Como gerar um pulso de alta corrente com capacitor?

Como eu poderia gerar uma descarga controlada de um capacitor de modo que conseguisse aproveitar o pulso de alta corrente (ja sei que vai durar frações de segundos) que ocorre más sem descarrega-lo completamente?

Pulso de alta corrente descarregando através de uma baixa resistencia com um elemento de chaveamento rapido não é dificil… mas não entendi porque precisa deixar uma carga residual no capacitor? talvez um comparador de tensão e uma referencia fixa pra desligar o chaveador. Que tal dois capacitores? um de maior capacidade para dar o pulso e outro menor com uma resistencia em serie e um diodo para isolar?

Olá Célio_Santos,

A minha ideia é que quando o capacitor começar a descarregar haverá uma determinada tensão em que a corrente gerada é indiferente pra mim entende? Nesse caso eu penso que é mais produtivo interromper a descarga quando ele atinge esse valor de indiferença e aproveitar essa carga que restará para diminuir o tempo de recarga dele. Dessa forma quando C1 fechasse a janela de descarga eu poderia adaptar colocando um segundo capacitor C2 para descarregar no intervalo de carga de C1.
Gostei da ideia do comparador de tensão com um segundo capacitor +diodo.

usa um zener e um schmitt trigger pra ligar e desligar um transistor

1 curtida

Pessoal, pra não deixar o tópico aberto cheguei a conclusão que o modo mais preciso de geração desse pulsos é por tempo. Configurando dois tempos um pra carga inicial e outro pra controle das descargas através de CIs 555 é o mais certeiro. no mais o tipo e características dos chaveadores depende do pulso que esta se projetando. Agradeço a todos que se dispuseram colaborar com a minha duvida.