Estou começando a brincar com arduino e rele, e como sou da area de programação estou um pouco perdido na hora de comprar fiação e peças, queria saber o tamanho da bitola desse fio da imagem a baixo e também o nome que se dá a esse equipamento preto onde será colocado a lampada.
Olá amigo.
Não sei te dizer com precisão, mas acredito que a bitola desse fio deve ser a medida padrão para lâmpadas, que é de 1,5mm. O equipamento preto que você referiu é conhecido como: Bocal, Soquete para Lâmpadas, Receptáculo de Lâmpadas… O nome mais utilizado é Bocal!
Mas e ai amigo, qual vai ser seu projeto?
Fique sempre à vontade para tirar dúvidas aqui no fórum.
Obrigado Thayron Lima, vou dar uma procurada nas lojas. Em relação ao projeto, meu objetivo será ligar essa lampada logo com o arduino, depois desse modulo (vamos chamar assim) tiver pronto, farei a parte de comunicação da web com o arduino, para poder ligar a lampada a partir do comando disparado de uma pagina web.
Que massa cara! Se tiver dúvida é só postar aqui no fórum que a galera de ajuda! E não esqueça de contar pra gente quando estiver pronto! ok?
Abração!!
fala ae blz?!
com relação ao que voce tem, é um modulo relé. pelo que vi na imagem é um rele de 15A x 127V. pode controlar mais de uma lampada com ele. voce tem algum conhecimento em eletrica ou eletronica?
se nao, recomendo ler sobre lei de ohm.
essa tabela tambem vai ajudar:
com isso, vemos que seu rele suporta ate no maximo 1.905W em 127V ( P=VxI … P=127x15 … P=1.905W) mas, claro não o faça chegar a essa potencia!!!;
com cabos, para até 15A é recomendado 1,5mm, mas esse é o limite do cabo, então se for se aproximar dessa corrente, avance uma bitola por segurança.
qualquer coisa é só falar…
obs: procure ver o chaveamento do rele, se esta em NF (normalmente fechado) ou NA (normalmente aberto).
Obrigado a ajuda de todos, consegui fazer a lampada funcionar, sendo controlada pelo arduino, próximo passo agora é fazer a comunicação entre web e arduino.