Captura de dados de uma cnc

Bom dia a todos, gostaria da opinião de especialistas da área a respeito de como posso fazer captura de dados de uma máquina cnc, o modelo em específico é DMC 125 FD, o software para coleta de dados se chama CIMCO MDC, já tentei pesquisar em vários lugares como posso fazer esta comunicação, eu não tenho certeza se seria simplesmente fazer alguma conexão ao clp da máquina com um cabo Ethernet ou RS-232, ou se teria que ter algum hardware junto como um microcontrolador, a minha ideia é exibir as informações em um pc.

Cara, não é simples fazer interface do zero, trabalhei com esse tipo de sistema aplicado à area gràfica e indústria de papel e embalagem, inclusive maquinas da antiga Mori Seiki. Primeiro o CIMCO não é um software de coleta de dados e sim um sistema de monitoramento de produção em tempo real… mas para começar a pensar na coisa, veja o que o software da CIMCO solicita de dados e em que formato, normalmente são softwares versáteis quanto ao tipo de input. Na época em que trabalhei com isso usava preferencialmente CLP e Sensores magnéticos e óticos para interfacear com a mecânica das maquinas e enviava dados para um banco de dados em tempo real. No caso do CNC da Mori sei que eles tem uma solução de integração que funciona com Siemens, Heidenheim e também uma versão de PC : CELOS PC-Version Dá uma lida no site, parece que integram com um monte de sistemas. Normalmente não vale a pena reinventar a roda… mas se quiser tentar aconselho estudar bastante. Boa Sorte!

É muito legal quando alguém faz uma pergunta no Forum e você responde com a maior atenção e nem fica sabendo se esse alguém leu a resposta… :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: