Olá pessoal.
Este é meu primeiro post no fórum e estou estudando a compra de minha primeira impressora 3D. Ja li bastante sobre o assunto e por isto mesmo estou aqui tentando tirar minha primeira dúvida.
Já escolhi a impressora que vou adquirir, talvez no mês que vem, a GTMax Core H4 me pareceu a melhor escolha pelo valor que quero gastar (se alguem tiver algo a dizer, por favor manifeste-se).
E é aí que surge a dúvida: O sistema Bowden, utilizado na Core H4 e na grande maioria das impressoras mais rápidas, tem o motor tracionador da extrusão bem longe do hotend. Pelo que li, esse tipo de extrusão pode dificultar o uso do filamento flexivel. Me pareceu então que o sistema da Prusa por exemplo, que é uma extrusão direta, com o motor logo acima do hotend, tem uma performance bem melhor ao imprimir flexiveis.
Alguém tem experiencia com o assunto? Impressao de flexiveis no sistema Bowden?
Vou te ajudar quanto a duvida do Flex. As impressoras que utilizam tracionador tipo Bowden, normalmente não são as mais indicadas para o filamento flexível, não por conta do sistema em si, mas por conta dos “espaços” ou folgas, nas conexões do tubo. Isso gera um caminho ou bloqueio para o filamento. Como o flexivel é menos rigido, qualquer obstáculo é um problema. Normalmente os de extrusão direta, possuem menos folgas, o que é mais acessível ao Filamento Flex. Para se imprimir com o Flex + Bownden, algumas impressoras aceitam, porem deve-se perguntar ao fabricante para tal utilização. Normalmente é possível em velocidade bem baixas.
Olá. Agradeço, antes tarde do que nunca…rs. Comprei minha impressora, GTMax 3D Core A3v2. Realmente para imprimir flexivel dá mais trabalho. Estou imprimindo agora em 20mm/s mas acho que dá para chegar nos 40 ou 50 mm/s, só preciso estudar mais e fazer mais testes. Tenho a impressora faz uns 2 meses e estou cada dia aprendendo uma coisa nova… Pensei que fosse um pouquinho mais fácil mas para aprender realmente tem que treinar muito e fazer muitos testes. Valeu, abs!
Olá Paulo, possuo uma A3 V2, e justamente nessa semana testei com o flex, foi tranquilo, usei as configurações que a Gtmax passou. Vc está no grupo do face 3D Geek Show ou Impressora 3D Brasil? Postei lá o meu resultado. Imprimi a 50mm/s. Abraço