ViewDuino - Programa para gráficos com o arduino

Pessoal, estava cansado de a cada novo trabalho com o arduino ter que fazer um novo script processing (ou adaptar o antigo) para os detalhes desse trabalho. Para simplificar a minha vida, e a da comunidade, eu fiz um programa em python que deve cobrir todas as minhas necessidades.

http://teachduino.paginas.ufsc.br/viewduino-uma-interface-grafica-para-dados-do-arduino/

O programa é bem completo, ele permite salvar tabelas, fazer gráficos que atualizam de forma dinâmica ou não, fazer histogramas, criar ajustes de curvas, displays com mostradores de números na tela do computador etc.
Quem quiser testar, divulgar e ajudar, todas as informações estão no site. O software é 100% free e assim ficará pelo resto da vida.

5 curtidas

Muito bom, como ele pega do serial deve receber então de qualquer microcontrolador!?

Sim Thomaz, tecnicamente ele pode receber qualquer dado vindo de uma comunicação serial. Eu não testei ainda, mas eu acredito que vai funcionar.

1 curtida

Cara, eu estava realmente precisando de algo assim, no meu TCC estou trabalhando com coleta de dados através do arduino e isso vai ajudar muito nos gráficos. Muito obrigado por compartilhar!

Parabéns pelo projeto Daniel! Cara, estou a frente de um novo trabalho e dessa vez eu preciso gerar gráficos da tensão e da corrente de um motor trifásico com a possibilidade de imprimir relatório deles… e ainda ter como alterar o angulo de disparo do motor…

Isso é possível com seu programa ?

Grande abraço!

Sim, é possível. Você só precisa que o arduino envie os dados de V e i e mandar fazer o gráfico. Ele tem um botão imprimir e exportar imagem dentro do próprio gráfico.
Bom uso.
Daniel

Muito obrigado Daniel, será de grande ajuda!

Instalei na minha maquina, ubuntu, mas não carrega o viewduino. Alguem saberia me ajudar?

Instalei no ubuntu também, mas não deu certo. Apresenta o seguinte erro:
File “viewduino.pyw”, line 351, in createAction
self.connect(action, SIGNAL(signal), slot)
NameError: global name ‘SIGNAL’ is not defined

1 curtida

Penso em desenvolver um projeto , alguém do fórum conseguiria desenvolver um software para controle de bombas e nível? ligar desligar , checar nível, gerar alarme e o mais importante gerar tudo isso em interface gráfica para usuários leigos poderem usar ?
Estou disposto a pagar pelo desenvolvimento se funcionar.

Muito bacana a ideia desse software. Porém não estou conseguindo rodar ele aqui no meu Lubuntu 16.04, aconteceu o mesmo problema relatado pelo Alberto_Melo ali atrás.
A mensagem de erro é a seguinte:
Traceback (most recent call last):
File “/usr/local/bin/viewduino_core/viewduino.pyw”, line 905, in
main()
File “/usr/local/bin/viewduino_core/viewduino.pyw”, line 899, in main
ex = ViewDuino()
File “/usr/local/bin/viewduino_core/viewduino.pyw”, line 154, in init
self.initUI()
File “/usr/local/bin/viewduino_core/viewduino.pyw”, line 175, in initUI
tip=lang.freq_adj_Tip)
File “/usr/local/bin/viewduino_core/viewduino.pyw”, line 351, in createAction
self.connect(action, SIGNAL(signal), slot)
NameError: global name ‘SIGNAL’ is not defined

Pessoal do Ubuntu é só dar um “sudo apt-get -f install” e depois rodar de novo.
Se não funcionar, me manda e-mail que facilita a comunicação: girardi1309@gmail.com

Bom dia! Parabéns pela iniciativa! Acredito que seu projeto vai ajudar muito em alguns trabalhos que venho desenvolvendo com a interface arduino + python, porém eu não consigo baixar o viewduino pelo site, o link está fora do ar. Você poderia colocar outro link para download aqui ou atualizar o do site. Desde já muito obrigado!

Olá, links corrigidos. Pode tentar de novo.

Preciso de suporte!
Quero entrar nesse ramo de impressão 3D, fazer um curso é trabalhar.
Alguém pode pode me orientar?
Boa noite!