Arduino para projeto comercial


#1
Olá amigos boa noite, deixa eu me apresentar:
Trabalho com eletrônica, manutenção, desde 1995, e nunca peguei uma linguagem de programação para estudar a fundo, pois me decepcionei com assembly nas primeiras 2 horas e desisti. :)  Essa tentativa e frustração tem uns 7 anos.

Tenho uma empresa a 10 anos, e comercializo produtos eletrônicos muito simples que paguei engenheiro que desenvolveu as firmware em C.
Descobri recentemente, ou melhor, cheguei a conclusão que qualquer técnico com conhecimentos em programação, ou engenheiro recem formado consegue fazer os projetos desses produtos, pois são bem simples, configuração por teclado, display 16x2, armar rele, ler sensor de presença, comunicação serial RS232 ou USB.

Levando em conta o meu grande interesse por aprender a programar micro, fazer a "coisa" do meu jeito, hoje eu que faço os gabinetes dos meus produtos,  eu que desenho as PCI, painel de policarbonato, etc.

Então conheci o "Arduino" em Dezembro de 2014, um amigo que me mostrou uma plaquinha me explicou algumas coisas e apaixonei.

Tenho algumas duvidas, básicas, pré aprendizado e gostaria da ajuda de vocês.
Pois se o Arduino é tão fácil e está ai no mercado, pra que vou estudar e investir tempo em C?

1º Posso desenvolver projetos de produtos utilizando o Arduino, e vender comercialmente esses produtos?
 Obs.: Não vou utilizar a placa arduino uno328 ou mega2560, vou usar apenas o uno ou mega para aprendizado e desenvolvimento do produto, depois vou desenhar a PCI como se faz necessária para o produto em questão, e apenas gravar a firmware que foi feita em cima do uno, na placa que eu desenhei.
 Posso criar produto dessa forma?

2º É confiavel criar produto comercial feito com Arduino?
Obs.: Estou tendo essa duvida, pois muitos ja disseram que não é confiavel que da muito problema, outros ja disseram que é a linguagem do futuro, mais fácil, que qualquer um pode criar projetos.

3º Arduino está para a linguagem C, assim como Delphi está para Pascal?
Esta certa essa afirmação? Arduino é apenas uma plataforma de desenvolvimento, uma ferramenta, da linguagem C ??

4º A IDE (Interface de desenvolvimento) do Arduino é confiavel mesmo? Reforçando o item 1 e 2, posso estudar, aprender, desenvolver pequenos produtos comerciais, e comercializar sem dor de cabeça, que se tiver que dar problema vai ser com hardware porque tinha que dar mesmo!!! Estou certo nessa afirmação? 

Desculpe ter escrito um texto grande e obrigado a quem puder me ajudar.

grato;
RodBeo…


#2

Porque Arduino é uma “mini linguagem” baseada em C, ela é toda escrita em cima de AVRLibC e tem algumas restrições, por exemplo, Arduino faz apontamentos para pinos e não para portas, esta abordagem faz com que você escreva mais loops quando precisa que o código acesse muitos “pinos” o que seria mais simples e inteligente se a porta do Microcontrolador fosse acessada, coisa simples de se fazer programando diretamente em C.

Essa resposta está contida no F.A.Q. do Arduino detalhadamente. Leia a parte: Can I build a commercial product based on Arduino?

Depende, se a pessoa conhece o que está fazendo, vai conseguir criar um excelente produto, caso contrário, já sabe… Quem tem que ser confiável é o autor do produto e não a plataforma, esta é meramente um meio, uma ferramenta de criação. A primeira pessoa que me ensinou a programar há muitos anos atrás me disse algo que nunca esqueci: “A máquina faz o que você manda, não o que você quer.”. Sempre que vejo alguém jogar a culpa do problema no meio escolhido para o desenvolvimento, penso logo se tratar de mera incompetência.

Arduino é um subconjunto de AVRLibC e utiliza o AVR-GCC para a compilação, as primeiras versões de Delphi também eram um subconjunto de Pascal, hoje em dia, Delphi é considerada uma linguagem própria, com um compilador próprio, apesar de trazer consigo uma sintaxe semelhante à de Pascal, então são coisas diferentes, mas entendo sua questão: Em termos de sintaxe do código, Arduino tem uma sintaxe semelhante à de C, assim com Delphi tem uma sintaxe semelhante à de Pascal.

Continuando, Arduino é toda a suíte de desenvolvimento que inclui, IDE, linguagem, placa e a filosofia de “Open Hardware” que traz consigo.

Para projetos pequenos e de aprendizado, é suficiente, o que importa, de fato, é o desenvolvedor ser competente, você está muito preocupado se o Arduino é bom e confiável o suficiente para um produto comercial e se suas ferramentas são boas e confiáveis para realizar o seu projeto.

Independente de usar Arduino e suas ferramentas, é a pessoa que tem que compreender o MCU e o que ela está tentando desenvolver, ela tem que ser competente para realizar, Arduino e suas ferramentas são meramente uma forma dentre tantas outras de chegar a um resultado final, portanto, preocupe-se em aprender o máximo que puder independente disso.


#3

Desenvolvi uma biblioteca que possibilita escrever os termos da linguagem C para o português. Por exemplo, a função “pinMode” pode ser escrita como “configPino”, a função “setup” é escrita como “inicializa”, “void” é escrito como “vazio”, “digitalWrite” é escrito como “escrevePino”, etc.
exemplo “blink” usando esta biblioteca:

Se quiser deixe o email que te mando a biblioteca.