Automação residencial sem fio com Arduino + Raspberry PI

então, vou exemplificar melhor a minha idéia para automação residencial, no exemplo que vc colocou, nesta imagem, http://u.jimdo.com/www16/o/s6481ce8d285b4cc3/img/i7ba485292f6a5d39/1279265735/std/description-of-switch.jpg

vc vai utilizar um relê, e “tentar” encaixar tudo dentro da caixinha 4x2, vai ser árduo, mas não é impossível, o problema vai ser ailmentar a unidade lógica (microcontrolador/arduino/outro), visto que vc tem somente uma fase passando pela caixinha 4x2, eu vi um projeto intetessantíssimo , inclusive, vi que vc deu as dicas para o Helio Camilo, do blog http://arduinoautomacao.blogspot.com.br/, como esse mundo é pequeno…

Meu caro amigo jalf, acabei de ter uma idéia, que talvez seja interessante, ela seria um “meio termo” entre nossas idéias, o módulo de controle seria colocado na caixa 4x4 das lâmpadas,com um receptor 433Mhz e com um nrf24l01, informando á unidade de controle central, o estado da lâmpada (para um aproveitamento melhor, pode-se colocar facilmente sensores de movimento e com isso vc tem um alarme pré-montado), e na caixinha 4x2, vc coloca um circuito simples de controle 433mhz, alimentado por bateria 12v, visto que a autonomia destes é de 1 ano com essas baterias, sendo que a função deste seria somente dar um pulso e informar que a lampada deve acender, ou apagar, a umidade de lampadas que vai receber o comando por 433mhz, vai se encarregar de avisar via nrf24l01 a unidade central para “registro no sistema”, e poder informar ao usuário o estado na lampada, caso ele monitore e queira controlar também pelo celular,/pc/tablet

@Augusto_Diniz_Lisboa é uma boa ideia, porém eu penso que é necessário que a coisa seja SIMPLES, ou seja, instalar isso envolveria uma mão de obra maior do que eu gostaria de realizar. Acho que a meta de tentar por tudo dentro da caixa 4x2 é viável; Se começarmos a ‘espalhar’ a solução vai acabar ficando complicado.
Eu já estou testando uma nova placa, onde coloquei um ‘arduino’ (um atmega, cristal,etc) junto com o chip RF e fonte de alimentação. Cabe dentro da caixa e ainda sobra um pouco de espaço. Vou colocar ela aqui depois pra gente discutir.

1 curtida

Sobre a alimentação, acho que é um problema já resolvido. Comprei algumsa fontes isoladas bem pequenas na china:

http://www.dx.com/p/isolated-switching-power-supply-module-green-12v-400ma-237434

São bem pequenas, isoladas e bi-volt. Na placa que estou fazendo ela se encaixa como um módulo, então podem ser trocadas facilmente.

2 curtidas

um “problema” desta que vc postou, é que ela é 12v,

Ahh…erro meu :slight_smile: tem de 5v,6v, etc…mas o tamanho é o mesmo :slight_smile:

Desculpe a ignorância, mas essa fonte no caso funciona sem o neutro? Como ficaria a ligação?

Mas essa fonte tem fase/neutro como uma tomada normal…

Salve Jalf,

Como vai o seu projeto de automação residencial ? Realmente, o “fator esposa” é crítico. Ela deixa que eu automatize à vontade, DESDE que eu não mexa com a estética da casa :smiley:

Estou começando agora, e fico preocupado com o alcance para comunicação sem fio.

Você chegou a pensar nesse projeto sem o raspberry e usando o ethernet shield?
Estou tentando isso mas parece (no meu caso) haver incompatibilidades de bibliotecas.
Sei que existe comercialmente o que penso mas não achei o sketch (ou
escondem).
Você tem alguma dica para mim? Ou onde acho ajuda?
Ainda não achei na Internet. Falam que tem, é possível, mas…???

No MEU caso, um arduino não tem poder suficiente para rodar tudo o que é preciso para coordenar a automação, por isso o RPi.
Sobre as bibliotecas, você tem de procurar de acordo com o chip usado no shield. Cada chip é uma coisa…

Bom dia! Sou novo aqui no fórum e gostaria de saber como configurar o RF na Raspberry.

Eu tive a sorte de passar os fios da tomada por um conduite que atravessava por dentro da caixa de interruptores.Embuti um ESP8266 para controlar as lâmpadas por WiFi:

Acho melhor que utilizar Arduino por diversos motivos que vãod esde preço à capacidade de processamento e recursos como o WiFi.

O RF do Raspberry??? Se for o WiFi e Bluetooth, eis o processo:

De quebra voce ainda transforma ele em um beacon, para fazer telemetria. No meu post mais atual estou mostrando em um video, é muito legal.

Não seria uma solução usar uma ponte retificadora?
Ex. http://www.huinfinito.com.br/diodos/855-diodo-ponte-retificadora-1000v-4a.html

Esse tópico está bem interessante. Voltando de longa viagem agora, espero voltar aos estudos para a automação daqui de casa.

Assim que fizer algo eu posto, mas estou considerando seriamente um Raspberry PI3 para cérebro da instalação.

Até o momento tenho tido sucesso colocando ESPs8266 em wifi, na minha rede, e fazendo testes de acesso e controle de lâmpadas.

1 curtida

Só para falar da placa nova que pretendo usar agora… junto com o OpenHAB:

1 curtida

@jalf o link do video que você postou está quebrado.

EPA… atualizado! Acho que esta ok agora.

Ola,

estou iniciando um projeto de automação na minha casa com Openhab (quebrando a cabeça na verdade!).

Tenho inúmeras dúvidas, mas @jalf se eu entendi bem, com esse modulo ESP8266 eu posso ter vários tipos de outros modulos/componentes trabalhando via WIFI certo?
Sem SIM, não é necessário usar a porta GPIO do Raspberry PI certo?
Sem SIM, não preciso utilizar um Raspberry certo?

Recomenda algum curso ou leitura para iniciante?

Obrigado!