Olá pessoal.
Este é meu primeiro post no fórum e estou estudando a compra de minha primeira impressora 3D. Ja li bastante sobre o assunto e por isto mesmo estou aqui tentando tirar minha primeira dúvida.
Já escolhi a impressora que vou adquirir, talvez no mês que vem, a GTMax Core H4 me pareceu a melhor escolha pelo valor que quero gastar (se alguem tiver algo a dizer, por favor manifeste-se).
E é aí que surge a dúvida: O sistema Bowden, utilizado na Core H4 e na grande maioria das impressoras mais rápidas, tem o motor tracionador da extrusão bem longe do hotend. Pelo que li, esse tipo de extrusão pode dificultar o uso do filamento flexivel. Me pareceu então que o sistema da Prusa por exemplo, que é uma extrusão direta, com o motor logo acima do hotend, tem uma performance bem melhor ao imprimir flexiveis.
Alguém tem experiencia com o assunto? Impressao de flexiveis no sistema Bowden?
Vou te ajudar quanto a duvida do Flex. As impressoras que utilizam tracionador tipo Bowden, normalmente não são as mais indicadas para o filamento flexível, não por conta do sistema em si, mas por conta dos “espaços” ou folgas, nas conexões do tubo. Isso gera um caminho ou bloqueio para o filamento. Como o flexivel é menos rigido, qualquer obstáculo é um problema. Normalmente os de extrusão direta, possuem menos folgas, o que é mais acessível ao Filamento Flex. Para se imprimir com o Flex + Bownden, algumas impressoras aceitam, porem deve-se perguntar ao fabricante para tal utilização. Normalmente é possível em velocidade bem baixas.