Calcular Formula para Leitura AD

Boa tarde, preciso fazer uma leitura ad, encontrei esta formula, 1024*470/(470+rn)=100 como calcular rn ? Onde 470 é R, não consigo calcular Rn, alguém poderia me explicar.

Boa Noite @rsdias, o que seria exatamente Rn??
R multiplicado por n? eh isso?

Abraços
Max

Boa noite, gostaria de saber como isolar pra poder calcular. Segue também o link do site (http://embedded-lab.com/blog/connecting-multiple-tact-switches-on-a-single-input-pin-of-a-microcontroller/) Aguardo e Obrigado pela ajuda desde já.

Falai @rsdias cara esse lance de isolar só questão de matemática mesmo, vamos la:
Quero achar o valor de Rn

1024*470/(470+Rn)=100 >>
481280 / (470+Rn) = 100 >>
Agora que vem o pulo do gato, troco de posição (470+Rn) por 100
481280 / 100 = (470+Rn) >>
4812,80 = 470 + Rn >>
4812,80 - 470 = Rn >>
4243,8 = Rn

Exatamente o mesmo valor encontrado no link que voce enviou acima.
Abraços
Max

Muito Obrigado, Me ajudou demais, o que devo estudar pra fazer estas inversões nas formulas da maneira correta ?

Eu já ajudei muita gente com dificuldades nesse sentido lembrando uma coisa simples: o sinal de igual tem de ser RESPEITADO. Só isso.
Regrinha de “está multiplicando, passa dividindo” é ridícula, não se “passa” nada de um lado para o outro.
O que se faz é realizar RIGOROSAMENTE A MESMA OPERAÇÃO EM AMBOS OS LADOS, e UMA OPERAÇÃO POR VEZ.
Se está escrito que “X=2”, então se você somar/multiplicar/dividir/subtrair O MESMO VALOR de ambos os lados a igualdade não se altera, certo?
Da mesma forma o “mesmo valor” pode ser uma variável.
é só fazer SEMPRE a mesma operação de ambos os lados para ir eliminando o que é “indesejável”, e um passo por vez para não cometer erros.

Muito difícil explicar escrevendo, talvez eu faça um video e coloque no meu canal…

Bom amigo @Ludicon, as vezes a linguagem mais simples explica melhor o que a técnica dificulta. O objetivo era passar o conhecimento do que fazer na situação acima. Suponho que você tenha alguma formação matemática para ficar tao indignado com minha explicação. Peço desculpas se ofendi alguma regra da matemática usando linguagem coloquial.
Abraços
Max

Nesse tipo de coisa é que acontecem os erros: você não “troca de posição”, você na verdade multiplica ambos os lados por (470+Rn) e depois divide ambos os lados por 100. Essa é a operação MATEMÁTICA a ser feita, e não uma “regrinha” a ser decorada.

Ótimo perfeito e o resultado será qual? Diferente do que esta exemplificado?
Peço desculpas se te ofendi usando linguagem coloquial, sou apenas um aprendiz. Seria uma boa que ao invés do vídeo no seu canal explique aqui no fórum a forma correta aproveitando a thread, para que possamos aprender melhor com quem sabe.

Max, não tem nada a desculpar e não houve ofensa nenhuma, eu mostrei o que de fato se faz, os professores em si já não sabem mais o que estão falando, eles decoram e repassam para decorar, e ninguém sabe o que está fazendo de fato.
Eu nasci em 62, então eu fui treinado no rigor matemático. Nas ultimas duas gerações a educação desmoronou, e nem os professores sabem a rigor do que estão falando.
Usar as “regrinhas” pode funcionar em casos triviais, mas desde que se saiba exatamente o que se está fazendo.
Eu já presenciei estudante de Engenharia Elétrica de TERCEIRO ANO usando propriedade distributiva em soma, e querendo discutir com o professor (que tem Doutorado em Matemática) que o resultado dele estava certo.
Eu não critiquei você, eu avisei que essas regras podem causar erros graves se não forem usadas no contexto exato.

1 Curtida

Ainda assim, acho curioso como as pessoas se sentem ofendidas sem entender o que eu escrevi…
E, por óbvio, se eu postar o video colocarei o link exatamente neste tópico…