Olá galera,
Uma ajuda ao próximo…
Encontrei um circuíto na internet que controla 8 relés. A minha ideia é duplicar (16 relés). Porém à dois capacitores na entrada do circuito de 330uf. E a placa é alimentada por uma fonte chaveada +12v. A pergunta é, na ideia de duplicar os relés, os capacitores continuam os mesmos ou é preciso mudar o valor deles?
Att Rodrigo
Boa noite Claudio,
Poxa, obrigado por responder e já ter esclarecido um pouco a respeito do capacitor.
Meu conhecimento na eletrônico é limitado.
A ideia não é ligar em paralelo, mas sim literalmente duplicar tudo. Duplicar os optoacopladores, mais um circuito integrado ULN2803 e aí por diante.
Eu precisaria alterar os capacitores ou algo a mais ou poderia simplesmente duplicar sem alterar nada?
Att Rodrigo.
Utilizando um único capacitor de 680 ou 1000uf já atenderia legal os 16 relés então?
Eles serão controlados por um Arduíno mega 2560.
Estou desenvolvendo minha própria placa para automação.
Cada relê terá o consumo de 75mA. Então uma fonte chaveada 12v com 2A da conta do recado. Agr, pelo que pesquisei aqui além à capacitores 680uf “10v”, “25v”, “100v”… Qual mais adequado?
Afinal, qual a função do capacitor nesse circuito? Sei que a ideia dos capacitores são armazenar eletricidade. Mas sem eles o circuíto também funcionariam, não?! Pois já peguei alguns diagramas sem.
Joia, o mundo precisa de mais pessoas como você que estão prontas a ajudar aquilo que está ao alcance. Grato a Deus pela ajuda meu caro. Ainda tenho muitas dúvidas, mas essa parte já clareou legal!