Adeus Arduino, Olá ESP8266!

Tenta este tutorial e dê o retorno.

Valeu sksdutra !!! Reconheceu certinho.
Agóra é só começar a brincar.
Muito obrigado meeeesmo! Assim que conseguir fazer alguma coisa com ele compartilho com todos. Até mais.

2 curtidas

Vale mesmo a pena trocar o firmware para rodar os scripts em .lua?

Recentemente comprei 2 modules ESP 8266 pasta começar os testes r’s

Essa plaquinha promete!

Até a sola do meu tênis vai ter uma pra saber eu estou pisando torto haha

Sem dúvida. É melhor programar com a IDE do Arduino.
Porém, se o programa for muito simples e você tiver dificuldade com o C, o LUA é uma boa alternativa.

Comprei esses dias, ainda não li, mas foi escrito pelo Pai de Luaaaaaa.

RIO - Depois de 12 anos sendo publicado em diversos idiomas, finalmente foi lançada em 2015 a primeira versão em português do livro “Programando em Lua”, do Prof. Roberto Ierusalimschy, do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio.

$67 reais no submarino

1 curtida

Já era sem tempo! Mas eu li a primeira edição gratuita em inglês, se eu realmente for precisar novamente algum dia, pego essa!

Só passando para dizer que dei uma atualizada no controle de portão via WiFi:

Bem melhor agora :blush:

1 curtida

Olá Jalf. Parabéns pelo projeto!
Não encontrei o link dele. Pode passar?
Obrigado!!

Não aparece na descrição do vídeo?
Eis o link: https://github.com/jalf/portaonator Date: Mon, 10 Oct 2016 11:09:50 +0000

1 curtida

Boa noite Jalf.
Muito bom o projeto, parabéns.
Estou tentando terminar um projeto de abertura de um alçapão de escada que estou fazendo utilizando um ESP8266-12f, um relé e dois push_button simulando os fim de curso.
O código eu achei na net e dei uma alterada basica nele, eu nào tenho muita experiencia com a parte de programação mas estou estudando.
O projeto funciona até a parte de ligar e desligar o relé com os botões da pagina em html, acesso pelo ip tudo certinho, consigo ler os estados dos dois push_button, porem quando aciono um dos push_buttons simbolizando que o alçapão chegou na abertura total deveria desligar o relé mas não acontece.
Você poderia me ajudar?
Segue o código:
https://pastebin.com/t4tnRVne
Obrigado

Maravilha, hum? Gosto demais dele também.
Não leve a mal dar pitaco, mas ele não é ARM. A arquitetura é Tensilica e ele é uma CPU, não uma MCU. Ele pode rodar RTOS e ter um sistema de arquivos pra armazená-los como se fosse um sistema qualquer (só não tem suporte a diretórios - sistema de arquivos é o SPIFFS).

Não sei porque, por padrão ele vem a 80MHz, mas você pode passá-lo a 160MHz por software.
Me inscrevi lá no seu canal, vlw.

Amigo, boa tarde.

Estou implementando junto com uma equipe, um projeto para conclusão de curso na faculdade. Esse projeto é de automação residencial. Estamos tendo problema em configurar o ESP para acesso através da internet, ou seja, acessar via internet externamente de qualquer lugar. Internamente ele funciona com a rede wi-Fi mas externamente não conseguimos conectar.
Alguém tem alguma dica que possa nos ajudar?

Obrigado

Você tem duas tarefas específicas;
1 - colocar o ESP pra funcionar em sua rede local, recebendo IP do seu roteador WiFi.
2 - Abrir uma conexão entrante no seu roteador para permitir acesso através da Internet a uma determinada porta. Talvez seja desejável utilizar o dyndns também, mas existe um contorno, que é fazer o ESP buscar (via get em uma url) o endereço IP público e enviar para o seu celular. Nesse caso, você poderá utilizar um broker público mesmo, já que é um TCC. Recomendo o Mosquitto como broker público.
Se precisar de referências para configurações do ESP ou do MQTT (além de app para o celular), faça uma busca aqui:

Estou usando o módulo Node MCU ESP 8266 para fazer a leitura analógica de um sinal que possui componentes de até 40 Hz de um sinal de eletroencefalograma para um trabalho de iniciação científica da universidade. Estava com um problema de corte do sinal que consegui resolver acrescentando um delay no código. Desta forma, o módulo é programado para servir como ponto de acesso onde o meu computador (cliente) acessa usando o protocolo TC/IP. Assim quando um cliente acessa meu módulo, o mesmo passa a enviar as informações que serão recebidas pelo computador. Fiz um programa no Labview para receber essas informações e mostrar os dados brutos num gráfico, mas preciso aplicar alguns filtros digitais neste software e avaliar o espectro de freqüência deste sinal. Vou colocar aqui tanto meu código em linguagem arduino que programei o módulo, quanto o .VI para você entender melhor. Eu poderia usar um protocolo UDP mas não conseguir programar meu módulo para usar esse protocolo.
A forma como eu reduzi a taxa de amostragem acho que não é a da mais elegante, mas não consegui achar outra forma que eu pudesse, por exemplo, mudar o prescaler que faz mudar a taxa de amostragem desse módulo. Vou postar uma figura de um sinal senoidal mostrado no gráfico do LabView antes de eu colocar o delay. E com o delay a forma está sem esses cortes na senoide, ou seja, está mostrando uma senoide normal.
Pelo o que pesquisei e conversei com alguns professores, a taxa de amostragem estava muito alta, assim, caso algum pacote de dados não fosse enviado corretamente o módulo não tinha tempo suficiente para reenviar o pacote e receber os novos dados para um novo pacote de dados. Então começava dar erro e cortar o sinal no gráfico.
Agora o problema está em aplicar alguns filtros digitais neste software e avaliar o espectro de freqüência deste sinal. Pelo o que entendi do LabView, para realizar essas tarefas o sinal precisa ter uma taxa de amostragem do sinal fixa. Então fiz uma pequena rotina para ver se pelo menos a taxa de amostragem do sinal pelo módulo era constante e verifiquei que já ali não era. Vi leituras de tempo entre 160 us até 180 us entre uma amostra e outra sem o delay de 4ms que está no código. Acho que no envio das informações pode ocorrer alguma variação e até no LabView alguma variação nesses valores, tomara que eu esteja enganado.
Para tentar resolver esse problema tentei usar alguns blocos do LabView que pudessem me auxiliar na resolução deste problema e foram basicamente 3: Build Waveform, Align and Resample Express VI, Resample Waveforms (single shot). Minha idéia foi reconstruir minha forma de onda com uma taxa de amostragem pré-determinada por mim. Mas acho que não sei usar essas ferramentas corretamente. Tentei de várias maneiras e infelizmente não obtive êxito.

O link para baixar meu programa .VI e programa arduino é: https://drive.google.com/drive/folders/1_FItfUE8IW52u7Ec4WdggadKnMH7QR5O?usp=sharing

Alguém pode me ajudar a resolver esse problema?