Automação de dispenser de medicamentos com controle de horários e alertas via Telegram

Introdução:
A automação de dispositivos tem se tornado cada vez mais comum em nossa sociedade. E um dos setores que pode se beneficiar muito desse tipo de tecnologia é o da saúde, em especial o controle de medicamentos e horários de tomada. Pensando nisso, desenvolvi um projeto de automação de dispenser de medicamentos com controle de horários e alertas via Telegram.

Desenvolvimento:
O projeto consiste em um dispenser de medicamentos com controle de horários e alertas via Telegram. Para isso, foram utilizados componentes como o Arduino Uno, um motor de passo, um módulo RTC, um módulo Wi-Fi, entre outros.

O dispenser funciona de maneira simples: o usuário define os horários de tomada dos medicamentos através de um formulário web, que é acessado por meio de uma rede Wi-Fi criada pelo próprio dispenser. Os horários são armazenados em memória não volátil e, quando chega o momento da tomada, o motor de passo é acionado, liberando o medicamento.

Além disso, o projeto conta com um sistema de alerta via Telegram. Quando o medicamento é liberado, o sistema envia uma mensagem para o usuário, informando que o medicamento foi tomado com sucesso. Isso garante que o usuário não se esqueça de tomar o medicamento e mantenha um controle eficiente da sua medicação.

Conclusão:
O projeto de automação de dispenser de medicamentos com controle de horários e alertas via Telegram é uma solução prática e eficiente para o controle de medicamentos. Ele permite que o usuário tenha um controle mais preciso dos horários de tomada e garante que ele não se esqueça de tomar a medicação.

Além disso, o sistema de alerta via Telegram traz uma comodidade a mais, permitindo que o usuário tenha um acompanhamento remoto do seu tratamento, tornando-o mais seguro e eficiente.

O projeto é uma iniciativa de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode acessar o código e adaptá-lo de acordo com as suas necessidades. Assim, é possível contribuir para o desenvolvimento da tecnologia de automação de dispositivos na área da saúde.

Por favor, melhorem o projeto e lembre-se ele está sobre licenciamento GPL v3.

O link do projeto no gitlab com o Codigo para Arduino ESP32 e projeto para a impressão em 3D