Quando me cadastrei a poucos dias eu fiz uma pergunta, mas fiquei sem retorno das pessoas. Gostaria de saber se vale mais a pena montar CNC para trabalhar com madeira (precisaria de uma de médio porte) para poder começar a trabalhar ou comprar uma pronta?
Qual a diferença entre as duas opções? tanto em economia como tecnicamente?
Resposta de quem ainda não montou a própria (embora tenha toda a eletrônica, placa de interface USB e licença do Mach 3…): depende do que você pretende.
Eu não tinha urgencia de começar a usar a máquina, então não montei a minha ainda, mas estudo sobre isso há uns 3 anos.
Montar a própria máquina é interessante do ponto de vista do aprendizado e pode ser mais barato do que comprar um equipamento pronto, mas também pode ser problemático e frustrante dependendo do seu perfil pessoal.
Eu sou daquele tipo que quando decide aprender alguma coisa mergulha nela (quis aprender a usar um CAD 3D: comprei um e me atirei em cima dele…), mas isso não funciona com todo mundo.
Comprar a máquina pronta, por outro lado, embora um pouco mais caro (está pagando o tempo do cara que aprendeu a fazer e o lucro dele), tem as vantagens do suporte, da garantia de que vai funcionar, e de que você não vai gastar o seu tempo tentando descobrir como fazer funcionar ou até mesmo gastar dinheiro comprando componentes errados.
No meu caso novamente: há alguns anos decidi mexer com impressão 3D. Pesquisei e decidi comprar a máquina pronta, achei que o tempo para montar uma, mais a qualidade duvidosa dos resultados poderia não compensar. E a compra compensou MUITO.
Mas uma coisa é certa: se for comprar máquina pronta, pesquise antes, principalmente no quesito pós-venda e suporte técnico. Leia fóruns e sites como reclameaqui.
Se você pode investir o capital e não é muito afim de estudar e pesquisar por conta própria, compre a máquina de um fabricante que te ofereça um curso e um bom suporte técnico.
Se você não tem pressa de começar a trabalhar com a máquina, e tem o perfil de analisar problemas, raciocinar, correlacionar informação e e encontrar uma solução, parta para a construção.
Cuidado com os kits, a maioria dos que eu vi são subdimensionados.
Outro detalhe no quesito pesquisar para montar a própria máquina: você só vai encontrar BOM e farto material de estudo e inglês…
Obrigado por retornar. O motivo de eu querer uma CNC seria para poder trabalhar com madeira o que me ajudaria muito com detalhes e acabamentos. Gostaria muito porém no momento de imediato, não tenho verba para comprar uma como gostaria. Estou pesquisando para ver se uma caseira ajudaria para começar ou se realmente uma profissional seria mais viável e toda ajuda e pontos de vista são extremamente importantes. Obrigado pela ajuda. Abraço!
Não é a coisa mais difícil a se construir, mas realmente não é trivial. Você pode comprar por alguns reais um projeto e daí construir a sua. Você acha alguns projetos no Mercado Livre.
Pra testar, dá pra construir uma com drives de CD velhos. Eu não tinha como fazer um bom suporte pra caneta, daí ficou meia boca pra traçar, mas o funcionamento ficou 100%.
Olá DobitAoByte, obrigado pelo retorno. Bem com o eu comento aqui no meu post, eu tenho interesse em ter uma CNC que digamos quebre um bom galho até eu poder comprar uma mais adequada. Conheço as CNCs, pois já trabalhei em indústrias e sei como funcionam, porém não sei operá-la ou os caminhos para chegar a adquirir uma. Mas acredito que participando aqui do fórum, eu comece a aprender um pouco mais com todos os colegas e mais a frente eu possa com meu sócio trocar ideias de como faremos ou compraremos a nosso primeira CNC. Grande abraço e mais uma vez obrigado por compartilhar informações comigo.
Eu desisti de kits, pois o que pretendo fazer exige precisão e repetibilidade, então vou acabar comprando guias lineares e fusos de esferas de precisão alta. E isso nao vem em kits…