TAG names para hospital público

Fala galera!

Meu nome é Bruno e sou novo aqui. Já faz um tempo que utilizo um quadro Kanban
para administrar visualmente as pacientes de um hospital público que trabalho.

São várias peças magnéticas (manta magnética revestida de vinil colorido, recortado em retângulos) onde por cima vai uma etiqueta colada com a identificação da paciente.

Funciona, mas não é funcional, porque são 1200 pacientes e um arranca e cola etiqueta infinito :disappointed_relieved:

O ideal seria algo intercambiável, com cores específicas e um tamanho que é difícil encontrar em alguma solução pronta. Achei esse modelo e reduzindo o tamanho, ficaria perfeito:

https://www.printables.com/model/63951-slide-in-label-holder

Mas seria viável imprimir 1000 deles? Ou eu poderia produzir um molde
impresso para produzir em resina?

O hospital é público e toda a verba sai do meu bolso. Já gastei muita grana e agora
preciso otimizar e evitar desperdício. Por isso estou procurando dicas :slight_smile:

Uma abraço e obrigado quem puder dar alguma sugestão!

Dá para fazer por molde, mas em peça única é complicado. Eu sugeriria produzir em duas partes e colar. Até mesmo por impressão 3D dá para usar esse método, que evita suportes.
Além disso, você pode imprimir apenas a parte que faz a retenção dos cartões (a “moldura”) e colar isso em retângulos de acrílico cortados a laser. Se precisar te ajudo na parte da modelagem 3D.

1 curtida

Cara, muito obrigado pela dica. Estava quebrando a cabeça e, realmente, fazer apenas as molduras e colar me parece bem mais factível. A moldura teria um decalque numa das laterais pra funcionar como canaleta e inserir o cartão, certo?

O exemplo que eu achei era peça única e fazer isso em grande escala estava mais complexo, quando na verdade o grande objetivo é ter um suporte que seja intercambiável e permita eliminar as etiquetas para tornar o sistema mais flexível: paciente que estão em tags laranjas, eventualmente viram vermelhas, por exemplo. Então preciso trocar um cartão de suporte.

Você acha mais viável imprimir o molde dessa moldura e fazer em resina (são 6 cores) ou imprimir as 1000-1300 molduras?

Obrigado mais uma vez!

Pela mão de obra, eu faria por impressão. Para o serviço render você precisará muitos moldes (o tempo de cura de uma epóxi é de algumas horas, e se for fazer em Poliuretano tem menos de 2 minutos).
As molduras serão produzidas rapidamente, o que iria demorar são as placas traseiras, e essas você manda cortar em acrílico ou outro material semelhante. (pode ser até MDF se quiser).
Eu trabalho justamente com isso, resolver esse tipo de pepino em escala/custo viável… hehehehe…

1 curtida

Obrigado, Claudio. Eu fiz umas 700 tags dessas colando adesivo vinil colorido e recortando manta 0.8mm uma a uma. O resultado não ficou padronizado (o que me incomoda pq é um sistema de gestão visual) e o vinil não funcionou bem como suporte para escrita, por isso passei utilizar as etiquetas. É o famoso melhor feito que perfeito e durante a pandemia ajudou demais a gerir o caos.

Acho que o fundo em acrílico ficaria melhor, pq também preciso aplicar uma manta magnética, pq o sistema todo é em uma parede forrada com chapas para ser magnético. As peças “caminham” pela parede.

É um baita pepino mesmo rsrsrs. Mas tua dica deu uma clareada boa pra mim aqui, cara.

Esqueci de te perguntar: que cola você indicaria para unir a moldura com o acrílico? As peças são manuseadas - dependendo da cor - com frequência.

Se imprimir em ABS, que seria a minha escolha, pode usar cianoacrilato (superbonder), mas use o de alta viscosidade e o spray ativador.
Algo assim:

Aplique o ativador em uma superfície (eu faria no acrílico) e o adesivo na moldura. Deixe uma “borda” de alinhamento na moldura, de forma que o acrílico fique oculto. Isso garante melhor aparência e uma certeza de colagem guiada.
Deixe cerca de 0.25 ou 0.30mm de folga entre acrílico e impressão, para ter espaço para o adesivo. e se precisar mesmo, ainda pode mandar recortar o acrílico com um furo para nele colar imãs de neodímio ou colar manta magnética depois.

