Persiana por controle remoto

Olá,

Sou novo aqui e em fórum no geral, porém um novo projeto que iniciei me fez me interessar um pouco mais sobre os fóruns. Faz cerca de uma semana que eu comecei a aprender a mexer com arduino. Comecei com um projete bem sofisticado ainda mais que sou da área de biomédicas não estou ligado com eletrônica, mas gostaria de um novo hobbie kkkk então decidi fazer uma persiana automatizada. Mais especificamente uma persiana de rolo que suba e desça controlada por controle remoto, pois assim consigo controlá-la pela Alexa com um controlador de infravermelho que já tenho no quarto.

Não encontrei muita coisa na internet de como fazer, somente gente vendendo o produto já pronto, então percebi q seria difícil e precisaria da ajuda de outras pessoas.

Eu aprendi a programar o básica em arduino porém algumas coisas estão me pegando:

  1. O primeiro problema seria um motor que aguentasse o peso (cerca de 3kg), estou pensando em um motor com redução e cerca de 55 RPM por conta do tamanho da persiana. Porém o motor sendo de 12V e 0,6A sem carga, acredito que essa corrente aumente pra pelo menos 1A quando estiver subindo a persiana. Então precisaria de uma fonte de 12V e 2A para não queimar.

  2. O segundo problema seria sobre a alimentação desse motor e do arduino, será que eu posso utilizar a fonte de 12V e 2A na entrada jack P4 do arduino e conectar o motor no pino Vin? Ou isso queimaria a minha placa? Seria melhor ter duas fonte, uma para ligar o arduino (9V-1A) e outra para o motor(12V-2A)?

Por enquanto esse são meus problemas com esse projeto, gostaria de ter uma discussão sobre isso aqui, pois com a falta de conteúdo na internet especificamente sobre persianas automatizadas, acho q seria interessante para muitas pessoas.

Agradeço desde já.

1 curtida

Eu vi algumas pessoas usando as peças da empresa a seguir → NOSSOS PRODUTOS | :: EMTECO MOTORES ::