Liguei um sensor de movimento arduino direto no relê arduino, mas o relê só fica ligado.
Usei uma fonte de celular para alimentar os 2 dispositivos.
O sensor PIR sozinho envia no sinal 3.29v com movimento e zera sem movimento.
O relê sozinho, sem o PIR, ligado na fonte de energia, sai 4.40v do pino IN.
Quando ligado os dois dispositivos, o fio de sinal ligado entre os dois fica com corrente de 2.05V sem movimento e 3.86v com movimento. Sempre tem corrente quando liga o sinal do PIR no IN do relê.
Ou seja, ao ligar o sinal do PIR no IN do relê, aciona o relê mas nunca desliga, mesmo sem movimento.
Esse relê tem driver incorporado ?
As características do PIR informam a corrente máxima de saída ?
A tensão da fonte está sendo mantida com os dispositivos conectados e acionados ?
Esse relê preto NAO TEM “FIO DE SINAL”, você está ligando isso de forma totalmente errada, e talvez tenha danificado o PIR.
E as informações que você fornece são realmente insuficientes, não tem como ajudar desse jeito.
Testou o PIR com um LED ?
MEDIU A TENSÃO DA FONTE com os componentes conectados ?
Isso pode ser um sinal de problemas no módulo do relê. Teste apenas o módulo de relê (o azul), aterrando o pino de entrada de sinal. Pode ser que a lógica de entrada seja de nível baixo, ou até de coletor aberto, e nesse caso você precisa colocar um resistor de pull down (1K entre o pino e o negativo da alimentação).
eu testaria 2 coisas, ajustar o tempo de permanencia do sinal, no caso e um dos dois tripots laranjas que tem no modulo, e testaria sua ligacao com um resistor, entre o pino out do modulo pir e o pino in do rele, de ums 10k.
Nossa, algo que deveria ser simples, se tornou complicado. Fiz todos os testes, exceto aterrar. Nada funcionou, mas algo acontece.
Com o resistor da cor rosa, não tenho certeza se é de - 10k ou 1k, no fio sinal, o led verde continua aceso, mas ao detectar movimento o led verde apaga, creio que por que aumenta no sinal de 3.51v pra 4.22v.
A solução que vejo como leigo, seria usar o relê preto, mas usando o fio sinal no lugar do positivo, mas pra isso o fio sinal teria que enviar 5v ao inves de 3.29.
Ou gambiarra de ligar o fio positivo junto com o fio sinal, mas limitar a corrente do positivo em 1.21v, ai com o sinal ao detectar presença, adiciona 3.29 e aciona o relê com os 5v.
Esse modulo relé nao seria um que liga com um sinal negativo e desliga no positivo. Também verifica que os led não estão colocados ao contrário. Isso já aconteceu comigo.
O relê preto não tem driver, é praticamente um curto-circuito para o sinal do PIR, e se já ligou pode ter danificado o PIR de forma irremediável.
Nem pense em juntar fios… Dê uma estudada melhor, senão vai destruir muito componente antes de conseguir fazer qualquer coisa.
Benito, estamos aqui para ajudar, mas precisamos de informação exata dos seus componentes para poder fazer alguma coisa. E você precisa de um mínimo de teoria, senão a coisa não vai.
Seria o mesmo que pegar um motor trifásico e, porque ele tem três fios, ligar cafa dio em um pino de uma tomada monofásica com terra… nunca vai funcionar, e vai danificar o motor.
Por acaso tropecei em um módulo desses de relê aqui em casa… ele é ativado por NÍVEL BAIXO no pino de controle, isso está escrito na face inferior da placa.
Pessoal, eu realmente não tenho conhecimento em eletrônica, apesar desde novo querer aprender. Quem sabe ainda tenho tempo de aprender um dia. Isso seria um pequeno projeto caseiro que estava fazendo. Mas deu mais dor de cabeça do que imaginava. Obrigado pela pronta ajuda de todos! Fiz um teste e realmente o rele aciona e desliga ao conectar o negativo no sinal. Parece que a questão toda é essa mesmo.
Mas como o pir libera positivo, e o relê recebe negativo, terei que comprar outro relê que recebe positivo? Sei que são perguntas básicas, mas lembro que sou muito iniciante na área. Obrigado novamente.