1 curtida

Obrigado pela dica da cola. Já salvei aqui.

Quando você sugeriu a colagem, eu pensei em fazer um gabarito (um chanfrado numa madeira com a tupia ou um caixilho) mesmo pra colocar a chapa de acrílico e a moldura

Mas dessa maneira que você disse, a moldura poderia ter esse chanfrado com a profundidade da espessura da chapinha. Ou seria mais simples apenas extravasar o tamanho dela alguns milímetros, como uma sangria? Parece bobagem, mas vai ser um processo repetido pelo menos 1000 vezes por uma pessoa só kkkkkk

A manta 0.8 foi exaustivamente testada. Fica até como dica pra quem quer trabalhar com manta magnética, pois o custo dela não é tão maior que a 0.3 e o magnetismo dela ficou bem demais.

Mas como parte da peça vai ser impressa, criar dois compartimentos para inserir o neodímio sería um belo upgrade. Nesse caso a moldura teria o compartimento para inserir pelo menos dois neodímios, mas teria que tudo alinhar bem: chapa, furo da chapa e compartimento, para o neodímio ter bom contato com a parede metálica. Não sei se tenho essa habilidade kkkkkk


A parte azul seria a moldura em corte, a parte verde o acrílico. Folga apenas nas laterais. Moldura impressa com a face frontal na mesa, sem suportes. Se precisar me passe as dimensões e eu modelo em 3 minutos para você…
E, para o serviço render, você pode optar por colar com Epóxi bi componente (tipo Araldite), mas a de 90 minutos, que dá tempo de misturar, colocar numa bisnaga ou seringa, e trabalhar com várias peças de cada vez.
Sugestão de cola para esse caso:

Também fica excelente, e aplica só no canto mesmo, com uma agulha de caibre grosso, por exemplo, encurtada no esmeril ou de outra forma, descartando a seringa ou bisnaga depois. Uso muito esse método aqui.

1 curtida

Boa tarde, Claudio! Tudo bem por aí? Nesse esquema colando nas lateral com aplicador renderia bem mais, sem dúvida alguma. Mas teria uma canaleta para inserir a tag?

A etiqueta térmica que a instituição tem é uma 55x30 para impressora térmica. Qualquer padrão fora disso eu teria que comprar (hoje eu compro uma para jato de tinta e fazemos as anotações a mão mesmo). Então fiz o novo modelo com o tamanho, pq além de padronizar com a impressão, posso automatizar um pouco.

A janela da moldura ficou com -0.3 mm na largura e altura, 52x27. Só chutei que essa folga seria o suficiente, mas tem a configuração de impressão… Olhando um chaveiro daqueles com identificadores de plástico, vi que a folga é bem justa mesmo. E a janela não tá centralizada, pq a percepção da cor é importante, então uma área maior com a cor ajuda na visualização.

Sim, você deixa uma abertura em uma das laterais para inserir a etiqueta, colando apenas três lados.
Eu desenhei em corte mostrando dois lados para simplificar.

1 curtida

Certo, Claudio. Obrigado mais uma vez. Nesse caso um lado da moldura mais largo facilita a manipulação das tags, pq o esforço na hora de mover ou reposicionar vai concentrar mais nesse lado.

Aproveitando, se fosse indicar uma impressora fechada (por conta do ABS que vc indicou) para esse trabalho, qual modelo vc sugeriria?

Às ordens, esse é o objetivo do Fórum…
Eu tenho impressoras Sethi3D há 6 anos, nunca tive de outra marca, atualmente estou com uma AIP e uma S3, e gosto tanto das máquinas que quis me tornar uma assistencia técnica “informal”, então a minha recomendação é meio suspeita… heheheheeh…
Recomendo fortemente a Sethi, embora saiba que existem impressoras bem mais baratas. O suporte técnico é muito bom, e as máquinas são muito bem construídas.