Como esse circuito funciona?

Comecei a estudar eletrônica há pouco tempo. Gostaria de saber o que cada resistor faz nesse circuito e se R1 está em série com o capacitor, se R1 está em série com R2, se o capacitor está em série com R2, se R2 está em série com a led.

Simulei ele no simulador Tinkercad, mas não sei se fiz a montagem correta:
Cool Amur-Turing (tinkercad.com)

R1 está em série com o resto do circuito. R2 está em série com o led, e ambos em paralelo com o capacitor. R1 basicamente está definindo o tempo de carga do capacitor, e R2 é um limitador de corrente para o led. Quando o circuito for fechado,capacitor C começa a ser carregado, até atingir uma tensão na qual será possível acendero led. Acredito que isto ocorrerá gradualmente de apagado até um brilho máximo definido pelo limitador de corrente (R2+R1) , e que o tempo será determinado por R1 e C. Uma vex atingido o brilho máximo, o led permanece neste nível até a chave ser aberta de novo. neste caso o capacitor começa a se descarregar por R2 e pelo LED, que vai diminuir gradualmente de brilho até apagar. Como R2 é maior que R1, a descarga será mais lenta que a carga.

1 curtida

a montagem está correta, mas a simulação acontece muito rápido. se quiser ver o brilho do led variar mais lentamente, aumente por exemplo em umas 5 vezes os valores dos resistores. Talvez precise aumentar a tensão também, para compensar a perda de brilho.

1 curtida

Como é possível saber que o capacitor está em paralelo com R2 e o led?

Já que o R1 está em série com o R2 a corrente é a mesma para os dois? Fiz o cálculo aqui e deu mais ou menos 1,6mA. Mas não entendi o porquê a corrente de R2 é a mesma que R1 , visto que antes do R2, há um outro caminho, que é o caminho para o capacitor. A corrente não se dividiria? Então a corrente em R2 não deveria ser diferente de R1? Você sabe como faço para calcular a corrente do capacitor e a do led?

Não, porque há uma bifurcação no circuito que leva para o capacitor e para R2, então a corrente deve se dividir entre estes 2 caminhos. Bom, pelo menos no início do processo, enquanto o capacitor C está sendo carregado, a maior parte da corrente que passa por R1 irá para a carga dele. Depois que a tensão se estabilizar nesta junção do circuito, e o capacitor estiver totalmente carregado, aí sim faz sentido considerar que este trecho se tornou um circuito aberto (capacitor ideal) e fazer os cálculos como se R1 e R2 estivessem em série, bem como o led.
Esse é um tipo de circuito que não dá para analizar estaticamente, como se tivesse um comportamento imutável desde que é ligado até daí em diante. O capacitor coloca uma parte transiente nele que precisa ser analizada também, dependendo da aplicação que vc dará a ele.

1 curtida

Obrigada! Você sabe como faço para calcular a corrente do capacitor e a do led?


Quando adiciona mais capacitores como nessa imagem acima. O que acontece com o circuito e a led?

Quando adiciona R3 como nessa imagem abaixo. O que acontece com o circuito e o led?

Circuito com 3 capacitores em paralelo é equivalente ao original com capacitor de 600uF.
Vai aumentar os tempos de carga e de descarga.

No circuito 10, aumenta a limitação de corrente no led, que deve então ficar menos brilhante que o do cirtcuito inicial. Deve aumentar o tempo de carga ( a tensão final sobre o capacitor será maior) e o de descarga (passa menos corrente pelo led, então o capacitor descarrega mais devagar)

OBS.: vc está mandando sua lista de eletronica da faculdade aqui pra gente resolver?? :smiley:

O circuito que tem três capacitores e duas resistências é o circuito que demora mais para a led desligar, após soltar o botão? O segundo que mais demora para a led desligar, após soltar o botão é o circuito que tem três resistências ?E o circuito que desliga mais rápido é o que tem duas resistências e um capacitor?
As questões quer que monte esses circuitos no simulador Tinkercad. Mas
é preciso saber um pouco como eles funcionam, por isso, estou postando.