Mini projeto presença

Prezados, gostaria de uma dica rápida.

Fonte de água para gato. Atualmente é ligada quando o gato pisa em um botão de pressão ligado diretamente no fio de energia.

Quero substituir por sensor de presença.
Consigo fazer com estas peças/módulo arduíno, mas sem o arduíno?

1 - Presença - Hc-sr501 Pir Arduino
image

2 - Vou precisar de um relé ou dá para ligar diretamente no fio.
Que tal este?

3 - Vou precisar de fonte de energia?
5V?

Ou este projeto não é possível fazer somente com essas peças e é melhor comprar um sensor pronto?
Eu preferia fazer até para começar a entender do assunto.

Grato!

Ola boa noite o que vc tem para começar e qual seria a ideia descreva mais sobre seu mini projeto.

Iandes

1 curtida

O sensor PIR é 5v assim como o relê, então você alimenta o sensor PIR e o relê com a mesma fonte, o pino se sinal do sensor PIR você liga no pino de sinal do relê e pronto, quando detectar presenta ele aciona o relê… em tese :slight_smile:

Nossa fiquei curioso, tenho esses dois aqui amanhã vou testar.

1 curtida

ola intão precisa checar o datasheet dos componentes para ver se a corrente de ambos são compatível e vc não vai ter interrupção enquanto o animal estiver na presença se os componentes for compatível não a problema ok

1 curtida

Amigos, obrigado pela resposta.

Apesar de adorar eletrônica, pois trabalho na área de tecnologia, nunca tive tempo para estudar sobre o assunto.
O projeto é o seguinte:
1-----
A fonte de água, o gato sobre em cima e por um mini botão de pressão debaixo do tapete amarelo, liga a água. (Simplesmente cortei o fio e liguei o botão. Apesar de ser em tomada de 110, é um sistema bem simples que não puxa tanta energia “pequena bomba de água”.)

Eu gostaria de comprar um sensor de presença e um relê para substituir o tapete com o botão.
Já penso há meses em fazer isso, mas não sei exatamente como.
Achei estas peças:

  • Sensor presença Hc-sr501 Pir Arduino
  • Relê arduino da foto do primeiro post

Não sei se posso ligar o sensor de presença direto no relê e como fazer a alimentação via fonte de energia.
São dúvidas básicas, mas que para quem não entende de eletrônica apanha.

Veja foto da fonte para entender o funcionamento.

Obrigado a todos!

Botão que aciona a fonte de água.

Mano, se chegar a testar, poderia tirar uma foto do esquema de ligação e enviar, por gentileza?
Grato!

Liga o pino do centro (out) do sensor PIR no pino da esquerda (in) do modulo relê o resto é VCC (5v) e GND.

1 curtida

Pessoal, não funcionou de forma alguma.

  1. Ao ligar o relê na fonte de energia, ele só fica com a luz vermelha acesa. Nos vídeos que vi, o led vermelho acende quando ele fecha o circuito.
  2. O led verde não acendeu hora nenhuma.
  3. Não chegou a ligar o aparelho conectado no relê.
  4. Também não escutei estalo do relê, que escuto quando eles geralmente são acionados.
  5. Usei uma fonte de celular, conforme a foto.

Como é para testes, não usei os conectores, por isso fiz emendas nos fios.

Liguei um fio no negativo do PIR e negativo do relê.
Liguei um fio no positivo do PIR e positivo do relê.
Fiz uma ponte no meio de cada fio para a fonte.

Liguei sinal do pir no IN do relê.

Alguém pode ajudar como fazer esse abacaxi funcionar?
Não sei se as peças estão funcionando de acordo, pois não sei como identificar o sinal do PIR ou enviar um sinal ao relê usando um voltímetro.

Veja fotos abaixo.

Obrigado pessoal!!!