Onde aprender mais sobre eletrônica?

Oi pessoal,

Comecei a mexer com esse negócio de eletrônica (arduino mais especificamente) a pouco menos de 2 semanas. Talvez por isso eu esteja tão empolgado e tentando participar de tudo o que eu encontro relacionado ao assunto.

Comecei a tentar aprender o máximo possível antes de receber meu arduino, então vi que não conseguiria fazer muita coisa se não aprendesse o básico de eletrônica primeiro. Um site que me ajudou muito foi esse aqui:

http://fearofphysics.com/Electronics/

São 63 video aulas (em inglês) bem pra quem tá começando. Apresenta os conceitos, alguns dos componentes e deu pra eu entender bem alguma coisinha. Achei super legal.

Sei que ainda falta eu aprender muita coisa. Às vezes vejo os projetos que a galera apresenta e fico tentando imaginar como as peças foram escolhidas, quais foram os cálculos realizados. Fico boiando legal…

Vocês tem alguns recursos bacanas onde da pra aprender mais? Valeu!

2 curtidas

Caro @eber,

A melhor maneira de aprender é errando, errando e errando mais um pouco. Ou seja, colocando a mão na massa, fazendo seus projetos, alterando seus projetos e tentando entender o que está acontecendo. Mas um pouco de teoria nunca é demais e ajuda muito a dar sentido para tudo.

Tem um livro que trabalha com esta metodologia e que eu estou usando para relembrar alguns conceitos e tirar algumas dúvidas. É o “Make: Electronics”. Infelizmente não sei se tem uma versão em português, mas é livro bem didático cheio de exemplos e pequenos experimentos para ajudar no aprendizado.

Você pode comprá-lo no próprio site da Make ou na Amazon. Uma coisa legal é comprar o PDF, assim você pode levar o livro para onde for. Os links são:


É isto… boa sorte em sua busca!

4 curtidas

Bem bacana o livro @mlemos. Já tinha topado com ele por aí mas agora vou levar a aquisição dele mais a sério :slight_smile: Obrigado!

Pessoal deem uma olhada no www.youtube.com.br/cursoarduino , eu aprendi muito com o Renato Aloi. Ele ensina desde a programação básica com arduino até o nível avançado e passando todos os conceitos básicos da eletrônica.

Abraços a todos.

1 curtida

@eber que bom que começou a se interessar por essa área. Mesmo o arduino não exigindo um maior conhecimento técnico sobre eletrônica é preciso dominar o “básico”. Como bem disse o @mlemos errando, errando e errando se aprende muito.
Porém antes de começar a estudar especificamente eletrônica eu lhe aconselharia a gastar um tempo estudando um pouco sobre análise de circuitos e seus componentes básicos. Neste sítio é possível encontrar vídeo aulas sobre assunto: http://www.mesalva.com/#/explore/15 , as aulas além de serem bastante objetivas não são tão longas e cansativas. Caso queira se aprofundar um pouco mais no assunto antes de partir pra eletrônica o livro do BOYLESTAD tem uma didática muito boa quem tem pouco conhecimento na área.

2 curtidas

@Juarez_Souza_Ar e @marcelim Muito obrigado pelas indicações. São realmente excelentes e vou tentar ver todos os vídeos :slight_smile:

Olá, Eber.

Pensando nas pessoas que estão iniciando em eletrônica, disponibilizei uma serie de videos sobre os conceitos básico de eletricidade. É uma produção francesa com dublagem em português.
Escolhi este material por que é em forma de desenho animado e a final de contas, aprender tem que ser divertido.

Fiquem a vontade para solicitar tutorias sobre outros assuntos, pretendo faze-los com certa frequência.

Clique para assistir: Conceitos básico de eletricidade.

2 curtidas

É um pouco masi técnico, mas no site da Digilent, fabricante de equipamentos de medição e placas de desenvolvimento, existe uma sessão com vídeos que compõem diversas disciplinas de eletrônica.

Está em inglês, mas ficou bem intuitivo no geral:
http://www.digilentinc.com/Classroom/RealAnalog/

Outra forma também válida são os cursos de plataformas como edx e coursera, estes além de assistir as aulas, opcionalmente você pode obter o certificado de conclusão do curso:

https://www.edx.org/course-list/allschools/electronics/allcourses

ww.coursera.org/courses?orderby=upcoming&cats=ee – Tive que alterar pois o forum nao permite mais de 2 links

Essas plataformas online são bem legais :smile:

Abs.

Felipe

1 curtida

Bom @eber,
acompanho bastante a página de um dos meus orientadores do ensino médio/técnico da parte de desenvolvimento mecatrônico, segue aqui o site do mesmo.
Tem muitas explicações, tanto teóricas como de práticas no desenvolvimento de certos projetos.
Espero que ajude.
abraços

1 curtida

Corrigindo o link: http://flexbraseletronica.com.br/site/index.php/tutoriais/item/87-tutorial-sobre-eletricidade

Estou pegando uma carona nessa troca de ideias. Os sítios recomendados parecem ótimos.

Valeu !

Topico relacionado:
começando com arduino
link do meu drive com livros em pdf, tem o make eletronics la tbm:
drive

1 curtida

Valeu ! Uma quantidade enorme de informações, devo levar algum tempo até digerir tudo :smiley:

Olá…

Esse canal no youtube … WR Kits de Wagner Rambo … https://www.youtube.com/channel/UCazAvTtoRlOrFDWDJDB2DKQ

Muito, muito legal mesmo … Muito bom … Uma variedade de material que até agora só encontrei lá.

Abs

1 curtida

Valeu Carrera, parece ser ótimo. Realmente, muita informação !

1 curtida

Conheça nosso site! Lá tem um curso completo de eletrônica totalmente grátis!
www.eletronpi.com.br

Boa noite pessoal! Fiquei bem feliz em encontrar este post, apesar que ainda me sinto um tanto perdido no que tange a abrangência desta jornada. Bom, sou analista e programador de sistemas a longa data e programo em diversas linguagens. A dois anos comecei a trabalhar em uma empresa de sistemas eletrônicos desenvolvendo em QT com C++ para linux embarcado. Me apaixonei por esta área e desde então tenho uma vontade enorme de poder criar projetos meus, mas como o colega @eber não tenho conhecimento de eletrônica e meus conhecimentos de hardware no que alcança as profundezas dos microcontroladores e microprocessadores para mim também são escassos. Estou olhando as indicações de todos sobre eletrônica, mas me pergunto, para trabalhar com Raspberry (que é meu desejo) além de aprender o básico de eletrônica, adquirir todo o ferramental necessário, indicariam algum treinamento ou algo mais específico? Desde já agradeço a atenção de todos!

Abraço!

Olá,

 Estou iniciando um curso de Eletrônica Digital, se te interessar acesse https://youtu.be/W6HENohKCbY
 Te encontro por lá.

Valeu!

Thanks for the helpful discussion. Based on my personal experience I would like to suggest eduhelphub name to learn the electronics. This is less expensive than any others and also totally guided by experts.