para realizar os projetos a nível iniciante?

Obrigado!

Os modelos mais comuns do Arduino são o Uno e o Mega, a principal diferença sendo que o Mega possui mais pinos para se usar de interface, porém em grande parte fazem as mesmas operações. O Uno é o mais comum de todos, e é a base da maioria das shields no mercado, portanto deve servir para qualquer projeto inicial que você possa ter.

Este post do fórum discute melhor sobre onde comprar Arduinos no Brasil.

1 curtida

Olá @Marlon,

Eu comecei com um Arduino Duemilanove, mas acho que o Arduino UNO é a melhor opção para quem quer começar.
Acredito que seja o mais comum e mais presente na literatura e em sites da Internet.
Além de ser mais barato que o Mega.

[]s

Manoel

1 curtida

Obrigado @Svetlana e @mlemos pelos esclarecimentos. Agora já sei por onde começar.

eu comecei com UNO e depois comprei o MEGA 2560 , se for investir aconselho ja comecar com mais portas porque logo logo vc pega o jeito. E depois q viciar vc vai querer processamento alem do controlador ai tem uma gama de opcao mas a mais votada sao o raspiberry pi e o cubieboard.

1 curtida

Eu também comecei com um Deuemilanove , e ainda utilizo ele. Mas hoje é bem mais facil achar o Uno.

1 curtida

Acredito que o UNO seja a melhor opção pra quem esta começando. Porém existem outros modelos como o mini, nano,mega…

Bom Dia.
Arduíno UNO R3

Ola,
também comecei com o Arduíno UNO, em termos de custo e benefício é bem regular e da pra fazer muitos projetos com ela.

Acredito q os melhores para iniciar sejam o UNO e o MEGA.

Mas, acho q o melhor custo/benefício é o MEGA 2560 devido a qtde de IOs disponível além de ter todos os recursos necessários q podem ser necessários em um projeto inicial.
Ou seja, ele é “pau pra toda obra”!

E o valor não é tão mais alto se comparado a qtde de recursos!!!

Bom, se aqui no Brasil estivéssemos seguindo a mesma linha de preços do exterior, eu recomendaria o Arduino Leonardo, que é mais barato que o UNO e oferece um pouquinho mais, tanto que se você verificar a loja oficial ele está sem estoque!

Mas eu não entendo a política de preços dos lojistas brasileiros, em praticamente qualquer loja brasileira o Leonardo é, em geral, R$ 10,00 mais caro que o UNO, mesmo tendo um valor de mercado menor… :frowning: Vai entender…

Vantagens do Leonardo (Atmega32U4) em relação ao UNO(Atmega328): Tem mais portas utilizáveis: 20 contra 14 do UNO, 7 PWM contra 6 PWM, proteção USB contra sobrecorrente.

Desvantagem: O bootloader do Leonardo tem 4KB contra 0.5KB do UNO, por causa do core USB do MCU (tanto que ele não utiliza o famigerado conversor de USB para serial), sendo que os dois tem 32KB disponíveis, seu programa poderá ter, no máximo 28KB no Leonardo, mas no UNO 31.5KB. Além disso, o MCU tem um encapsulamento SMT, sendo assim, isso dificulta se você tem interesse em colocar o seu projeto em bare metal.

Programação, layout e tudo o mais são exatamente idênticos… Vamos esperar os lojistas brasileiros colocarem o Leonardo no preço justo e correto, pois ele foi criado para oferecer mais (mesmo que um pouquinho só mais) e ser mais barato.

1 curtida

O arduino Leonardo não possui um chip dedicado a conexão serial, o próprio microcontrolador faz esse papel. Com isso o Leonardo é reconhecido pelo PC como uma interface homem-máquina (teclado, mouse, joystick…). Ao utilizar somente um chip, ele tem um custo menor e passa a ser mais barato.(Não no Brasil) rs
Um problema meio chato com o Leonardo é que, por ele controlar a comunicação com o PC, ao “ressetar” a placa ela some da lista de dispositivos conectados e se você estiver se comunicando pela serial, essa comunicação se perde. O mesmo não acontece com os outros modelos.

Concordo com a escolha do uno R3 ou Leonardo.

O Mega é para projetos maiores, com mais portas de entrada e saída. Eu atualmente estou trabalhando com o Mega pois necessitava de 8 portas PWM.

O Leonardo é uma boa placa para iniciar.

Para projetos com conexão Bluetooth recomendo o Bluno da DFRobots: http://www.dfrobot.com/index.php?route=product/product&product_id=1044&search=bluno&description=true
Uma excelente placa Uno R3 com conexão Bluetooth Low Energy onboard. A DFRobots me surpreendeu pela qualidade e tempo de entrega. Recomendo.