Dicas de como programar ESP8266 (ESP-01 e ESP-12)

Opa, tudo joia?? :slight_smile:

Rapaz… você acabou misturando tudo mesmo! Vamos com calma, jovem! :slight_smile:

Vamos lá… Na minha plaquinha (a do circuito com 2 botões e que eu enviei a foto antes das fotos do @rafaelcs) eu ligo o LED na GPIO 2, porém, eu faço a lógica inversa… o NEGATIVO do LED na GPIO com resistor, o POSITIVO no VCC e o led acende em LOW. Você pode também ligar o POSITIVO do LED com resistor na GPIO, o NEGATIVO no GND e acender em HIGH, vai depender da lógica que você utilizar.

No circuito que enviei, o P2 é a entrada do meu conversor USB/Serial, o U1 é o regulador de tensão e o P1 é onde vai encaixado o ESP-01. Lá na foto que enviei da minha placa dá pra ver bem isso. Uso o regulador de tensão porque na minha placa USB/Serial não tem o botão para escolher entre 3.3 e 5v, logo, ela só trabalha em 5v e eu precisei do regulador para alimentar o ESP-01 corretamente. Eu não tenho certeza se os 3.3v do seu FTDI tem capacidade para alimentar o ESP-01 que, em picos de consumo, pode chegar a 400 mA de consumo.

Mais um voto para a mudança do título do tópico… pois o que era um presente de grego já virou um bom repositório de circuitos e informações sobre o ESP8266 :slight_smile: