vc vai utilizar um relê, e “tentar” encaixar tudo dentro da caixinha 4x2, vai ser árduo, mas não é impossível, o problema vai ser ailmentar a unidade lógica (microcontrolador/arduino/outro), visto que vc tem somente uma fase passando pela caixinha 4x2, eu vi um projeto intetessantíssimo , inclusive, vi que vc deu as dicas para o Helio Camilo, do blog http://arduinoautomacao.blogspot.com.br/, como esse mundo é pequeno…
Meu caro amigo jalf, acabei de ter uma idéia, que talvez seja interessante, ela seria um “meio termo” entre nossas idéias, o módulo de controle seria colocado na caixa 4x4 das lâmpadas,com um receptor 433Mhz e com um nrf24l01, informando á unidade de controle central, o estado da lâmpada (para um aproveitamento melhor, pode-se colocar facilmente sensores de movimento e com isso vc tem um alarme pré-montado), e na caixinha 4x2, vc coloca um circuito simples de controle 433mhz, alimentado por bateria 12v, visto que a autonomia destes é de 1 ano com essas baterias, sendo que a função deste seria somente dar um pulso e informar que a lampada deve acender, ou apagar, a umidade de lampadas que vai receber o comando por 433mhz, vai se encarregar de avisar via nrf24l01 a unidade central para “registro no sistema”, e poder informar ao usuário o estado na lampada, caso ele monitore e queira controlar também pelo celular,/pc/tablet
@Augusto_Diniz_Lisboa é uma boa ideia, porém eu penso que é necessário que a coisa seja SIMPLES, ou seja, instalar isso envolveria uma mão de obra maior do que eu gostaria de realizar. Acho que a meta de tentar por tudo dentro da caixa 4x2 é viável; Se começarmos a ‘espalhar’ a solução vai acabar ficando complicado.
Eu já estou testando uma nova placa, onde coloquei um ‘arduino’ (um atmega, cristal,etc) junto com o chip RF e fonte de alimentação. Cabe dentro da caixa e ainda sobra um pouco de espaço. Vou colocar ela aqui depois pra gente discutir.
Como vai o seu projeto de automação residencial ? Realmente, o “fator esposa” é crítico. Ela deixa que eu automatize à vontade, DESDE que eu não mexa com a estética da casa
Estou começando agora, e fico preocupado com o alcance para comunicação sem fio.
Você chegou a pensar nesse projeto sem o raspberry e usando o ethernet shield?
Estou tentando isso mas parece (no meu caso) haver incompatibilidades de bibliotecas.
Sei que existe comercialmente o que penso mas não achei o sketch (ou
escondem).
Você tem alguma dica para mim? Ou onde acho ajuda?
Ainda não achei na Internet. Falam que tem, é possível, mas…???
No MEU caso, um arduino não tem poder suficiente para rodar tudo o que é preciso para coordenar a automação, por isso o RPi.
Sobre as bibliotecas, você tem de procurar de acordo com o chip usado no shield. Cada chip é uma coisa…
Eu tive a sorte de passar os fios da tomada por um conduite que atravessava por dentro da caixa de interruptores.Embuti um ESP8266 para controlar as lâmpadas por WiFi:
Acho melhor que utilizar Arduino por diversos motivos que vãod esde preço à capacidade de processamento e recursos como o WiFi.
estou iniciando um projeto de automação na minha casa com Openhab (quebrando a cabeça na verdade!).
Tenho inúmeras dúvidas, mas @jalf se eu entendi bem, com esse modulo ESP8266 eu posso ter vários tipos de outros modulos/componentes trabalhando via WIFI certo?
Sem SIM, não é necessário usar a porta GPIO do Raspberry PI certo?
Sem SIM, não preciso utilizar um Raspberry certo?