Sistema de extrusao Bowden e os filamentos flexiveis

Olá pessoal.
Este é meu primeiro post no fórum e estou estudando a compra de minha primeira impressora 3D. Ja li bastante sobre o assunto e por isto mesmo estou aqui tentando tirar minha primeira dúvida.
Já escolhi a impressora que vou adquirir, talvez no mês que vem, a GTMax Core H4 me pareceu a melhor escolha pelo valor que quero gastar (se alguem tiver algo a dizer, por favor manifeste-se).

E é aí que surge a dúvida: O sistema Bowden, utilizado na Core H4 e na grande maioria das impressoras mais rápidas, tem o motor tracionador da extrusão bem longe do hotend. Pelo que li, esse tipo de extrusão pode dificultar o uso do filamento flexivel. Me pareceu então que o sistema da Prusa por exemplo, que é uma extrusão direta, com o motor logo acima do hotend, tem uma performance bem melhor ao imprimir flexiveis.

Alguém tem experiencia com o assunto? Impressao de flexiveis no sistema Bowden?

Abraços!

Vou te ajudar quanto a duvida do Flex. As impressoras que utilizam tracionador tipo Bowden, normalmente não são as mais indicadas para o filamento flexível, não por conta do sistema em si, mas por conta dos “espaços” ou folgas, nas conexões do tubo. Isso gera um caminho ou bloqueio para o filamento. Como o flexivel é menos rigido, qualquer obstáculo é um problema. Normalmente os de extrusão direta, possuem menos folgas, o que é mais acessível ao Filamento Flex. Para se imprimir com o Flex + Bownden, algumas impressoras aceitam, porem deve-se perguntar ao fabricante para tal utilização. Normalmente é possível em velocidade bem baixas.

2 curtidas

Olá. Agradeço, antes tarde do que nunca…rs. Comprei minha impressora, GTMax 3D Core A3v2. Realmente para imprimir flexivel dá mais trabalho. Estou imprimindo agora em 20mm/s mas acho que dá para chegar nos 40 ou 50 mm/s, só preciso estudar mais e fazer mais testes. Tenho a impressora faz uns 2 meses e estou cada dia aprendendo uma coisa nova… Pensei que fosse um pouquinho mais fácil mas para aprender realmente tem que treinar muito e fazer muitos testes. Valeu, abs!

Olá Paulo, possuo uma A3 V2, e justamente nessa semana testei com o flex, foi tranquilo, usei as configurações que a Gtmax passou. Vc está no grupo do face 3D Geek Show ou Impressora 3D Brasil? Postei lá o meu resultado. Imprimi a 50mm/s. Abraço