Olá pessoal, preciso criar um projeto em que possa haver conexão entre 4 arduinos, cada arduino vai estar em uma distância de 20 metros, não sei se isso é possível, gostaria de ajuda se posso fazer isso com um arduino apenas pois o projeto é para uma cadeia, o projeto consiste em controlar a abertura de celas dos detentos, cada pavilhão tem uns 15 metros do diferença para o outro, o programa vou desenvolver em C#, mas arduino não tenho muita experiência. Vocês pode dar ideias de como posso fazer esse projeto? Cada pavilhão controla 16 aberturas de celas aonde tem 2 raios com 8 celas cada, de certo vou precisar de reles. Minha dúvida e como juntar tudo isso.
Se for um projeto de estudo você pode ter um arduino e esse acionar 4 ou mais modulo relê, agora se pensa em colocar isso em produção dá a chave pros detento e vai logo para os finalmente.
Obrigado Nicolas pela ajuda!
Então, eu preciso conectar 64 celas, pensei em fazer isso usando reles, o rele que tem mais canais em arduino que achei é de 16 canais, no caso ia usar 4, eu pensei em usar o arduino MEGA, mas não sei como conectar os 4 reles nesse arduino, pode dar uma luz?
Esses modulos de relê são comunicação I2C com o Arduino então só ocupa uma porta lógica, o Arduino UNO se não estou enganado tem somente 1 porta que suporte I2C já o MEGA tem duas.
Se for isso mesmo e precisa de 4, vai ter que ligar 2 modulo relê em cada MEGA e fazer a comunicação entre eles via serial.
@ricardosites
eu pensaria em usar um protocolo de comunicação tipo rs232 ou um multiplexador em conjunto com um uln2003 ou algo assim. considere que 64 fios saindo de uma placa e cobre pra cacete. entao faz sentido desenhar modulos reles que funcione com um BUS, assim utilizaria so 4 fios para alimentar e acionar todos, senao voce vai pagar mais caro em sei la quantos metros de fio, vs um MCU de R$1 em cada rele, entendeu?
Use rede modbus rtu com o rs485.
CAN Bus vc controla com somente dois fios e pode alcançar 1000 metros a 50kbps ou 1Mbps a 40 metros e a confiabilidade é superior a I²C. CAN Bus é usado em automoveis, elevadores, equipamentos industriais etc… Procure no Google tem dúzias de projetos, uma dica para começar: Barramento CAN entre Arduinos UNO - Embarcados
Boa Sorte e não esqueça de dar um feedback pra gente como anda o projeto.