Fala pessoal td bem,
Novamente postando por aqui porque estou com dúvida qual seria este componente na placa que estou usando pra aprender melhor eletrônica.
Ela não tem nada escrito, apenas está soldada na placa e gostaria de saber do que se trata para poder identificar. Este componente está do lado do circuito que é ligado diretamente na tomada 220, antes do transformador que existe na placa.
Inicialmente achei que era alguma espécie de optoacoplador, porém como está deste lado acho que não faz sentido…
Alguém consegue de olhar assim já ter alguma ideia do que possa ser?
Fotos anexadas aqui…
Valeu!
Opa amigo td bem novamente
Sim, você tem razão, as duas fotos não são da mesma placa mas são do mesmo equipamento (modelo e marca).
A foto bem próxima do componente que tirei é da minha placa e a foto distante eu achei na internet numa qualidade melhor, mas é exatamente a mesma peça e mesmas resistências etc…
Então, até pensei em ser ponte retificadora…mas como está bem na entrada 220AC eu meio que descartei ser…
Estou anexando outra imagem explicando melhor… as duas marcações amarelas que fiz são dos dois cabos de energia que vai direto na tomada 220AC.
E a marcação rosa em formato de quadrado é onde fica o transformador da placa…
É aquele umidificador ainda que molhou e foi pta tomada que comentei naquele outro tópico, estou mais pegando ele pra tentar arrumar e aprender mais sobre eletrônica do que tentar resolver comercialmente ou pra outro fim…
Valeu
@Ludicon eu suspeito que seja um monitor de corrente/tensao, porque olha o spark gap na PCB , nao teria porque ter um gap entre uma retificaçao .
Agora se voce quer ler a corrente VAC de um piezo @50v sei la , com um microcontrolador , fairia sendito o spark gap
Ola amigo! Eu percebi que há um capacitor ao lado desse componente. Isso ai é uma ponte retificadora. Faz uma com diodos 1N4007.
Pela imagem de +/- na placa pode ser, faz sentido.
Mas pq teria uma ponte retificadora antes do transformador? Não teria que ser depois?
Verdade kkk
Não sei pq que eles raspam o componente, dai a gente fica sem saber de nada…
Bom se for ponte acho que está tudo bem nela…
Eu identifiquei um resistor sem conduzir, vou fazer a troca dele e ver se explode novamente o fusível kkkkkk
Se explodir novamente dai vou abandonar, tem um CI la em baixo na placa raspado também, não da pra saber o que é…
Faz sim. Essa fonte é uma fonte chaveada e a retificação é o contrario de fontes lineares. Da uma olhada nesse video. https://youtu.be/rDlT23-Yc-g
Fala pessoal,
Desculpem a demora pra responder, muita correria por aqui.
Certo, estou convencido que é mesmo uma ponte retificadora… fiz uns testes baseando em algumas outras pontes parecidas e ela aparentemente está indicando curto…
Como este componente está raspado, agora estou na missão de achar outro similar para poder trocar.
Este componente que está comigo tem aproximadamente 0.5mm de comprimento, por uns 0.3,5mm largura… é obvio que isso não basta, o certo seria com o datasheet…mas como não tenho é complicado…
Estive pensando no MB6S https://br.mouser.com/datasheet/2/308/MB6S-1306734.pdf
O MB6S tem aparentemente as mesmas dimensões, então não seria problema para resoldar na placa… acredito que deva ter características equivalentes também…
O que acham? Tento com o MB6S ou tem outra sugestão?
Pensei com o Df06s que é superior nas características, porém o tamanho dele é quase o dobro deste, não iria ter como fazer a resoldagem de uma forma descente…
Obrigado!!