PIR direto no relê nunca desliga o relê

Pessoal, gostaria de uma ajudinha.

Liguei um sensor de movimento arduino direto no relê arduino, mas o relê só fica ligado.

Usei uma fonte de celular para alimentar os 2 dispositivos.

O sensor PIR sozinho envia no sinal 3.29v com movimento e zera sem movimento.
O relê sozinho, sem o PIR, ligado na fonte de energia, sai 4.40v do pino IN.

Quando ligado os dois dispositivos, o fio de sinal ligado entre os dois fica com corrente de 2.05V sem movimento e 3.86v com movimento. Sempre tem corrente quando liga o sinal do PIR no IN do relê.

Ou seja, ao ligar o sinal do PIR no IN do relê, aciona o relê mas nunca desliga, mesmo sem movimento.

Obrigado

tira uma foto do que fez

Pessoal, Obrigado pela resposta.
Meu conhecimento é muito limitado em eletrônica, mas segui orientações do pessoal, que assim funcionaria.

Lembrando que o fio preto do sinal ao conectar no relê aciona o mesmo, e mantem acionado mesmo sem movimento em frente o pir.

Segue fotos da ligação de teste, funcionando corretamente, coloco os fios e conectores certos.

Já testei com 4 carregadores diferentes de celular.

Abraço

Refiz a ligação.
Laraja = sinal
Vermelho = positivo

Usei 2 relês.

  • No relê azul ao encostar o fio sinal o relê aciona e não desliga.

  • No relê preto ao encostar posito e negativo aciona, mesmo sem encostar o fio sinal.

Abraço

IMG_20190520_141829

Sim, medi com os componente ligados sem fio sinal. 5.3v.
Só fonte 5.3v
Componentes ligados com fio sinal 5v(relê acionado)

  • Ligando somente o relê azul, sem pir, o IN tem corrente.
  • ligação de pir + relê da pra ver o led verde do relê variar iluminação(muito pouco) quando detecta movimento.

Testei o pir somente com led e funciona perfeitamente.

Esse relê preto comprei hj para testar, até então só havia ligado o relê azul.

Obrigado

eu testaria 2 coisas, ajustar o tempo de permanencia do sinal, no caso e um dos dois tripots laranjas que tem no modulo, e testaria sua ligacao com um resistor, entre o pino out do modulo pir e o pino in do rele, de ums 10k.

Nossa, algo que deveria ser simples, se tornou complicado. Fiz todos os testes, exceto aterrar. Nada funcionou, mas algo acontece.

Com o resistor da cor rosa, não tenho certeza se é de - 10k ou 1k, no fio sinal, o led verde continua aceso, mas ao detectar movimento o led verde apaga, creio que por que aumenta no sinal de 3.51v pra 4.22v.

A solução que vejo como leigo, seria usar o relê preto, mas usando o fio sinal no lugar do positivo, mas pra isso o fio sinal teria que enviar 5v ao inves de 3.29.

Ou gambiarra de ligar o fio positivo junto com o fio sinal, mas limitar a corrente do positivo em 1.21v, ai com o sinal ao detectar presença, adiciona 3.29 e aciona o relê com os 5v.

Tem como fazer isso?

Abraço

Esse modulo relé nao seria um que liga com um sinal negativo e desliga no positivo. Também verifica que os led não estão colocados ao contrário. Isso já aconteceu comigo.

ludicon, nao vi direito mas parece ter um mosfet , e usa um led como flyback eu acho,

Pois é, já desisti desse projeto. Tentei de tudo e nada de funcionar. Vou deixar a eletrônica pra depois. Valeu!

bendito vou ver se tenho aqui as mesmas pecas e se sobrar um tempinho monto isso e faco um tutorial. nao prometo,mas como e algo simples.

Pessoal, eu realmente não tenho conhecimento em eletrônica, apesar desde novo querer aprender. Quem sabe ainda tenho tempo de aprender um dia. Isso seria um pequeno projeto caseiro que estava fazendo. Mas deu mais dor de cabeça do que imaginava. Obrigado pela pronta ajuda de todos! Fiz um teste e realmente o rele aciona e desliga ao conectar o negativo no sinal. Parece que a questão toda é essa mesmo.
Mas como o pir libera positivo, e o relê recebe negativo, terei que comprar outro relê que recebe positivo? Sei que são perguntas básicas, mas lembro que sou muito iniciante na área. Obrigado novamente.

Pessoal, obrigado pela ajuda. Realmente funcionou com um transistor NPN 2n222.
Sem a ajuda de vocês nunca iria conseguir.

Apenas gostaria de perguntar se a ligação está certa e se tem que usar um resistor na alimentação do transistor. Vi em algum lugar que tinha que usar.

E não entendi e achei nada relacionado a capacitor do circuito, que o Ludicom falou pra eliminar.

Foto anexa.
Fio amarelo conecta no IN do relê.
Marrom conecta no negativo do relê
Laranja envia sinar do pir pro resistor.

Obrigado.

Ok, grato.
Percebi aqui que a luz verde do relê ainda acende, mas pouco.
Se ligar o relê só na fonte, o pino sinal sai voltagem +4.32v.
Você acha que pode ter estragado o relê?

Resolvido. Era uma das fontes que eu usei pra teste que tava ruim.

Novamente obrigado