Qual HUB vocês tem?

Meus amigos, uso o RPi há pouco menos de 2 anos e nunca consegui ligar o teclado e mouse nele, juntos, quanto mais o dongle wifi. Por isso peço que me ajudem a escolher o HUB ideal e, dependendo, a fonte de energia adequada para ele.
Alguém sugere?
Estou basicamente desistindo de tentar nesse, parece que ele está bugado, já tive um HUB que parecia que ia funcionar, então eu ouvia o barulho do HD sendo ligado repetidamente, decidi desligar para não dar problema. E o outro hub nem se quer dava o “click” sinalizando que o HD estava despertando…

Abraços

Olá? Ninguém pode tirar minha dúvida? Estou precisando pessoal…

Olá @Pablo_Murad, eu tenho um B+ mas ainda não estou utilizando pois o case, que comprei 30 dias depois ainda não chegou, eu apenas utilizei para instalar o Raspian e deixar funcionando.

Só posso dizer que qualquer adição de hardware aumenta o consumo do aparelho, então, a fonte deve acompanhar. Eu uso uma fonte universal que fornece até 1.8A e não tive nenhum problema com o B+ usando um MELE F10, apesar de que o recomendado para o B+, segundo o FAQ da página oficial, é que o B+ seja provido com até 2.5A, pois só para utilizar as 4 portas ele já usa 2A.

“though you may want to get a 2.5A (2500mA) if you want to use all 4 USB ports on the Model B without using an external powered USB hub.”

Estou pensando em comprar uma com maior amperagem caso seja necessário, pois tem alguns modelos que fornecem até 3A.

Agora, se o que você quer é ligar o RPi com um Hub, então verifique a questão 2 logo abaixo:
“It depends on the hub. Some hubs comply with the USB 2.0 Standard and only provide 500mA per port, which may not be enough to power your Raspberry Pi.”

Alguns hubs que seguem ao pé da letra o protocolo de USB fornecem 0.5A por porta, o que não é suficiente para ligar o RPi, só para essa tarefa o RPi consome 0.7A a 1A, 1.5A no B e 2A no B+.

Estou desistindo de achar um hub. Quero fazer um NAS mas está impossível achar um bom :frowning:

Olá Paulo, sou novo aqui no fórum, mas gostaria de tentar te ajudar.

Tenho um RPi e com ele montei um projeto em uma maleta. Como eu queria ligar vários periféricos a ele, e utilizar ao máximo as portas USB, pensei em comprar um HUB USB com alimentação externa. Cheguei até a reservar alguns links em sites da China, pois comparei aos preços do Brasil e a esperava iria valer a pena.

No fim das contas, em um final de semana resolvi tocar o projeto acabei deixando de lado alguns detalhes, como esse do HUB. Eu já tinha um HUB da multilaser, aqueles bem simples que são feitos para carregar junto com notebooks, que possuem inclusive, o cabo retrátil. O que eu fiz foi, desmontar o hub, tirar o cabo original e separar a parte de dados da parte de alimentação (meu projeto da maleta é tocado por uma fonte normal de computador), então, com um extensor de porta USB comum, separei os dois fios de dados da USB e liguei em uma porta USB do RPi. Funcionou perfeitamente e funciona até hoje. O hub possui quatro portas e eu já usei todas elas simultaneamente, além da porta que sobrou do RPi, que no meu caso, é o modelo A.

A foto em anexo é do HUB desmontado, veja que é daqueles bem simples mesmo, mas funcionou perfeitamente. No meu caso, eu tenho um kit de teclado e mouse sem fio, com apenas um receptor. Mas através deste hub, já utilizei sem problemas conjuntos de mouse e teclado com fio, normais.

Espero ter ajudado.

@Pablo_Murad, tenho usado há pelo menos 1 ano e meio o seguinte conjunto:

http://www.ebay.com/itm/ORICO-H4818-U2-4-Quad-Ports-USB-2-0-High-Speed-FE1-1-Hub-PnP-Driver-Free-Black-/171078395612?pt=US_USB_Bluetooth_Adapters_Dongles&hash=item27d51126dc

http://www.dx.com/p/5v-2a-universal-power-adapter-charger-black-ac-100-240v-eu-plug-3-5-x-1-35mm-157728#.VGDRARD-Y6Q

No HUB estão ligados um adaptador Wifi, um HD externo e, eventualmente, o receptor do meu teclado/mouse sem fio. Até hoje não tive problemas. Utilizo-o inclusive para alimentar o meu Raspberry Pi (B).