Módulo rele circuito


#1

Olá amigos,

A ideia do resistor no led é fornecer a corrente adequada para o led, até aí tudo lindo. Mas me esclarecem esse esquemático entre outros que estão da mesma forma…

+12vdc vai direto no led seguido pelo resistor. Não seria o contrário, +12vdc ir no resistor para depois o led? Se o +12vdc está indo direto para o led, que função está fazendo o resistor depois dele? Vai queimar o led pô rsrsrs

Uma força pra mim entender.
Atenciosamente

98E7C2BA-415A-4D14-A484-FE1C7FC607ED-10021-00000B45F88F5B78


#2

Se o resistor e o LED estão ligados EM SÉRIE, então a corrente que passa por um necessariamente passa pelo outro, e portanto a corrente é igual nos dois elementos… e assim tanto faz quem está “antes” de quem.
Lei de Kirchoff…


#3

Poxa, eu jurava que a corrente X passava pelo resistor, que este transformava em outra corrente X para o bom funcionamento do Led. Na real é isso que acontece, mas não fazia a menor ideia de que a ligação em série não interfere no posicionamento sendo o Led antes ou depois do resistor e vice versa.

Claudio, não querendo aproveitar da sua boa vontade, e aquele resistor de 10k antes do transistor que desce para o gnd? Qual a função dele? Fiz o teste no meu circuito sem ele aqui e funcionou normalmente. Posso ignora-lo? Que função ele está tendo?


#4

O resistor de 10k é o chamado “pulll down”, e garante que o transistor não vá conduzir a menos que você tenha o nivel correto de sinal no pino 2 do conector. Se omitir esse resistor, muito provavelmente terá aquecimento no transistor, e até mesmo acionamentos indesejados ou não confiáveis no relê.
Lembre-se de que transsitores bipolares são AMPLIFICADORES DE CORRENTE, e não “chaves liga-desliga” como portas lógicas. A corrente de coletor é proporcional à de base, e assim se você tiver uma pequena corrente indesejada fluindo para a base, terá uma corrente de coletor que, no mínimo, causará desperdício de energia, mas que geralmente pode causar o aquecimento do transistor e até da bobina do relê, além das instabilidades de que já falei.


#5

Boa, valeu pela explicação!! :facepunch:t2::facepunch:t2: