Adaptação de projeto Arduino para ESP8266Node-MCU

Olá,

estou fazendo um trabalho de automação industrial (curso engenharia de manufatura), mas pouco entendo de eletrônica e afins. O projeto é um medidor de nível de água conforme o esquema abaixo, mas quero utilizar o ESP8266 Node-MCU, pois preciso enviar dados para uma planilha online.

No esquema abaixo substitui um motor de 9V por um de 5V (a alimentação desse motor vem de uma fonte externa que é um cabo USB desmontado mesmo ou o pino 5V de um arduino), mas quando o OUTPUT do pino A0 é ativado (pino que o motor está ligado) o motor não liga.

Montei o esquema com o arduino e funciona perfeitamente, mas do o ESP não, acredito que precise redimensionar o resistor, o transistor e o diodo da montagem, mas não tenho ideia de como fazer isso.

Alguém pode me ajudar, por favor?

Dúvida extra: no código o pino do motor é declarado como A0 mesmo, né?

site com o projeto:
https://www.electroschematics.com/9964/arduino-water-level-indicator-controller/

Não entendi bem sua explicação sobre o que não funciona, presumo que o motor não esteja sendo acionado em uma das circunstâncias.
Dois pontos para observar :
1 - A fonte que alimenta o motor fornece corrente suficiente ? Você disse que usou um “cabo USB desmontado” , seja lá isso o que for… Se estiver usando uma saída USB padrão ela só fornece 500 mA, que podem ser insuficientes para o motor.
2 - A corrente de saída do pino do processador pode não ser suficiente para forçar a condução no transistor. Use um tansistor com maior ganho, ou uma configuração Darlington

Isso mesmo, quando uso o ESP o motor não é acionado, porém, se uso o arduino ele funciona perfeitamente independentemente se a alimentação dele é 5V do próprio arduino ou do cabo USB conectado ao computador.

A hipótese de utilizar um transistor com maior ganho acho que daria certo, o problema é que não entendo quase nada de eletrônica (muito menos de dimensionamento de equipamento), você saberia me dizer qual/quais modelos poderiam me servir, ou mostrar qual o cálculo que devo fazer para escolher um transistor adequado, por favor?

Pode também usar um FET:

Não tive tempo de procurar links com cuidado, só dei uma direção geral. O legal dos FETs (transistores de efeito de campo) é que você consegue controlar correntes enormes com um sinal bem fraco, e melhor ainda que isso, você consegue FETs de grátis em fontes de computador velhas…