Raspberry Pi com HD desconectando após alguns minutos de uso

Tenho problemas com um HD WD My Passport 3TB (com fonte própria) que desconecta sozinho após algumas dezenas de minutos conectado no RPi com Raspbmc. O HD provavelmente é igualzinho a este (ou um modelo similar mas mais antigo): http://www.amazon.com/Book-External-Drive-Storage-Backup/dp/B0042Z55RM

Para tentar resolver, comprei o Hub USB 7 portas energizado da marca Trust, detalhes no link: http://matron.com.br/Default.asp?Menu=ProdutoDetalhes&ProdutoID=459128

Aparentemente o Hub está funcionando bem, pois quando plugo meu smartphone no hub, e o hub na tomada, o smartphone passa a carregar. Além disso, ligando o cabo USB no hub e no RPi (na porta USB mesmo), o RPi liga normalmente. A fonte do hub diz que são 5V e 2A. Porém, infelizmente não tenho os medidores p/ saber qntos ampere estão saindo pelas portas USB do hub.

Como faço p/ que meu HD WD My Passport 3 TB com fonte própria fique conectado e montado eternamente qndo plugado no RPi com Raspbmc?

Grande @marcogomes, é um prazer encontrar você por aqui.

Como estão todas suas conexões ao Pi e como você está alimentando ele?

Se você estiver alimentando o Pi pelo HUB não é uma boa idéia. Alguns HUBs, apesar de possuirem fonte e poderem ser usados para carregar e alimentar alguns dispositivos, segue a risca a especificação do USB 2.0 e só fornecem 500mA para suas cargas. O Raspberry Pi requer mais do que isto e por isto usar HUBs para alimentá-lo nem sempre é uma boa idéia. E quando o Raspberry Pi tem problemas de alimentação a coisa toda pode ficar bem louca. A alternativa é pegar um carregador de celular com porta mini USB que forneça 1000mA (são aqueles que dizem 5W ou mais). Veja detalhes de como é a alimentação do Pi na página oficial deles: http://www.raspberrypi.org/help/faqs/#powerHub

O fato da fonte ser 5V e 2A indica que a capacidade máxima dela é isto, mas não diz nada sobre como ele distribui isto entre as portas.

Mas mande seus detalhes que ficará mais fácil para ajudar.

Ahhh… outra pergunta, você vê alguma mensagem no console? Já tentou colocar o OS em um modo de logging mais “verbose” e ver que tipo de mensagem está aparecendo por lá?

[]s

Manoel

Estou alimentando o RPi plugando ele no carregador Micro USB da própria fundação Raspberry Pi (tem logo e tudo mais no carregador) e também plugando o cabo USB no hub e na porta USB do RPi, tentando dar ao RPi 2 fontes de energia ao mesmo tempo. Mesmo assim, agora, após 1h de uso, o HD acaba de cair. Parece que, se o HD for mais exigido, cai; caiu justamente quando eu mandei iniciar um download de 4 arquivos simultaneamente.

A mensagem que tenho é: transport endpoint is not connected

Marco, parece mesmo ser um issue de alimentação.

Tem gente falando que não consegue fornecer a quantidade de energia para o Raspberry Pi usando a porta micro USB. Neste caso você teria que usar os pinos da GPIO para isto e usar um outra fonte. A fonte da fundação indica quais especificações?

De uma olhada nesta thread:

http://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?f=28&t=26807

Eu tenho quase certeza que é pepino de alimentação. E o que você fala faz sentido, quando o disco “acorda” ou é mais exigido existe sim um pico de consumo.

@dsueiro você tem alguma dica neste caso?

Na thread que você mandou http://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?f=28&t=26807 tem gente dizendo que também pode ser um problema com ExFAT, que tudo ficou perfeito quando reformatou em Ext… Será que pode ser isso? Meu disco está em ExFAT. Se eu tiver que transferir tudo p/ outro disco, reformatar em ext e transferir tudo de volta vai demorar um tempão, são 1,5 TB de dados :stuck_out_tongue:

Sobre alimentar na GPIO, eu também já vi esta solução alguns dias atrás, achei esta placa: http://www.rpips.com/ será que é suficiente comprá-la? Será que, alimentando com esta placa, consigo usar o HD em ExFAT?

@marcogomes
Além da mensagem de erro mostrada o HD é desconectado do sistema? Ou seja o /dev/sdX desaparece?
Se sim, isso pode ser atribuído a problemas com alimentação.
Se o teu HD não tiver opção de conectar a uma fonte adicional você pode conecta-lo a um HUB USB com fonte externa.

A interface USB da Rpi é conhecida por não ser muito estável, e muito se atribui a problemas de alimentação como mencionado por @mlemos.

Oops.

Acabei de ler o primeiro tópico e você já está utilizando fonte externa tanto no HUB quanto no HD.

Verifique se qdo há o erro o HD é desconectado do sistema, em caso negativo podemos começar a desconfiar de problemas de sw.

Fechei Sick Beard, CouchPotato, Deluge e SASnzbd. O XBMC ficou ativo por mais de 6 horas e o HD não desconectou, assisti mais de 1h de filme e o HD não desconectou. Normalmente desconectaria a cada 20 min.

Reabilitei os serviços (Sick Beard, CouchPotato, Deluge e SASnzbd) para ver o HD desconectar. Após o HD ficar inacessível, os /dev/sda continuaram aqui. http://imgur.com/Ts3HFGw

Habilitei CouchPotato, Deluge e SASnzbd, o HD não caiu durante uma noite inteira, mas quando habilitei o Sick Beard, o HD caiu após algum tempo. Eu estava usando um branch alternativo do Sick Beard (com The Pirate Bay). agora estou testando um outro branch, do echel0n http://github.com/echel0n/SickRage.git, mais robusto e com mais usuários, por enquanto o HD está bem estável, mais de 24h sem cair.

Acho que consegui isolar o problema, parece que era uma mistura de RPi com pouca energia e branch problemático do Sick Beard.

Rapaz, veja bem. Meu RPi não se comunica bem com os HDDs, na verdade não se comunica com nenhum. Tanto que desisti de usa-lo para filmes (xbmc) e passei a usar só para linux e ainda sim no SSH, nunca consegui manter um teclado ou mouse funcionando por muito tempo. Minha pergunta é, qual fonte de energia vc usa para o Pi e qual HUB?

Abraços